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Multímetro para testes de cartucho do snes


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2 minutos atrás, retrogamer disse:

olhando a foto o c4 apita na esquerda

 

desculpa cara nao qro irritar mas estou aprendendo também

Então a esquerda é um GND e da direita é um VCC ou alguma trilha com algum diodo ou algum componente regulador de energia, mas mais provável energia.

 

Então com base nisso C5 está ligado ao Vcc na direita e a esquerda está ligado a um Ci de controle de energia... o mesmo presenta valor de diodo em seu polos. Então ele não apitar está correto. Ele está em série e não passa pelo GND.

 

Então o C5 por esse exame breve não tem problema.

adicionado 1 minuto depois

Falta testar o regulador, ver o nome dele e testar. Depois tentar ver a tensão dele.

adicionado 4 minutos depois

Para comprovar mais uma vez que o lado direito do C4 é um VCC e não um GND você pode procurar o datasheet do CIC (circuito integrado na placa em baixo) e ver o pino que está ligado a essa ilha é um VCC. Novamente leitura de datasheet.;

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Tem dois jeitos... um do lado de fora(retirando ele da placa com um mesa de retrabalho) medindo aos pares se entre o o pino de referência e a saída estão em curto ou aberto e/ou também se a entrada junto com o pino de referencia estão em curto ou aberto. Eles tem que ter valor de diodo. 

 

Fora isso você pode tentar ver ser está aberto (sem valor ou em curto valor 0 de diodo*) dentro da placa.

Ou você ligar só a placa no teu video e depois ligar e ir com o um multímetro na escala de tensão e medir os pinos para ver se está saindo a saída regulada de tensão que deveria sair segundo o datasheet.

 

Como disse... ficar explicando tudo é complicado... isso aqui não é um curso de eletrônica ou coisa do tipo ^^

adicionado 2 minutos depois

Isso também comprovaria quem é o GND e VCC no circuito... para comprovar mesmo um problema nos capacitores ou na placa... mas por enquanto os capacitores estão ok até acha um incongruência ai no meio...

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Sim, está impresso, normalmente é a primeira linha. Dá para testar com multímetro na escala de diodo como disse, para testar por continuidade ou abertura. E , além disso*, dá para testar a tensão dele se está correto.

 

Resistor é uma das últimas coisas que se olha... quando se queimam por um curto ele marcam a placa de uma cor mais escura devido ao fogo ou aumento de temperatura e se danificam... enquanto dentro do circuito eles são colocados em série e paralelo e por vezes não apresentam os valores que estão impressos... mas quando se retiram da placa eles ficam normais. Mas mais fácil destruir capacitor e Ci do que resistor.

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Algumas coisas sobre como testar capacitores no multímetro:

1 os cerâmicos não dá pra testar na escala do bip, a resistência de descarga é muito alta e então tanto faz ele estar bom ou aberto que a indicação será a mesma coisa, não vai apitar. 

2 para ter algum teste conclusivo deve colocar na escala mais alta de resistencia, mas isso nada adianta se o capacitor estiver soldado a placa, pois os outros componentes vão atrapalhar. 

3 com ele fora do circuito o máximo que vai conseguir é a indicação de algum valor e rapidamente os números voltam ao infinito, com isso pelo menos podemos saber se está em curto ou não. 

4 no caso dos seus capacitores apitou somente de um lado porque provavelmente estão ligados em paralelo com algum diodo. 

Imagino que os diodos estão dentro do regulador, então já deu pra perceber que estão bons. 

 

Para testar regulador só ligando mesmo e medindo a tensão de saída. 

 

Sobre os contatos da placa se estiverem prateados ainda estão bons, o que demora pra gastar é fazer com que chegue na fibra de vidro da placa. 

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Isso tudo que falei, como deve estar careca de saber o Mestre junto com o povo da comunidade é para teste rápidos e ver se identifica alguma coisa suspeita. Para ter certeza tem que tirar da placa e isso é custoso e pode danificar as coisas X)

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12 minutos atrás, retrogamer disse:

ate com lupa esta difícil ver o nome do meu regulador mas me parece ser AMS(ou 5) 1117 embaixo tem 3.3 1101 do lado escrito na placa tem 1117- 3.3V

Tá um regulador... o pino do meio segundo do datasheet do 1117 é a saída... então a saída segundo até agora que você falou está em curto com o GND! Então pode ter um possível problema com o regulador. Ou o que tiver lidado nele nesse nodo do meio que é a saída.

 

Verifica ai se o pino do meio está em curto (apitando) com a carcaça. Se tiver ele está com problema ou outra coisa que tiver nele... ai seria o caso de você retirar ele da placa e verificar por curto novamente.

 

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tanto faz nesse caso ponta preta ou vermelha... se tiver em curto vai apitar.

Se for o 1117 regulador de tensão o pino do meio é a saída e se o GND estiver ligado com a saída isso é curto... e vai ter que retirar o componente ainda mais que parece que outras coisas em volta não estão em curto...

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é se esse metal for do conector atrás da placa ou a conexão direita* do C4 estiver apitando com o pino do meio é curto.

 

Arranje um estação* de retrabalho ou uma pistola de ar quente para retirar o componente.

 

Como você é novo nessa área: Não use marreta, martelo, ou qual quer coisa que exija você dar pancadas no regulador. Retire ele como disse com temperatura e ar quente. Proteja a placa com papel alumínio caso você for usar um pistola de ar quente e o bico dela for pouco direcional (atingindo uma área grande).

 

 

Se tiver sorte ele não tenha levado junto os Ci de controle ^^

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o metal fica no regulador mesmo acima dos 3 pinos no outro lado

 

eu quero fazer todos os testes possiveis com o multimetro antes de mexer na placa ate mesmo porque eu nao tenho ferrramentas de solda ou para retirar essas peças, depois de achar o defeito eu teria 2 opções, comprar essas ferramentas ou levar em um tecnico de eletronica

 

mesmo assim com o regulador ruim pode a memoria flash, processador e chips e capacitores e resistores estarem ruins?

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15 minutos atrás, retrogamer disse:

o metal fica no regulador mesmo

Ta falando da aba acima dele ? se for essa ai é a saída do regulador é é ligada direto com o pino do meio isso é normal ter esse curto. você tem que ligar no metal tipo isso aqui

12222222r.thumb.PNG.ef131f26cf88ba1a574d6e37c26d2406.PNG

 

Tá vamos relevar que você ainda não entendi disso...

Coloque as pontas onde especifiquei ai em baixo e faça o teste se apinta

 

image.png.84e39fd2264fc15ed90ab486abcd989a.png

 

 

Depois disse coloque o multímetro no pino do meio e a outra ponta no pino da direita que faltou e diga o resultado se apitou ou não... Dai aí voltamos a conversar...

oi11111.PNG.6dee202a9647f9feccbef2448fee6122.PNG

 

Tenso...

 

 

 

 

adicionado 4 minutos depois

Minha internet ta uma *****, eu não to conseguindo editar direito o tópico ..... aff, mas acho que dá para entender...

image.png

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no teste de continuidade nao apitou em nenhum dos casos q você me pediu para fazer mas antes eu estava colocando uma ponta naquele outro lado do regulador acima das 3 pernas lá tem algo de metal encostei o preto e o vermelho no pino do meio e apitava mas desse jeito q você disse eu fiz e nao apitou

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Então lá também é a saída huahuahaua

Então tem que dar curto mesmo ^^

 

Agora falta ir atrás dos datasheet do outros CI da memória e do controlador e ver onde é o GND e VCC... e verificar se estão em curto (apitando).

 

E depois de verificar que eles não estão apitando você liga só a essa placa no teu video game sem as proteções de plástico. Testa na escada de tensão a tensão de 3,3V entre o pino do meio e o pino da esquerda do regulador. Tem que ter 3,3V.

adicionado 0 minutos depois

Então por enquanto o regulador está normal!!!

adicionado 3 minutos depois

A parte de metal de cima do regulador é a saída VCC, normalmente se usa o GND como referencia para fazer esses testes. Então você tem que usar a carcaça que eu circulei em vermelho ou o pino esquerdo do regulador como referencia para colocar a ponta preta do multímetro...

 

Acho que quando terminar esse tópico vai virar um livro... meio tosco, mas vai huauhahuahuahuahuahuahuahuahuahuaa

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cara a unica peça de reposição q tenho é a memoria flash do mesmo modelo q comprei no aliexpress, é torcer os dedos para q seja ela, mas se o software firmware do cartucho estiver gravado nessa flash estou perdido mesmo, vou dar uma procura no tipo da flash

adicionado 5 minutos depois

a flash é modelo  

M29W640FT

adicionado 9 minutos depois

os outros cis por mais q eu olhe com lupa nao consigo enxergar então acho q da para ver nas fotos q postei nesse topico, ampliar elas

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A memória é carregada com o jogo e o micro controlador também pode ser programável, depende... se ele é tipo aqueles de som. Como o negócio é gravável você tem que arranjar outro chip do mesmo jogo para trocar pelo teu. Se você comprar um "virgem" para uso geral você vai ter que ter o programador proprietário dos cartuchos para colocar os jogos e ainda o buraco é mais em baixo.

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coloca aqui

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Ou seja os pinos da direita de baixo para cima o terceiro Vss e da direita do chip de baixo para cima conta 13 para chegar no Vcc. Conte ai ^^

adicionado 2 minutos depois

Procure pelos outra datasheet nisso de Vcc, Vss e talvez GND e faça o teste de continuidade...

 

Vou dar uma volta fuizzzzzzzzzzz hoje to livre, mas não tão livre assim uhahuahuahuahua

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Sim. Bipar ferrou. São dois pino mas com nomes diferentes... novamente se lembra que falei do tal vídeo sobre nomenclatura lá no início do tópico... da uma pesquisar nas siglas que você tiver dúvida. vou deslogar esse bipe da comunidade é complicado huahuahaua volto mais tarde.

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cara é mt difícil testar porque os pinos sao minusculos mas serve eu colocar uma ponta em um dos pinos e passar a outra ponta por todos os pinos restantes para ver se bipa? eu fiz isso rapidamente e deu nenhum bip em um dos pinos do lado direito superior lá em cima com o terceiro pino do lado direito inferior da flash

 

na imagem q você postou desses pinos eles estão localizados em lados q nao condizem com a minha flash da placa, os pinos seria nos lados onde ficam localizados os numeros 1,48, 24, 25

 

acho q a minha flash é M29W640FT 70N6 H por isso das diferenças dos pinos para o modelo M29W640FT 

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