Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

1 hora atrás, TheSnow disse:

Andei vendo alguns reviews aqui e estão bem diferentes nos jogos, alguns dizem que o 8700k está beem a cima do 7700k, outros dizem que estão empatados e algumas horas o 7700k até passa...

Alguém sabe direito como tá a situação? Tenho uma z270 e ia vender meu 6600k no final do ano e comprar um 7700k, mas vou esperar dependendo da situação. Uso só pra jogos e alguns programas de engenharia + programação... Sabem dizer se a diferença está muito grande? Se valer a pena, posso até pensar em vender minha mb+cpu e comprar um kit novo ou esperar um tempo pra fazer isso (ia comprar na black friday).Ou de repente até pegar um 8600k ao invés do 7700k, mas acho que isso não vale a pena né?

Meu medo é comprar CPU "defasada"; já que estamos em transição de resolução, queria uma cpu que durasse uns bons anos... Não sei quanto 4/8 aguenta.

Obrigado

 

Cara, o Core i5-6600K ainda é muito processador. Besteira ficar pensando em trocar tudo toda hora. Você está sentindo limitação com esse processador? E bem, só para você ter noção, eu uso um Phenom II X6 de 45nm há sete anos e ele ainda roda o que eu preciso (com um ou outro engasguinho leve aqui e ali, mas nada demais). Se eu fosse você aguardaria a Intel pelo menos lançar os processadores de 10nm para pensar em trocar plataforma inteira. Agora, se der para você aproveitar placa-mãe, vender o seu Core i5-6600K por um bom preço e subir para o Core i7-7700K, olha, talvez seja uma boa sim, pois você não gastaria tanto. Mas sair correndo para trocar tudo num Coffee Lake agora acho que é gasto demais para pouco ganho. A ideia de aguardar a promoção da Black Friday que o colega @Contiusa deu é bastante válida, caso queira pegar o Core i7-7700K.

 

Obs.: Não deixe de atualizar a BIOS da sua placa-mãe enquanto você tiver o Core i5-6600K, caso você resolva pegar o Core i7-7700K.

 

9 minutos atrás, Contiusa disse:

O lance é que a Intel tem umas manias difíceis de acabar (como i5 sem HT e IHS com chiclete). Também acho que eles vão chamar o octacore de i9. Isso se lançar no Ice Lake, mas eu acho que eles vão ser forçados.

 

Mas se eles não conseguirem ganho nenhum de IPC com os 10nm, aí eles vão ter que lançar um i7 com oito núcleos, porque o i7-8700K vai comer poeira do Ryzen 2. E nem um octacore da Intel vai conseguir acompanhar o Ryzen 2 em stock.

 

Ou eles criam uma arquitetura diferente. Eu acredito que, com o dinheiro que eles fizeram na última década, eles já devem ter uma nova arquitetura no forno como plano B.

 

Eu duvido que a Intel lance algo sem ganho nenhum de IPC nos 10nm, pois poxa! Já estamos há três gerações (desde o Skylake) vendo mais do mesmo, mas com especificações "bombadas". Então seria muita queimação de filme lançar mais do mesmo de novo. Mas bem, vindo da Intel, não duvido de mais nada. Do Sandy Bridge para cá a Intel ficou muito mal acostumada com a falta de concorrência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, piterfraga disse:

ruim para intel que um Ryzen 1600 e 1700 , são baratos e dão conta de todas necessidades , para construir um cpu bem melhor custaria muito atingindo um publico menor 

Intel Coffee Lake (se os resultados bons de bench forem corretos) = Custa mais por desempenho a mais.
AMD Ryzen = Custa menos, mas oferece desempenho balanceado e justo.

No fim vai depender da escolha, afinal quem vai optar por Intel nem vai pensar em preço de certa forma. Não acho que seja um público pequeno, afinal em vários casos aqui do fórum muita gente acaba optando por um Ryzen R5 1600 mesmo que de início tinha pensado em um i7-7700/K devido a certos detalhes apenas. E se os boatos forem reais, é capaz de um i3-8350K ser quase um i7-4770, o que se tornará um custo/benefício interessante.

@TheSnow
Apenas complementando o que o amigo @Contiusa falou, na questão da "real situação" do Coffee Lake, ainda é muuuuuuuito cedo para ter um veredito, já que testes apressados não levam em conta vários outros fatores, assim como não sabemos se novas atualizações e BIOS podem dar uma grande diferença. No entanto em minha opinião, acredito que valha sim a pena optar por um i7-8700K do que um i7-7700K, devido apenas aos threads a mais, mas se estiver realmente disposto a pagar o preço e se uma forte necessidade de um upgrade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa@Lost Byte @Pistigrilo  Pois é, uso uma 1070. Assim, eu não uso 100% dela não, limita um pouquinho, mas não é nada demais. Eu queria pegar o 7700k porque o orçamento tá folgado aqui e não pretendo mexer no resto do pc; como o 7700k iria aumentar preço de revenda futuro, me dar mais desempenho, folga e tal, ia pegar um. Mas, como disseram aí, talvez valha mais a pena segurar até vir ice lake 10nm né? Esses coffee lake me parecem ser meio que na pressa, por causa dos ryzen... Estou com maiores esperanças para os ice lake, até porque parece que eles estão mais fornos que o 7700k né... Não gosto de fazer upgrade de kit e GPU ao mesmo tempo, muito dinheiro gasto; com o 7700k, acredito que eu não precisaria trocar de CPU na próxima troca de GPU (não pretendo trocar a minha tão cedo, mas devo trocar por uma xx70 quando for). Mas, bom, pelo preço de revenda e pelo fato de que vou pagar parte disso vendendo o meu 6600k e não vou precisar trocar de mobo e RAM, acredito que valha a pena o 7700k né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow pode ser que o i7-7700K tenha um rebate, porque a linha toda recebeu um upgrade. A Micro Center estava com promoção do 7700K pelo preço de i5. Porque o i5-8600K regula com o i7-7700K e tem preço de i5. Você perde uma grana na troca pela venda do seu, mas vale a pena. Mas para pagar preço de i7 no 7700K não vale a pena. Aí é melhor trocar o kit inteiro e pegar um Coffee Lake, até mesmo o i5-8600K. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnow
Se o valor na troca por um i7-7700K não for tão alto quanto mudar para o Coffee (considerando já o valor de vender suas peças atuais), até acho que valha a pena pelo custo/benefício, já que o Kaby ainda tem muita lenha para queimar. Aliás, até os i7-3770K ainda chegam a ser bons produtos para as aplicações de hoje.
Estou em situação parecida, uso um i5 + GTX 1070, porém já tenho este processador a uns 4 anos e ainda com DDR3 e o valor dos i7 Haswell não ajudam nada, o que me deixa em desvantagem, pois serei obrigado a gastar mais no kit. Mesmo assim, sinto que no meu caso upgrade continua opcional e não necessário.

Voltando ao tópico:
A série B300 para os Ryzen saíram desbloqueados para OC de CPU, então há alguma chance de uma B360 também sair assim ou é padrão apenas os que tiverem terminações *70 por parte da Intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.guru3d.com/news-story/german-webshop-to-sell-core-i7-8700k-with-99-silver-heatspreader.html

 

Loja alemã venderá i7 8700K Ultra edition, que tem "tampa" feita de prata, interface em metal líquido (Mercúrio??) e capacidade de overclock garantida a até 5.2 GHz.

Claro, isso tem um preço..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Evandro disse:

http://www.guru3d.com/news-story/german-webshop-to-sell-core-i7-8700k-with-99-silver-heatspreader.html

 

Loja alemã venderá i7 8700K Ultra edition, que tem "tampa" fita de prata, interface em metal líquido (Mercúrio??) e capacidade de overclock garantida a até 5.2 GHz.

Claro, isso tem um preço..

 

Nuh! 870 euros na versão de 5.2GHz! A Intel lançar processador com pasta de dentes vagaba está dando margem para outras empresas criarem outro "nichos" de mercado, com produtos personalizados. Me fez lembrar daquelas empresas que vendem iPhone folheado a ouro e com diamantes cravados na carcaça. Rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, agora que eu fui lá no site eu entendi (você escreveu "fita" em vez de "feita" @Evandro:P

 

Os caras fizeram um IHS personalizado de prata :P Coisa de alemão, haha!

 

cpbu-162_cpbu_162_01_285x255.jpg

 

Essas coisas eu acho legal. Não teria dinheiro para comprar, mas é um mercado superespecializado. Também estou lendo que dependendo da pasta líquida usada no delid, fica melhor do que a solda (não consegui confirmar). Também li que alguns metais usados para a solda são raríssimos e deve ser aquele tipo de mineração com trabalho semi-escravo e que derruba uma montanha para tirar um quilo de metal. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa autobahn é outro esquema, lá pode, e, por incrível que pareça, é possível fazer isso em segurança.
Maluco é o animal (pra não dizer outra coisa) dar 400 Km/h com uma moto aqui na Anhanguera em trecho ultra movimentado e urbano.

 

Então, o cara me paga o preço de um Threadripper/i9 nessa bagaça aí, pra ter desempenho inferior ao que teria numa máquina diferente, porém "não personalizada".
Eu não vejo sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edit* - erro meu, vi o preço do 7800X :P

 

-------

 

Fiz uns cálculos pelos dois testes do Cinebench em multithread (Wccftech) e o i5-8600K está estranho mesmo.

 

I7-8700K esta 52% à frente do i7-7700K. Se levarmos em conta que o 8700K tem 100mhz a menos de turbo, são 54% de ganho. Escalonou corretamente os dois núcleos a mais (com folgas).

 

I7-8700K está 51% à frente do i5-8600K. Se levarmos em conta que o 8600K tem 200mhz a menos de turbo, são 47% de ganho. Então o Hyper Threading está sendo responsável por 47% de ganho?

 

Vamos mais além.

 

O i5-8600K está 23% à frente do i5-7600K. O 7600K deve ter 100mhz a menos, então são 21% de ganho. Como assim? Onde foram parar os outros 30%?

 

E ainda tem mais...

 

O i7-7700K está 22% à frente do i5-7600K. Se levarmos em conta os 300mhz de vantagem do i7-7700K, ele está somente 16% à frente. Ou seja, o i7-8700K não poderia estar 47% à frente do i5-8600K.

 

Por algum motivo o i5-8600K não está escalonando bem os dois núcleos e está perdendo pelo menos 20% nessa brincadeira.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Contiusa disse:

Vamos mais além.

 

O i5-8600K está 23% à frente do i5-7600K. O 7600K deve ter 100mhz a menos, então são 21% de ganho. Como assim? Onde foram parar os outros 30%?

 

E ainda tem mais...

 

O i7-7700K está 22% à frente do i5-7600K. Se levarmos em conta os 300mhz de vantagem do i7-7700K, ele está somente 16% à frente. Ou seja, o i7-8700K não poderia estar 47% à frente do i5-8600K.

 

Por algum motivo o i5-8600K não está escalonando bem os dois núcleos e está perdendo pelo menos 20% nessa brincadeira.

 

Eu ainda não tive saco tempo, pra ler todos os testes e a metodologia. Pelo que vi a maioria fez em stock e meteu OC., mas teve algum que fez teste comparativo clock p/ clock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi clock por clock eu acho que não. Só single threaded, mas aí não adianta porque o problema é o escalonamento dos núcleos físicos. Eu postei em um fórum internacional mas os fanboys não estão muito preocupados com o i5 :P O i7 veio queimando pneu, mas o i5 parece ter saído meia bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Como deu erro num sistema que utilizo aqui no trabalho, to dando uma olhada naquela "pequena" lista de URL's que você postou no outro tópico, com uns 20 reviews.

 

Tem uns testes que nem comento. Tem teste de temp. em OC apenas com delid e com WC de US$150, até comenta uma coisa ou outra, mas nos gráficos da a entender que ta tudo supimpa. Tem cara que nem toca no assunto das temperaturas e por ai vai.

 

Sinceramente achei a 8° gen mais do mesmo, apenas uma resposta rápida e necessária a AMD. Foi mais um refinamento de uma excelente arquitetura com inclusão de cores, apenas isso.

 

Porém, como a 7° Gen, logo será descontinuada se a AMD realmente cumprir com o roadmap dela e os Zen+ vieram com um ganho expressivo, dai veremos a CannonLake rapidinho.

 

Ou alguém acreditou mesmo que a Intel estava com problemas p/ reduzir a litografia? Isso é historinha pra quebrar o tik-tok devido a falta de concorrência. "WELCOME TO THE JUNGLE!!!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi acho que eles estão com problemas para reduzir a arquitetura, sim. Nos últimos anos houveram alguns atrasos no mercado de CPU e GPU se não me engano.

 

Sobre as temperaturas, só está um pouco mais quente do que o Kaby Lake. Dizem que a tensão está menor, então tem gente rodando em stock com o 212X (coisa que é bem difícil no Kaby Lake sem ajustar a tensão manualmente). O die é maior também e parece que eles clocaram outra pasta TIM, de melhor qualidade. Mas tem placa-mãe com o Multi-Core Enhancement ativado pelo default, o que coloca todos os núcleos no turbo máximo. Então vai depender de caso a caso.

 

Eu pessoalmente acho que o ponto fraco é o i5, porque o i7 está arrebentando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Contiusa disse:

I7-8700K esta 52% à frente do i7-7700K. Se levarmos em conta que o 8700K tem 100mhz a menos de turbo, são 54% de ganho. Escalonou corretamente os dois núcleos a mais (com folgas).

 

I7-8700K está 51% à frente do i5-8600K. Se levarmos em conta que o 8600K tem 200mhz a menos de turbo, são 47% de ganho. Então o Hyper Threading está sendo responsável por 47% de ganho?

Até aqui o que eu entendi:
8700K +/- 50% > i5-8600K e i7-7700K

 

5 horas atrás, Contiusa disse:

O i5-8600K está 23% à frente do i5-7600K. O 7600K deve ter 100mhz a menos, então são 21% de ganho. Como assim? Onde foram parar os outros 30%?

 

E ainda tem mais...

 

O i7-7700K está 22% à frente do i5-7600K. Se levarmos em conta os 300mhz de vantagem do i7-7700K, ele está somente 16% à frente. Ou seja, o i7-8700K não poderia estar 47% à frente do i5-8600K.

8600K e 7700K +/- 22% > 7600K

Seguindo seus cálculos, eu tenho duas conclusões possíveis:
1 - O HT no Coffee Lake se mostra muito mais poderoso em relação a geração passada
2 - Algum erro nos testes do i5-7600K (nunca sei se usam OC ou não a não ser que deixem explicito)

Desde que o i5-8600K e o i7-7700K se assemelhem em desempenho, o que é muito possível, acaba sendo o i5-7600K o fator mais estranho da parada, afinal não lembro desta diferença tão pequena entre o i5 e i7 dos Kaby.

Agora sobre o IPC e single thread...
Vi alguns testes no emular Dolphin, cujo programa faz muito tempo que não é atualizado oficialmente, assim qualquer bench feito nele acredito que seja o mais fiel possível. Acho que os outros programas que marcam o single estejam mais otimizados e não refizeram os testes com os outros produtos da lista que citaram. O clock ainda é o mais valioso, pelo menos no Dolphin...
dolphin.png.906a7036cf9aa9a8c8d1244346f81eb0.pngdolphin-8700k.thumb.jpg.4826d8f2ff05844522a801cd0dfe6930.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

acho que eles estão com problemas para reduzir a arquitetura, sim. Nos últimos anos houveram alguns atrasos no mercado de CPU e GPU se não me engano.

Sim sim, mas creio que é a falta de concorrência. Para que Intel(e Nvidia) vai investir em redução de litografia sendo que CORE(e GTX) continua a gerar um lucro IMENSO? Só agora a Intel anunciou um investimento pesado para redução de litografia. Detalhe, temos processadores Snapdragon e MediaTek em 10nm, e ano que vem eles devem 7nm, mas veremos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate que enfim aposentarei meu i5 3570 que ta segurando barbaridade a 1070 pra 144Hz e pelo visto irei de i5 novamente, antes tava pensando em i7 6700 ou 7700 mas agora o i5 voltou a ser custo/benefício para jogos e vou de 8600. O que mata é ter apenas mobos z370, baita mancada da intel liberar os outros chipsets apenas ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vegetto disse:

O que mata é ter apenas mobos z370, baita mancada da intel liberar os outros chipsets apenas ano que vem.

É ruim, mas esta espera significa que teremos mais reviews, comparações e tempo para pensar em seu investimento, além que o preço devido ao hype poderá ter sido abaixado. ^_^

Pensando melhor e complementando meu post anterior, realmente o i5-8600K tem um desempenho questionável sobre os 2 núcleos a mais, no entanto o desempenho batido com o i7-7700K é algo muito benéfico.

Olhando as imagens das caixas no site da Intel, parece que os novos processadores modelo K, como era de se esperar, não acompanham coolerbox! E já tocando nesta questão, como já saíram os testes com um i5-8400, chegaram a fazer os testes com o seu próprio coolerbox para saber se houve melhora ou continuam sendo os mesmos fabricados no Kaby?
Só para confirmar... O socket 1151 na série 300 não tem nenhuma incompatibilidade com os demais cooler, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@Lost Byte sim, continua compatível com os coolers do mercado. 

 

O i5-8600K pode estar tendo algum problema nos benches, não sei. Talvez eles façam um upgrade. Mas para jogos ele está muito bem, acompanhando o i7 se fizer um OC.

Acompanhando o 7700k ou 8700k com OC, você quis dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...