Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

Toda essa questão de custo beneficio por parte do Single da Intel vai depender agora do como a AMD vai investir na Zen e fazer seu refinamento, se ela realizar um trabalho bom igual está no planejamento a Intel uma hora ou outra vai ter que dar um salto grande para se sobre sair novamente.

 

A gente compara muito o potencial de overclock de ambos só que a Zen ainda é uma arquitetura nova, eu gosto de fazer uma analogia sempre com a diferença da 1ª Geração de Core i (Nehalem/Westmere/Arrandale) com a 2ª Geração (Sandy Bridge), a Intel fez um ótimo trabalho no refinamento da arquitetura em apenas 1 ano e o salto de desempenho foi bem consideravel de uma pra outra, mas tudo isso por que a Intel ainda tinha a sombra da AMD atrás dela e agora estamos no mesmo caminho, dependendo de como for a revisão dos Ryzen nós poderemos ter uma grande surpresa na Cannon Lake.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Contiusa disse:

Eu acho que rola um comprometimento devido à longevidade. Eles usam uma pasta para durar 10-15 anos, não 2 ou 3. Tem também o choque térmico, pois as temperaturas variam absurdamente dentro do núcleo, e pastas como a padrão da Noctua e a Nano da Cooler Master não podem ser usadas no delid. Eu vi um cara dizendo que a GC-Extreme e as pastas da Thermal Grizzly servem. Mas não pode ser qualquer uma, e a Nano tem 11W/mK.

 

Eles poderiam financiar as pesquisas da Dow Corning para melhorar um pouco a transferência da pasta, mas eu acho que não daria para fazer uma "GC-Extreme" que dure mais de 10 anos.

 

Eu não acredito muito nisso, pois se você pegar hoje os Core2Quad ou mesmo Pentium D, que já eram processadores quentes (especialmente o segundo), eles ainda vão funcionar hoje, mesmo não usando TIM. É raro processador dar defeito em uso normal. Geralmente as outras peças morrem antes. A vida útil de um processador é de mais ou menos vinte anos (sem overclock), podendo durar ainda mais em alguns casos. A única forma de fabricação que eu considero comprometedora para a vida útil dos processadores é aquela que a AMD usava nos tempos do Athlon, Athlon Xp, Duron e Sempron Socket 462 (ou Socket A, se preferirem), onde o chip do processador ficava completamente exposto, sem spreader metálico. Mas isso é opinião minha também, pois eu já vi uns processadores desses partindo dessa para uma melhor (embora após alguns anos de uso também e provavelmente sem trocar a pasta térmica).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pistigrilo mas eu não disse que eles usam a pasta porque a solda não dura. Eu respondi sobre o questionamento de que eles poderiam fazer uma pasta melhor. O que o pessoal diz é que a pasta não é tão boa como uma GC-Extreme porque elas são feitas para durar 10-15 anos e para suportar o choque térmico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, LeVader disse:

A gente compara muito o potencial de overclock de ambos só que a Zen ainda é uma arquitetura nova, eu gosto de fazer uma analogia sempre com a diferença da 1ª Geração de Core i (Nehalem/Westmere/Arrandale) com a 2ª Geração (Sandy Bridge), a Intel fez um ótimo trabalho no refinamento da arquitetura em apenas 1 ano e o salto de desempenho foi bem consideravel de uma pra outra, mas tudo isso por que a Intel ainda tinha a sombra da AMD atrás dela e agora estamos no mesmo caminho, dependendo de como for a revisão dos Ryzen nós poderemos ter uma grande surpresa na Cannon Lake.

 

A boa melhora do Core de 2ª geração sobre a geração anterior é porque o Sandybridge não era apenas um refinamento da geração anterior mas sim uma arquitetura nova. Um Core de 1ª geração está mais para um Core2Duo com SMT e controlador de memória integrado, ambos com IPC de até 3 instruções por ciclo. Já um Sandybridge executa até 4 instruções por ciclo (e continua assim no Coffee-Lake).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a Sandy Bridge foi uma nova arquitetura, porém já não é muito certo falar que a primeira geração era quase um Core 2, Já que a Nehalem foi uma arquitetura nova na época e depois ouve o seu refinamento com a Westmere que passou a ter 32nm (Igual os Sandybridge). Se comparar a perfomance de um Core 2 Quad Q9650 com a de um Core i7 875K vai ver que a diferença é bem grande, pior será se comparar um QX9770 com um Core i7 9xx.

Resumindo, é correto falar que a Sandy bridge foi uma nova arquitetura, mas comparar a Arquitetura Core com a Nehalem/Westmere e dizer que um i7 é um 2 quad com HT é errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Nehalem tem SMT e IMC, e por isso é uma nova arquitetura, mas o "miolo" do processador (responsável pelo agendamento e execução-fora-de-ordem das instruções) que eu saiba está mais próximo de um C2D do que de um Sandybridge. No geral a diferença de desempenho single-thread entre um C2D e um Nehalem se dá principalmente por causa do controlador de memória integrado (assim como no K7 vs K8 no caso da AMD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então no caso os Nehalem tiveram a adição do Smart Cache no L3 também, o que já deu um ganho no desempenho também, a diferença de IPC dos Nehalem para Yorkfield é de quase 40%, enquanto a do Nehalem para o Sandy Bridge é de 15 a 20%. É tudo parte do sistema do Tick tock da Intel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei aqui por causa do coffe lake, e queria perguntar para vocês. é melhor investir na plataforma 8a geração ou ficar na 7a geração ?
Sou uma pessoa que usa o pc só para jogar e apenas jogar. 
Tenho 2500 em mãos e pretendo comprar placa-mãe, processador e memoria ddr. O que vocês fariam com 2500 só para esses 3 itens, apenas para um pc de jogo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Odilon Miranda Bom dia Odilon. Primeiramente seja bem vindo ao fórum.

 

Não vou entrar em detalhes neste tópico, pois ele é para debater exclusivamente sobre a 8° Gen, mas já lhe adianto que a 8° Gen é um pouco melhor p/ jogos, porém devido ao lançamento, a falta de estoque e também de placas mães, o valor está impraticável.

 

Crie um tópico no local abaixo, informando tudo que você tem(peças que possa reutilizar) e os games que deseja rodar(resolução, qualidade e etc).

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-recomendação-de-pcs-para-jogos-e-placas-de-vídeo/

 

Abs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Pietro Luigi disse:

I3 8100 por R$560...preço de lançamento justo?

Se fosse o i3-8350K, seria justo sim, mas creio que este saia na casa dos R$600~750. O i3-8100 deveria, na minha opinião, custar até no máximo R$400.

Quando sair os reviews do povão, dependendo do desempenho real, o preço possa se tornar justo.

 

8 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Será que teremos um novo custo/benefício quando chegarem as H310?

Espero que sim, mas acho difícil sair preço destas mobo igual ao que é H110.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Revivendo o tópico.

 

I3 8100 por R$560...preço de lançamento justo?


Será que teremos um novo custo/benefício quando chegarem as H310?

 

Eu não daria 560 golpistas em um Core i3 de entrada como esse, por mais que seja 4C/4T e com 6MB de cache L3! Acho que os Core i3 terão preços condizentes com seu segmento quando saírem as placas-mãe de entrada, com chipsets mais baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vegetto disse:

Ta difícil comprar 8700 nesse preço hein. Que absurdo, 1800 conto, *****. Mesmo o agio la fora nao explica, pois, geralmente o 8700 esta no mesmo preço do 7700k.

 

Onde você está vendo isso? A Terabyte estava vendendo o i7-8700 por R$ 1.512,00. Isso com falta de processador e tudo. Quando o estoque normalizar obviamente vai cair o preço.

 

Só não pode ver no Mercado Livre e em qualquer loja, porque aí eles querem pegar trouxa. No ML tem Titan antiga sendo vendida por R$ 10.000,00 :P Compra os desavisados.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Contiusa disse:

Só não pode ver no Mercado Livre e em qualquer loja, porque aí eles querem pegar trouxa. No ML tem Titan antiga sendo vendida por R$ 10.000,00 :P Compra os desavisados.

 

E o status de colocar "GTX Titan" na assinatura do fórum, não conta? :oops: 

 

Por isso os R$10.000,00! Hahaha! :P

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kabum ultimamente só tem fama de ser "a loja", pois o preço deixa muito a desejar, no entanto algumas promoções valem a pena. Quando conheci ela, os valores a vista eram bem atraentes, mas hoje tá difícil...

Considerando a correria e lançamento, acho que R$1.800 está até "normal", mas injusto.

Espero que por Janeiro a coisa melhore, mas o preço do lançamento das B360 e H310 provavelmente irão afetar no valor final do kit. Sinceramente prevejo um bom preço somente a partir de Março/Abril, isso se ainda tiver um bom estoque de memória RAM DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

http://www.guru3d.com/news-story/listing-of-core-i9-and-core-i7-hexacores-for-laptops-surface-online.html

 

Cores i7 e i9 pra notebooks, inclundo hexanucleares, aparecem em lista.

 

https://www.techpowerup.com/239103/8th-and-9th-gen-intel-core-processor-model-names-revealed

 

Codinomes dos nona geração e outros modelos de oitava aparecem em lista.

 

http://techreport.com/review/32863/intel-core-i5-8250u-cpu-reviewed

 

Core i5 8250u avaliado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.techspot.com/review/1499-intel-core-i3-8100-i3-8350K/

 

Review dos i3! Nada de inesperado: Desempenho similar aos i5 de 4 cores...

 

Preços Kabum:

i3-8100 por R$599

i3-8350K por R$819,90

 

Agora temos os "i5" mais baratos, mesmo assim considero caro. :o

Só juntar uns R$60 a mais que se pega um i5-8400 nesta loja explosiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lost Byte disse:

https://www.techspot.com/review/1499-intel-core-i3-8100-i3-8350K/

 

Review dos i3! Nada de inesperado: Desempenho similar aos i5 de 4 cores...

 

Preços Kabum:

i3-8100 por R$599

i3-8350K por R$819,90

 

Agora temos os "i5" mais baratos, mesmo assim considero caro. :o

Só juntar uns R$60 a mais que se pega um i5-8400 nesta loja explosiva.

Esse i3 lembram os Ryzen... Quando sairam, só tinha as mobos 370, então não valia a pena comprar. Mas quando chegarem mobos baratas (se é que realmente vão ser baratas...), pode ser bem viável comprar um i3 para enfiar um i7 mais tarde.

 

Se bem que mesmo assim ainda tá caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...