Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Boride

Ligar 4 leds com Bateria 9V

Recommended Posts

Boa tarde, estou precisando ligar 4 leds em uma bateria 9V. Eu já havia feito com e ja tinha usada 2 baterias baterias mas como elas se esgotarão fui comprar a terceira e a mesma queimou os 4 leds. Então fui informado que n a ligação deveria ter um registor mas não sei como fazer e nem qual comprar e com isso venha aqui pedir ajuda a vocês. E logo abaixo tem uma foto de como eu fiz a ligação. (engraçado que ja tinha usado 2 baterias sem registor e estava tudo funcionando normalmente)

Capturar.PNG

adicionado 0 minutos depois

Esqueci de informar, são 4 lesuper-bright-LED.jpg.abb28fe45f1f6d3dd8de4a0c06b4b7cc.jpgds de alto brilho azul

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em cada led de um lado tem um fio vermelho vindo da bateria e do outro lado um preto que vai para o botão e no outro lado da bateria.... a não ser que tenha algum led invertido todos estão em paralelo. Para alimentar precisa de uns 3V e você está alimentando com  9V e sem resistor, vai torrar mesmo.

http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Mas interessante é que ja tinha usado duas baterias e não queimou. Mas já que precisa, qual devo usar? Vi a calculadora Bommu Perneta mas não sou nenhum conhecedor de eletrônica, você poderia ver para mim qual registor devo usar e a onde devo colocar. Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor ligar em série: o terminal comprido de um no curto do outro. tipo uma corrente. Assim vai ter, depois de ligar, um terminal comprido dum lado da corrente e curto do outro lado da corrente. O comprido/grande/longo no + e o curto no -

Se ligar 4 leds azuis eu deixo você ligar sem resistor

Compartilhar este post

Link para o post

Opa.

Ilustrando a ideia.

Considerando que o azul de alto brilho trabalha com 3V e 20mA ( para fazer jus ao nome ) então  o diagrama abaixo se aplica.

led_UB.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Isso também vale. Mas eu pensei em ligar os 4 em série e colocar sem reSistor nos 9V. Deve acender fraco mas a proposta é introduzir e acender uma [4] luz [azul] no inicio de carreira do amiguinho @Boride que ainda tem dificuldade no 'idioma' [técnico]

Mas de fato: com resistor como o amigo @Tito Fisher menciona introduz mais (ops) conceitos

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado @Isadora Ferraz e @Tito Fisher. Vamos ver se entendi, ligar 2 pares em paralelo com um registor de 150 Ohms no lado negativo de cada "circuito" seria minha melhor opção? Ficaria algo mais confiável e que os leds acenderiam com uma bom brilho e o principal não iriam queimar? E obrigado novamente, pela ajuda e paciência XD.

Compartilhar este post

Link para o post

é isso aí amigo @Boride . De fato leds 2 pares em série 'em paralelo' ok?. Num futuro você pode experimentar 3 leds em série  nos 9V. Também deve aprender que é resistor. 'registor' tá doendo um pouco kk

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

é isso aí amigo @Boride . De fato leds 2 pares em série 'em paralelo' ok?. Num futuro você pode experimentar 3 leds em série  nos 9V. Também deve aprender que é resistor. 'registor' tá doendo um pouco kk

Obrigado pela ajuda. Irei comprar os resistores e montar o circuito.

adicionado 8 minutos depois
    12 horas atrás, Tito Fisher disse:

Opa.

Ilustrando a ideia.

Considerando que o azul de alto brilho trabalha com 3V e 20mA ( para fazer jus ao nome ) então  o diagrama abaixo se aplica.

led_UB.jpg

Obrigado por ilustrar como deve ser o circuito, me ajudou demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais