Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aspirador de pó ligado em tensão errada


Guga1981

Posts recomendados

Desculpe postar minha dúvida aqui, é que não achei nenhuma sessão específica...

Umas semanas atrás, a empregada lá de casa ligou o aspirador de pó que temos em tensão 220v (sendo que ele é 110v).

O aspirador não queimou, mas, sempre que ligo, sai umas faíscas dos dois contatos de grafite que fornecem energia ao rotor.

Desmontei o aparelho e medi as bobinas do rotor e do estator. No rotor deu 2,4 Ohms. No estator deu uma variação (confesso que não sabia que a resistência de uma bobina variava), a variação foi de aprox. de 2100 Ohms até 880 Ohms.

Vocês acham que a bobina do rotor está comprometida, pelo fato de a resistência ter dado só 2,4 Ohms?

 

O que vocês me aconselham?

 

Obs.: A potência do aspirador é 1200watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele está meio queimado. Pois foi desligado da tomada antes que queimasse totalmente.

E sim, a resistência do rotor é bem baixa mesmo. 

O certo é trocar o rotor. 

Tenho uma lixadeira com o mesmo problema, ela funciona, porém esquenta muito. Acho que acontece o mesmo com seu aspirador de pó. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquentou demais, o verniz da bobina ficou comprometido (e olha que ele aguenta 180ºC) e está apresentando curto entre algumas espiras. Para motores grandes, rebobina-se, para este não sei se compensa. Tente descobrir o modelo do motor e procure na net reposição, talvez dê certo.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...