Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Manuel Andrade Almeida

Dificuldades num trabalho sobre carregamento de celulares

Recommended Posts

Olá, meu grupo de turma está a desenvolver um projeto em que pretendemos criar um carregador de celulares solar.
Dividimos em duas partes o carregamento da bateria e depois o carregamento do celular através da bateria.
Como devemos fazer relativamente ao carregamento que parte da bateria até ao celular. (o objetivo é carregar entre dois a tres celulares atraves dessa bateria)

 

Cumprimentos, obrigado.

adicionado 23 minutos depois

outra duvida:

Que tipo de bateria seria mais adequada de chumbo(?) 12v(?) e quantos Ah?

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. Bem vindo.

1 hora atrás, Manuel Andrade Almeida disse:

carregamento que parte da bateria até ao celular

.. hás de projetar um regulador chaveado algo como...

 

01147601.png

 

1 hora atrás, Manuel Andrade Almeida disse:

Que tipo de bateria seria mais adequada de chumbo(?) 12v(?) e quantos Ah?

... penso que pode ser de qualquer tipo recarregável duns 12Vx7Ah. Estacionária tende a ser melhor. Mas só pra apresentação, não te apegues somente a ela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou seja, vocês estão fazendo um power bank com carregamento solar.

Primeira coisa se vocês querem tanta capacidade de recarregamento para um produto (poder carregar 3) para ter um carregador comercialmente vocês tem que ter uma placa solar com uma boa correte... tipo algo de 1A ou mais de corrente de curto circuito. A tensão depende de que bateria que você vai carregar e do que tem disponível no mercado...

 

Uma placa solar de 12V 30W o carregamento vai fica entorno de umas 4h para 7Ah de bateria (tá por volta de 180 reais)... E o negócio é um trambolho ... então como vai ser um trambolho usa-se outro trambolho de bateria de 7Ah ácida selada (com transporte difícil) ^^ Agora se tiver "brincando", "apresentando conceitos", "um trabalho qualquer  você pode comprar uma placa mais barata e menor, mas o tempo de recarregamento vai ser inaplicável para um uso de uma pessoa normal X) ou seja, fora da realidade... por exemplos tem powerbanks assim no mercado com placa solares pequenas e com ridículas correstes que demoram mais de 1 semana no sol para recarregar algo...

 

Sobre o circuito o circuito de saí da bateria você pode fazer igual ao que a @Isadora Ferraz postou ai em cima, para saída de tensão... ai você conecta isso a uma conexão fêmea usb. Porém ainda tem que ter outro circuito de carregamento da bateria que vai ser conectado também aos polos da bateria e a placa solar... ai vai depender do tipo de bateria que você quer ser for um ácida selada tem circuitos na net para esse tipo de recarregador (procure por circuitos com proteção de overvoltagem, de correte e tudo o que puder < também tem pronto na net) tem gente que recarrega essas bateria com um resistor só, mas desaprovo totalmente,  pode explodir a bateria e/ou diminuir tempo de vida útil ^^ Se for uma bateria de lítio tem outro tipo de circuito e outro tipo de tensão...

 

No mercado já existe circuitos, esses chineses, que já tem uma saída para bateria e uma para o 5V já regulado, mas isso seria uma solução pronta, mas tem.

adicionado 9 minutos depois

Claro... se a placa solar tiver baixa corrente você não precisa colocar circuito de controle de corrente X) só vai precisar um para verificar se a bateria está totalmente carregada ^^ para evitar de sobrecarregar abateria que pode dar problemas sérios X)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Isadora Ferraz Desculpe o incomodo mas como todos nós somos inexperientes neste assunto não conseguimos entender esse diagrama.
    Poderia por favor citar os diferentes materiais presentes e como funciona?

    Obrigado, cumprimentos

    Manuel Almeida.

    Editado por Manuel Andrade Almeida

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Tentemos... da esquerda pra direita:

    Cin= Capacitor 100uF

    Quadrado onde está escrito LM2576....=lm2576

    D1= diodo 1n5822

    L1=indutor 100uH

    Cout=capacitor 1000uF

    As linhas são ligações/fios/contatos. Os três traços: gnd/terra ... também simples contato entre si com fio mesmo.

     

    Podes googlar cada item acima no google imagens (de fato já o fiz pra ti...clica). Hás de perceber mais detalhes

    Essencialmente este circuito tem em sua entrada a bateria e na saída 5 volts: o suficiente pra carregar celular. Por ser regulador chaveado, ele tenta desperdiçar o mínimo possível de energia em forma calor, o que é coerente (o não desperdício) com sistemas solares.

     

    Esta é a parte fácil de teu projeto. A menos fácil seria o circuito entre o painel solar e a bateria. Nesta, passo a bomb.. ops ... a oportunidade pra outra alma caridosa ok? No entanto penso que deves dar uma pesquisada primeiro. Não é nada difícil

     

    Não te acanhes em retornar...

    • Haha 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ola,

     

    Como a @Isadora Ferraz passou a 'oportunidade' para outra pessoa comentar o circuito de carregamento da bateria, vou sugerir uma opção ( que por sinal já implementei aqui para outro projeto ).

     

    A ideia é manter a bateria com carga dentro das especificações do fabricante durante  o processo .  Em geral a carga cíclica das baterias 12V  é feita com tensão máxima de 14.4V e como esse painel de 12V por 30W fornece 17.5V precisa primeiro regular a tensão de entrada no carregador.

     

    Isso pode ser feito com um LM317 ou similar.

     

    A corrente maxima de carga sugerida pelo fabricante é 10% da capacidade nominal da bateria,   traduzindo ... para uma bateria de 7Ah a corrente estaria por volta de 700mA .

     Essa placa solar promete uma corrente maxima de 1700 mA , mas isso é raridade e tlvz nem seja o caso se preocupar. Na dúvida pode colocar diodos de 1A antes das garras de carga, ou pra ser perfeccionista pode usar outro LM317 pra fixar a corrente de saída nos exatos 700mA.

     

    Agora a parte do controle de sobrecarga e reinício da carga da bateria pelo painel ( após calibrados tensão e corrente ) .

     

    Um CI comparador LM339 tem 4 portas de comparação , use duas delas fazendo uma cortar a alimentação da bateria ao atingir a tensão de 13.8V e outra  para religar a alimentação quando a tensão da bateria baixar para uns  11V.

     

    Qqr dúvida pode perguntar.

     

     

     

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×