Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Projeto Mini CNC com Arduino


Posts recomendados

Bom, galera, sou muito iniciante na área de programação, pra falar a verdade sei menos do que o básico, então quero a ajuda de vocês que tem mais experiência. Estou tentando fazer uma Mini CNC via Arduino como projeto para faculdade. Estou me baseando nesse projeto: 

 

https://arduinobymyself.blogspot.com.br/2016/01/mini-cnc-arduino-plotter.html

 

Porém, estou usando um Shield L293D, onde irei ligar os dois motores de passo (driver de DVD) e o servo motor. Para isso funcionar, preciso fazer alterações nos códigos e incluir a biblioteca AFMotor:

 

https://github.com/adafruit/Adafruit-Motor-Shield-library

 

Inicialmente, eu precisaria alterar a seguinte linha:

 

Stepper myStepperX(stepsPerRevolution, 2,3,4,5);            
Stepper myStepperY(stepsPerRevolution, 8,9,10,11); 

Para:

AF_Stepper myStepperX(stepsPerRevolution, 1);            
AF_Stepper myStepperY(stepsPerRevolution, 2);  

Até aí tudo legal. Ao fazer somente essas alterações obtive um erro na compilação, e descobri que estava aqui:

 

  long dx = abs(x1-x0);
  long dy = abs(y1-y0);
  int sx = x0<x1 ? StepInc : -StepInc;
  int sy = y0<y1 ? StepInc : -StepInc;

  long i;
  long over = 0;

  if (dx > dy) {
    for (i=0; i<dx; ++i) {
      myStepperX.step(sx);
      over+=dy;
      if (over>=dx) {
        over-=dx;
        myStepperY.step(sy);
      }
      delay(StepDelay);
    }
  }
  else {
    for (i=0; i<dy; ++i) {
      myStepperY.step(sy);
      over+=dx;
      if (over>=dy) {
        over-=dy;
        myStepperX.step(sx);
      }
      delay(StepDelay);
    }    
  }

A biblioteca AFMotor exige que a função step tenha 3 parâmetros para funcionar, o primeiro no caso seria a quantidade de passos, o segundo a direção (FORWARD, BACKWARD) e o terceiro o tipo de passo (SINGLE, DOUBLE, MICROSTEP, INTERLEAVE), por exemplo:

 

motor1.step(passos, FORWARD, DOUBLE)