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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
erique

C Clique em BITMAP para mostrar uma mensagem

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Como posso fazer para cada BITMAP, quando clicar com o mouse, no caso em anexo produto1 até produto9, abrir uma mensagem na tela, contendo informações com o comando abaixo, como posso proceder?

 

allegro_message("Sorry, missing game data!\n teste \n teste");

Projeto_sem_nome.zip

adicionado 6 minutos depois

@tysquare89

 

pAtMVOtDSuaEjQRQrg_XJw.png

adicionado 7 minutos depois

@Benjamin Breeg

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Pesquisei no manual como obter o x, y do mouse, é meio complicado, mas eles armazena em mouse_pos, sendo

16 bit up = x

16 bit down = y

 

segue:

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <allegro.h>
#include <conio.h>
//#include <winalleg.h>
//#include <windows.h>
BITMAP *produto1;
BITMAP *produto2;
BITMAP *produto3;
BITMAP *produto4;
BITMAP *produto5;
BITMAP *produto6;
BITMAP *produto7;
BITMAP *produto8;
BITMAP *produto9;
BITMAP *fundo;



int main()
{
    int x, y, tmp;

    allegro_init();
    //install_timer();
    //install_sound(int digi_card, int midi_card, char *cfg_path);
    install_mouse();
    //install_sound();
    set_color_depth(32);
    set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED, 1080, 600, 0, 0);
    set_window_title("Pacotes de viagens");

      //MessageBox(0,"testando conteudo em várias linhas inclusive em teste \nteste em outra linha","Titulo",MB_OK|MB_ICONINFORMATION);

    show_mouse(screen);

    produto1 = load_bitmap("img/produto1.bmp",NULL);
    produto2 = load_bitmap("img/produto2.bmp",NULL);
    produto3 = load_bitmap("img/produto3.bmp",NULL);
    produto4 = load_bitmap("img/produto4.bmp",NULL);
    produto5 = load_bitmap("img/produto5.bmp",NULL);
    produto6 = load_bitmap("img/produto6.bmp",NULL);
    produto7 = load_bitmap("img/produto7.bmp",NULL);
    produto8 = load_bitmap("img/produto8.bmp",NULL);
    produto9 = load_bitmap("img/produto9.bmp",NULL);
    fundo = load_bitmap("img/fundo.bmp",NULL);

    //blit(produto1,buffer,0,0,NULL,NULL,NULL);
    draw_sprite(screen, fundo,0,0);
    //Linha 1
    draw_sprite(screen,produto1,30,30);

    draw_sprite(screen,produto2,390,30);
    draw_sprite(screen,produto3,750,30);

    //Linha 2
    draw_sprite(screen,produto4,30,220);
    draw_sprite(screen,produto5,390,220);
    draw_sprite(screen,produto6,750,220);

    //Linha 3
    draw_sprite(screen,produto7,30,410);
    draw_sprite(screen,produto8,390,410);
    draw_sprite(screen,produto9,750,410);

    //armazenar em struct facilita teste if em for
    while(1){
        if(mouse_b & 1){
            tmp = mouse_pos;
            x = tmp >> 16;
            y = tmp & 0x0000ffff;

            //1
            if(x < 30 + produto1->w &&
                x + 5 > 30 &&
                y < 30 + produto1->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 1\n");

            //2
            if(x < 390 + produto2->w &&
                x + 5 > 390 &&
                y < 30 + produto2->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 2\n");

            //3
            if(x < 750 + produto2->w &&
                x + 5 > 750 &&
                y < 30 + produto2->h &&
                y + 5 > 30)
                allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 3\n");

            x = -1;
            y = -1;
            tmp = 0;
        }
        rest(500);
    }
    //allegro_message("Sorry, missing game data!\n teste \n teste");
    system("pause");
    //system("pause");

    return 0;
}
END_OF_MAIN()

 

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  • Autor do tópico
  • @TYSQUARE89 Entendi, muito legal, diminui o rest pra 70, pra ele ficar redondo.

     

        while(1){
            if(mouse_b & 1){
                tmp = mouse_pos;
                x = tmp >> 16;
                y = tmp & 0x0000ffff;
    
                //1
                if(x < 30 + produto1->w &&
                    x + 5 > 30 &&
                    y < 30 + produto1->h &&
                    y + 5 > 30)
                    allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 1\n");
    
                //2
                if(x < 390 + produto2->w &&
                    x + 5 > 390 &&
                    y < 30 + produto2->h &&
                    y + 5 > 30)
                    allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 2\n");
    
                //3
                if(x < 750 + produto2->w &&
                    x + 5 > 750 &&
                    y < 30 + produto2->h &&
                    y + 5 > 30)
                    allegro_message("Sorry, missing game data! PRODUTO 3\n");
    
                x = -1;
                y = -1;
                tmp = 0;
            }
            rest(70);

     

    adicionado 40 minutos depois

    Fiz uns testes tmb, quando clica uma vez, com o rest 70, a mensagem aparece muitas vezes seguidas, parece meio aleatório, as vezes são 2 vezes, outras 3, outras 5...

     

    07YlIuweQ6WPwxgCPEf2zg.png

     

    Mas ta legalzin, curti.

    Editado por erique

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    Em 10/10/2017 às 09:35, erique disse:

    Fiz uns testes tmb, quando clica uma vez, com o rest 70, a mensagem aparece muitas vezes seguidas, parece meio aleatório, as vezes são 2 vezes, outras 3, outras 5...

      Se você utilizar um rest alto alguns cliques não serão identificados, se usar um baixo vários cliques serão identificados.

     

    Para contornar essa situação você precisa implementar uma variável interruptor, para cada vez que um objeto for acionado, você ativa um delay maior.

    1- Deixe um rest baixo, por volta de 20.

    2 - Quando um clique for identificado, execute o que tem que ser executado e após isso adicione um delay extra de uns "200" ou um valor que mais te agrada.
     

    • Curtir 1

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  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, CiroboyBR disse:

      Se você utilizar um rest alto alguns cliques não serão identificados, se usar um baixo vários cliques serão identificados.

     

    Para contornar essa situação você precisa implementar uma variável interruptor, para cada vez que um objeto for acionado, você ativa um delay maior.

    1- Deixe um rest baixo, por volta de 20.

    2 - Quando um clique for identificado, execute o que tem que ser executado e após isso adicione um delay extra de uns "200" ou um valor que mais te agrada.
     

     

    Realmente, adicionando um rest(20), após apresentar a mensagem resolveu o problema pelo que parece.

    adicionado 0 minutos depois

    Já terminei a versão final dele, com a última alteração

    adicionado 5 minutos depois

    Inclusive fiz um vídeo zoado pra ele

     


    Segue também o executável, é o código para fins de consulta, e ajuda para quem precisar :) 

     

    Meu objetivo agora é fazer algo parecido, melhor, e somente na janela do CMD, sem utilizar o allegro, ou qualquer biblioteca gráfica.

    Executavel.zip

    Pacote_de_Viagens_-_Com_Allegro.zip

    • Curtir 1
    • Amei 1

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