Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd Externo 5 Tb nem fabricante informa rpm


Posts recomendados

Quero comprar um hd externo da Seagate de 5 Tb, modelo STEB5000100 e alguns vendedores dizem que ele tem 5.400 outros dizem que é 7.200 rpm; pior que nem no site do fabricante eu obtive esse dado; tem pessoas reclamando desse produto em especial, mas não temos praticamente oferta de outras marcas, tem um tal de Lacie que custa uma fortuna, Samsung sumiu (comprado pela Seagate), até acha um Maxtor, WD e Hitachi, mas interno e de baixa capacidade.

 

http://www.seagate.com/www-content/product-content/barracuda-fam/desktop-hdd/barracuda-7200-14/pt-br/docs/desktop-hdd-data-sheet-ds1770-1-1212br.pdf

 

Por mais que eu tente acessar o site da Seagate no exterior eu não consigo, algo impede e redireciona para sites br e nesses não acho essa informação que deveria constar bem visível na embalagem assim como consta a capacidade...tinha um meio de burlar isso mas esqueci como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, misterjohn disse:

Quero comprar um hd externo da Seagate de 5 Tb, modelo STEB5000100 e alguns vendedores dizem que ele tem 5.400 outros dizem que é 7.200 rpm; pior que nem no site do fabricante eu obtive esse dado; tem pessoas reclamando desse produto em especial, mas não temos praticamente oferta de outras marcas, tem um tal de Lacie que custa uma fortuna, Samsung sumiu (comprado pela Seagate), até acha um Maxtor, WD e Hitachi, mas interno e de baixa capacidade.

 

http://www.seagate.com/www-content/product-content/barracuda-fam/desktop-hdd/barracuda-7200-14/pt-br/docs/desktop-hdd-data-sheet-ds1770-1-1212br.pdf

Geralmente, a maioria de HDs externos são de 5400RPM.

adicionado 13 minutos depois

@misterjohn Acredito que somente as linhas Pro e Barracuda continuem sendo de 7200RPM.

O restante é provável que seja de 5400RPM.

Segue links informativos.

barracuda-fam/desktop-hdd/barracuda-7200-14/en-us/docs/100686584v.pdf

internal-hard-drives/hdd/barracuda/#pro-specs

 

Se for assim, seria melhor comprar um Barracuda ou um Pro e montar em um case externo.

case-gaveta-externa-seagate-expansion-35-sata3-usb-30

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei da Lacie, mas em uma página da Seagate, aparece esse nome bem como  da Samsung, deve ser tudo feito no mesmo lugar, mas esse Lacie é caro, de 4 ou 5 T só tem Seagate.

Os caras que vendem anunciam como 7.200 rpm...e agora?????

adicionado 3 minutos depois

Falei da Lacie, mas em uma página da Seagate, aparece esse nome bem como  da Samsung, deve ser tudo feito no mesmo lugar, mas esse Lacie é caro, de 4 ou 5 T só tem Seagate.

Os caras que vendem anunciam como 7.200 rpm...e agora?????

 

Veja o trecho que extrai do ml:

 

Esqueci só confirme se é 7.200 rpm....grato

sim é sim

 09/10/2017 23:15 

Amigo favor corrigir se é de 2 ou 5 Tb porque embora demonstre por duas vezes que é de 5 porém no anuncio consta referência de 2 T (Versão STEB2000100). O produto é lacrado?

5 tb amigo.

 09/10/2017 23:15 Faça uma denúncia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, misterjohn disse:

Falei da Lacie, mas em uma página da Seagate, aparece esse nome bem como  da Samsung, deve ser tudo feito no mesmo lugar, mas esse Lacie é caro, de 4 ou 5 T só tem Seagate.

Os caras que vendem anunciam como 7.200 rpm...e agora?????

adicionado 3 minutos depois

Falei da Lacie, mas em uma página da Seagate, aparece esse nome bem como  da Samsung, deve ser tudo feito no mesmo lugar, mas esse Lacie é caro, de 4 ou 5 T só tem Seagate.

Os caras que vendem anunciam como 7.200 rpm...e agora?????

 

Veja o trecho que extrai do ml:

 

Esqueci só confirme se é 7.200 rpm....grato

sim é sim

 09/10/2017 23:15 

Amigo favor corrigir se é de 2 ou 5 Tb porque embora demonstre por duas vezes que é de 5 porém no anuncio consta referência de 2 T (Versão STEB2000100). O produto é lacrado?

5 tb amigo.

 09/10/2017 23:15 Faça uma denúncia

De acordo com as coisas descritas no site da Seagate e com o que eu sei sobre HD externo, Tenho cá minhas dúvidas. Pois a maioria é de 5400RPM.

Mas não acho que você deveria se preocupar com isto e sim com as velocidades de transferência e cache.

 

Ex: Tenho um WD Raptor Sata1 que tem 10000rpm e não chega nem perto dos Sata2 de 5400RPM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela informação, mas penso que, acredito como a maioria, que 7.200 rpm entrega mais informações a cabeça de leitura do que 5.400 mas na real, para meu uso a velocidade é relevante, mas não crucial, porém se existe duas versões e uma tem mais qualidade operacional do que o outro, é obvio que ninguém irá preferir o inferior e para nós usuários normais principalmente para mim que não sou pesquisador, fico me atendo pelo padrão brasileiro: "é maior, então é melhor".....até que os amigos prestem informações corretas sobre o assunto vale isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As RPM influenciam na velocidade de leitura / gravação. Dois HDDs iguais cuja diferença está só nas RPM, o que tiver mais será mais rápido. Mas ao comparar dois HDDs não dá pra olhar apenas para as RPM.

 

5400 RPM significa que o disco gira 5400 vezes por minuto, ou 90 vezes por segundo. Entretanto, há um outro fator importante: quantos bytes ele consegue ler em cada "giro"? O que define isso é a densidade dos dados. Se você já tiver aberto um HDD, deve ter notado que ele tem vários discos ("pratos"), como na imagem abaixo:

disco.png.832fb1af97aa4b33e9bd3e75a0c2e3fa.png

Cada um desses discos consegue armazenar uma quantidade limitada de dados, e por isso se usa vários. Por exemplo, se um disco guarda 250 GB, pra fazer um HDD de 1 TB são necessários 4 discos.

 

Agora imagine que em vez de usar discos que guardam 250 GB eu uso discos de 500 GB que possuem uma área similar. Isso significa que mais dados podem ser armazenados por cada cm² do disco, havendo uma maior densidade desses dados. Assim, um "giro" nesse disco passa por mais dados do que no disco de metade da capacidade, conseguindo ler bem mais por giro.

 

A densidade é diretamente proporcional à velocidade de leitura/escrita sequencial, assim como as RPM. Esses HDDs de 4TB e 5TB possuem discos bastante densos, então embora tenham 5400 RPM, vão ter velocidade de leitura/escrita maior que a maioria dos discos de 7200 RPM.

 

Por outro lado, os discos de 7200 RPM terão menor latência média, e consequentemente maior IOPS (quantidade de operações de leitura/escrita por segundo), se saindo melhor em leitura/escrita em posições randômicas de pequenos blocos de dados (como se vê naqueles testes de leitura/escrita randômica de blocos de 4KB).

 

Isso acontece porque o HD tem que posicionar o cabeçote na "circunferência" onde está o dado que você quer ler, e então esperar o disco estar na posição correta. Note que o disco está sempre girando, e em uma única direção. Veja a imagem a seguir:

disco2.png.cdd7c3722c030b8d133fcc3cdf4615ce.png

Digamos que você quer ler dados a partir do ponto vermelho. O cabeçote (em marrom) é posicionado em cima da linha azul. Porém, agora é necessário esperar o ponto vermelho chegar até o cabeçote pra ele poder começar a ler os dados. Se o disco gira mais rápido, o tempo pra isso acontecer demora (em média) menos do que num disco que gira mais devagar. Logo, a latência é menor se tiver mais RPM, e isso é algo que a densidade não consegue influenciar.

 

Conclusão

Se vai usá-lo só pra armazenar dados (vídeos, fotos, músicas etc), tanto faz se esse HDD de 5TB é de 5400, 5900 ou 7200 RPM, ele será bem rápido pois provavelmente tem uma grande densidade de dados em cada disco, e a diferença de velocidade de 5400 pra 7200 RPM é pequena.

 

Se quer usar esse HDD pra programas ou pro sistema operacional, as RPM influenciam bastante. Mas de qualquer forma, você deveria estar usando um SSD pra isso, não um HDD, e muito menos um HDD externo de 5TB.

 

Pra jogos você também não deve notar uma diferença significativa entre 5400 e 7200 RPM. Nos poucos casos em que o jogo requer mais IOPS deve-se usar um SSD, e ir de 5400 pra 7200 RPM dificilmente resolverá qualquer problema que esteja sentindo com esse jogo.

 

Eu não me preocuparia muito com as RPM ao comprar um HDD de 5TB. Mas se o mesmo modelo tiver SKUs de 5400 e 7200 eu tentaria pegar o de 7200 mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo Rafael fez uma explanação brilhante sobre o assunto que nem sequer passava pela minha cabeça, claro que sei o que é, para que serve, já abri vários, mas a níveis de detalhes dessa maneira nunca havia visto, mesmo porque alem de eu não ser pesquisador, fã de reviews, benchmarks e outras coisas do gênero, normalmente matérias mais completas são em inglês, a qual também não domino. Acho tudo em informática uma obra de arte dado a complexidade dos seus componentes, e um hd é um deles, o disco rodando a 7.200 rpm (tem até uns com 12.000 ou mais) sem contato físico, e a cabeça de leitura nessa velocidade consegue ler todas as partes do arquivo e apresentar ele na tela qual nos vimos, é que nos acostumamos com isso tudo, mas e parar para ver, é tudo muito complexo, sendo o campeão da complexidade o processador que já foi até objeto de um post meu; apesar de não ser da área eletrônica, mas a gente acaba pegando com a convivência uma "noçãozinha" dos componentes, claro os mais simples, como eletricista e técnico de eletrotécnica sei o que é um circuito com um número de capacitores, de resistores, diodos, etc reunidos em uma placa como qualquer uma, seja de vídeo, de aúdio, agora quando falam que um processador com uma pastilha de poucos milímetros quadrados contém muito mais do que cabe em uma placa-mãe é para pirar......

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...