Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar S.O. com Raid 5 via software


Posts recomendados

Olá, tudo tranquilo pessoal?

Tenho 2 hds de 1TB e 2 hds de 2TB, ambos os pares em raid1 via software (S.O. Arch Linux em um 5o disco), resultando em volumes de 1 e 2 TB respectivamente (total 3 TB), pretendo adquirir mais 2 hds de 2TB para substituir os de 1TB.

Já tive problemas uma vez com o S.O. porém como os discos estavam em raid1 apenas subi um novo SO e refiz os arrays. Dessa vez pretendo utilizar os 4 hds para fazer raid5 totalizando 6TB, minha dúvida é a seguinte: "Se perder o SO que estará no 5o disco, conseguirei refazer o raid ser perder dados visto que eles estão fragmentados entre os discos?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hola, que tal?

@Ricardo Keso, eu não tenho a resposta para sua questão, mas estou muito interessado na resposta. Posso dar umas dicas do que eu faria em sua situação, pode ser?

Se entendi corretamente você tem um RAID 1 de 1 TB, um RAID 1 de  2 TB e um disco de 1 TB normal com o SO sem RAID, é isso?

O que eu faria...

Com os dois HDs de 2 TB que você vai adquirir para futuramente fazer o RAID 5 eu faria um RAID 1 em outra máquina já com o Linux instalado. Ou seja, deixaria uma máquina teste com tudo funcionando, RAID 1 com os dois HDs de 2 TB resultando em um volume de 2 TB sobre uma instalação em outro HD normal com Linux.
Feito isso eu desconectaria tudo e reinstalaria do zero tudo novamente o Linux no HD normal, após tentaria montar o RAID 1 com os dois HDs de 2TB. Se isso funcionar com o RAID 1 você também vai conseguir com o RAID 5 (2+2+2+2) com o volume de 6 TB.

Estou ansioso pelo resultado.
Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moises Levy Tudo tranquilo?

 

Então, o que eu fizer com qualquer disco do RAID1 desde que não recrie o array ou sobreescreva os dados, terei os mesmos intactos. foi o que aconteceu quando corrompeu o SO a pouco mais de uma semana, mais foi simples de resolver como citei.

O problema é que no meu cenário de 4 discos (excluindo o do SO), as paridades ficam distribuídas, como em: https://en.wikipedia.org/wiki/Standard_RAID_levels#/media/File:RAID_5.svg

Como quem controla as paridades é o SO, não sei se trocando de sistema, se eu perderia a paridade e consequentemente os dados.

Também não tenho 4 discos livres para testar, ao menos 2 tem dados.

Assim que possível, vou tentar virtualizar esse ambiente, e posto o resultado..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei o seguinte cenário virtual:
S.O.: Arch Linux 4.13.7-1
Disk1 VHD 8GB (/dev/sda1 - boot 64MB, /dev/sda2 - swap 1256MB, /dev/sda3 raiz 7.7GB)
Disk2 VHD 1GB (/dev/sdb1)
Disk3 VHD 1GB (/dev/sdc1)
Disk4 VHD 1GB (/dev/sdd1)
Disk5 VHD 1GB (/dev/sde1)

Criei um raid 5 com os discos de 1GB totalizando 3GB. (/dev/md0)
Criei 5 arquivos de 500MB dentro da unidade montada do raid e mais alguns arquivos menores.

Desliguei o sistema com "STOP" na VM e não com o "poweroff" do sistema para simular um desligamento por "KERNEL PANIC" talvez;
Exclui o VHD 1 que continha o SO, e criei um novo com os mesmos tamanhos de partições e reinstalei o SO.

Adicionei posteriormente 3 dos 4 discos do array, para testar se montava degradado.
Para minha surpresa o SO reconheceu o RAID5 e o "filesystem" virtual /dev/md0, montei-o e todos os arquivos entavam presentes, e como era de se esperar o raid acusa ausência do disco2 e estado degradado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[root@archlinux raid5]# mdadm --detail /dev/md0
/dev/md0:
        Version : 1.2
  Creation Time : Mon Oct 16 19:10:35 2017
     Raid Level : raid5
     Array Size : 3140352 (2.99 GiB 3.22 GB)
  Used Dev Size : 1046784 (1022.25 MiB 1071.91 MB)
   Raid Devices : 4
  Total Devices : 3
    Persistence : Superblock is persistent

    Update Time : Wed Oct 18 19:12:19 2017
          State : clean, degraded
 Active Devices : 3
Working Devices : 3
 Failed Devices : 0
  Spare Devices : 0

         Layout : left-symmetric
     Chunk Size : 256K

           Name : archlinux:0  (local to host archlinux)
           UUID : 9e0bfefa:bbffd527:a1341b2c:125f926b
         Events : 31

    Number   Major   Minor   RaidDevice State
       0       8       17        0      active sync   /dev/sdb1
       -       0        0        1      removed
       2       8       49        2      active sync   /dev/sdd1
       4       8       33        3      active sync   /dev/sdc1
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sendo assim, posso concluir que o RAID5 via software utilizando o S.O. Arch Linux 4.13.7-1, se manteve íntegro após substituição do S.O. e da retirada de um dos discos.

 

Então @Moises Levy, acho que é isso!!!

 

Obrigado por ter interagido!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...