Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair CX-500 80 Plus ideal para o meu PC?


Posts recomendados

19 minutos atrás, TheCortines disse:

@RafaelCLP Não, o problema é do nada dar queda de fps pra 50~30 o q trava o jogo.

Entendi. E quando dá essas quedas a temperatura está baixa e o uso de cpu/gpu também, como na screenshot, certo? Se possível coloque pro Afterburner exibir o uso de cada core do processador separadamente. Não sei se isto mudou desde 2011, mas segundo este tópico LOL só consegue usar próximo de 100% de 2 a 4 threads simultaneamente (geralmente 2), embora consiga usar mais threads pra cálculos mais leves não forçam tanto o uso. Seria bom você verificar se nesses momentos de quedas pelo menos um dos cores está chegando em 100% ou perto. Isso confirmaria o gargalo com um bom nível de certeza/confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pra mim isso prova muito não, pois o fps está estável... só dá pra pensar em culpar o processador se ele estiver em 100% quando há instabilidade. Nesse caso aí pode ser só o jogo sendo egoísta mesmo :P, mantendo o núcleo ocupado mesmo quando não há nada pra processar, em vez de dar a vez a outro processo.

 

Você consegue uma screenshot do estado do processador quando há as quedas de fps? Acho que isso seria mais útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
19 minutos atrás, RafaelCLP disse:

É, pra mim isso prova muito não, pois o fps está estável... só dá pra pensar em culpar o processador se ele estiver em 100% quando há instabilidade.

Muitos jogos não são otimizados para trabalhar com todos os núcleos de processadores FX. Assim sendo, o processador pode gargalar a placa de vídeo mesmo estando distante dos 100% de uso. O parâmetro a ser usado para avaliar o gargalo é o uso da placa de vídeo.

 

@TheCortines Você não usa estabilizador ou algo tão ruim quanto, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Foxwalt disse:

Muitos jogos não são otimizados para trabalhar com todos os núcleos de processadores FX. Assim sendo, o processador pode gargalar a placa de vídeo mesmo estando distante dos 100% de uso. O parâmetro a ser usado para avaliar o gargalo é o uso da placa de vídeo.

 

@TheCortines Você não usa estabilizador ou algo tão ruim quanto, certo?

Sim sim, por isso estou pedindo pra ele ver os núcleos separadamente, e não o uso do processador como um todo. É possível o jogo sofrer instabilidade porque está esperando o resultado do processamento de alguns dados em um único núcleo/thread, mesmo que o resto já tenha acabado sua parte. Digo isso muito mais como desenvolvedor/programador do que como alguém que entende de hardware (que não é minha área e não tenho tanto conhecimento). O uso da gpu não vai atingir 100% porque v-sync está ativado, e seria irrelevante desativar a fim de tentar identificar o problema (entretanto poderia ser útil desativar e ver se o problema persiste!), desse modo o melhor jeito seria analisar o uso dos outros componentes, a começar pelo cpu (que é quase certeza ser o culpado neste caso específico). Pelo menos é o que eu, como desenvolvedor, faria pra debuggar o problema em um jogo de minha autoria que estivesse instável em uma dada configuração. Como o jogo não é meu a única solução, detectado que o problema é o cpu, seria realizar upgrade desse componente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RafaelCLP disse:

Sim sim, por isso estou pedindo pra ele ver os núcleos separadamente, e não o uso do processador como um todo. É possível o jogo sofrer instabilidade porque está esperando o resultado do processamento de alguns dados em um único núcleo/thread, mesmo que o resto já tenha acabado sua parte. Digo isso muito mais como desenvolvedor/programador do que como alguém que entende de hardware (que não é minha área e não tenho tanto conhecimento). O uso da gpu não vai atingir 100% porque v-sync está ativado, e seria irrelevante desativar a fim de tentar identificar o problema (entretanto poderia ser útil desativar e ver se o problema persiste!), desse modo o melhor jeito seria analisar o uso dos outros componentes, a começar pelo cpu (que é quase certeza ser o culpado neste caso específico). Pelo menos é o que eu, como desenvolvedor, faria pra debuggar o problema em um jogo de minha autoria que estivesse instável em uma dada configuração. Como o jogo não é meu a única solução, detectado que o problema é o cpu, seria realizar upgrade desse componente.

Eu não jogo com o v-sync.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, TheCortines disse:

Eu não jogo com o v-sync.

Pera, todas as screenshots que você postou está cappado em 60 fps. Foi apenas uma enorme coincidência? Porque senão, você está com v-sync ativado sim! Ou nas settings do jogo, ou no painel Nvidia, ou algum outro app está forçando esse cap. Se já olhou no jogo, veja no painel Nvidia (anexei screenshot do meu). Se já olhou em ambos, pode ser a porcaria do app do Xbox que a MS está empurrando em todo Win10: veja este guia de como desativar o DVR (sugerido neste tópico, e resolveu o problema do autor!).

nvidia-panel.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, TheCortines disse:

Nem tinha começado o jogo:image.png.83814c7fecc8b1cd62be768804e6e51d.png

 

image.png.31c9d45461e7bc18e1b6105b324ed094.png

 

Jogo em DX9: usa muito um único núcleo da CPU e deixa o resto folgado.. Meu exemplo é Borderlands 2, que tem o mesmo "problema"..

 

Borderlands2_2016_10_23_12_58_29_422.png

 

O FX é bom em Multi-Thread, mas péssimo em Single Thread.. Jogos, ainda mais em DX9, dependem muito do segundo fator.. Outra coisa: RivaTuner NÃO deve ser usado pra aferir temperaturas de CPU, ainda mais de CPU AMD.. Use o AMD Overdrive..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Eu que coloquei no jogo porque? É melhor deixar ilimitado?

 

@RS Faria Eu acabei ativando por curiosidade mas beleza ^^ mas n tem como colocar os FX pra ser single n? Nessa aplicação no caso?

 

O que acham desse i5? Fiquei interessado e ele ainda é da geração "nova".image.png.9a7a349daa1a13796a14ac0c05cad527.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TheCortines disse:

@RafaelCLP Eu que coloquei no jogo porque? É melhor deixar ilimitado?

 

@RS Faria Eu acabei ativando por curiosidade mas beleza ^^ mas n tem como colocar os FX pra ser single n? Nessa aplicação no caso?

Colocou o quê, o v-sync? Sei lá, pode tentar ativar/desativar e ver como fica melhor. Mas você disse que não estava jogando com v-sync, eu só discordei do que você disse mesmo.

 

Quanto a "colocar os FX pra ser single", isso não existe!! Um processador com vários núcleos seria como se você tivesse vários processadores (chamados "núcleos") dentro de um único chip que compartilham alguns recursos entre si. Você não tem como fazer eles rodarem um único código de forma integrada! Tipo, se eu tenho um programa que executa os 4 passos a seguir:

> a = b + 5
> c = a - 3
> d = c * 2
> exibe o valor de d no monitor

Eu não posso juntar os núcleos de forma que eles rodem essa sequência de comandos, compartilhando o "poder" de cada um deles. Esse código terá que rodar totalmente em um único núcleo, porque o(s) passo(s) seguinte(s) depende(m) de algo que acontece no(s) passo(s) anterior(es). Não dá pra paralelizar os passos.

 

E não tem como o processador saber sozinho que passos podem ser paralelizados e quais não podem. Portanto, para usar mais de um núcleo, o programador tem que escrever códigos que possam ser paralelizados e mandar cada um desses códigos rodar em um núcleo distinto (ou quase isso, não vou entrar em detalhes aqui sobre como funciona na prática). Se eu tivesse que calcular duas coisas distintas (que não dependem diretamente uma da outra), eu poderia colocar um núcleo pra calcular uma coisa, e o outro pra calcular a outra.

 

O problema com um processador que tem muitos núcleos, mas cada um desses núcleos é fraco, é que códigos que não foram programados pra serem paralelizados não vão rodar tão bem, já que só vão usar o poder de um único núcleo, mesmo que seu processador tenha vários. Uma coisa que melhora de geração pra geração (e a Intel tem estado na frente da AMD) é o poder por núcleo, fazendo com que seus processadores rodem melhor esse tipo de jogo. E pra piorar, os FX são processadores antigos (de uma época que a AMD estava muito atrás da Intel nesse quesito de poder por núcleo) e já houve bastante evolução da época que foram lançados até hoje (tanto nos processadores Intel quanto nos AMD), então seu processador, mesmo tendo 8 núcleos, não vai ser tão bom em jogos que só foram programados pra usar 1 ou 2 deles...

 

Não sei se ficou claro ou se só te confundi ainda mais. O seu processador não é fraco, mas é fraco nesse tipo de jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Entendi sim, cara você explicou super detalhado estou abismado pela sua dedicação em me ajudar muito obrigado mesmo a vocês todos, eu agr to pensando se troco ou não pois agora vou começar a trabalhar com edição de video talvez esse processador atrapalhe né?tava pensando em trocar pra um i5 ou i7 da 4 geração, falando em geração não achei para vender intel da 5 geração, não existe ou não vingou? E quando tiver mais recursos eu troco o pacote todo pra nova geração assim podendo trocar tranquilo pro DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, TheCortines disse:

@RafaelCLP Entendi sim, cara você explicou super detalhado estou abismado pela sua dedicação em me ajudar muito obrigado mesmo a vocês todos, eu agr to pensando se troco ou não pois agora vou começar a trabalhar com edição de video talvez esse processador atrapalhe né?tava pensando em trocar pra um i5 ou i7 da 4 geração, falando em geração não achei para vender intel da 5 geração, não existe ou não vingou? E quando tiver mais recursos eu troco o pacote todo pra nova geração assim podendo trocar tranquilo pro DDR4.

Pelo contrário, edição de vídeo é algo que faz bom uso de múltiplos núcleos, e é exatamente nisso que seu processador é forte. Ainda assim, esse processador não é tão forte. É melhor que qualquer i3 até sétima geração (2 núcleos / 4 threads), até porque com 2 núcleos fica difícil bater 8 em programas multithread, mesmo contra um FX. Nos benchmarks que olhei, se sai mais ou menos como um i5-7400 (4 núcleos / 4 threads) em multithread. Em singlethread, apanha muito obviamente.

 

Pra edição de vídeo, o recomendado seria um i7-8700(K) ou um Ryzen 7 1700. Pra jogos, o mais recomendado seria o i7-8700K, mas por ser lançamento, o preço está lá em cima. Se você pode pagar R$ 940 num i5-7600k, acredito que possa pagar R$ 990 num Ryzen 7 1700. Um Ryzen 5 1600 já seria excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, RafaelCLP disse:

Pelo contrário, edição de vídeo é algo que faz bom uso de múltiplos núcleos, e é exatamente nisso que seu processador é forte. Ainda assim, esse processador não é tão forte. É melhor que qualquer i3 até sétima geração (2 núcleos / 4 threads), até porque com 2 núcleos fica difícil bater 8 em programas multithread, mesmo contra um FX. Nos benchmarks que olhei, se sai mais ou menos como um i5-7400 (4 núcleos / 4 threads) em multithread. Em singlethread, apanha muito obviamente.

 

Pra edição de vídeo, o recomendado seria um i7-8700(K) ou um Ryzen 7 1700. Pra jogos, o mais recomendado seria o i7-8700K, mas por ser lançamento, o preço está lá em cima. Se você pode pagar R$ 940 num i5-7600k, acredito que possa pagar R$ 990 num Ryzen 7 1700. Um Ryzen 5 1600 já seria excelente.

Sim vdd, o problema é o q vou ter que migrar para a DDR4 entendeu? Meu amigo tem um i5 4460 e edita videos e joga de boa, é porque eu não to querendo mudar o pacote inteiro no momento.

 

Edit: Olha esse i5 4590image.png.fda0cebf601cd5c95e794431d4b8d04d.png

 

http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i5-4590-vs-AMD-FX-8320E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, TheCortines disse:

Sim vdd, o problema é o q vou ter que migrar para a DDR4 entendeu? Meu amigo tem um i5 4460 e edita videos e joga de boa, é porque eu não to querendo mudar o pacote inteiro no momento.

 

Edit: Olha esse i5 4590image.png.fda0cebf601cd5c95e794431d4b8d04d.png

 

http://cpuboss.com/cpus/Intel-Core-i5-4590-vs-AMD-FX-8320E

Esse é um processador antigo (4ª Geração) e com preço absurdamente elevado. Esqueça esses processadores Core i3 e Core i5 porque eles não compensam pelo valor cobrado. Nem os da 7ª Geração. O caminho é ir de AMD Ryzen 5.

 

Ter que migrar para DDR4 é inevitável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Foxwalt disse:

@TheCortines Na minha opinião é o R5 1600. Tem 6 núcleos e 12 threads, vem com um bom cooler e é a mesma coisa do 1600X, bastando overclock. O 1600X é mais caro e não vem com cooler.

É realmente é melhor mesmo, pois o air cooler q eu tenho q comprei por fora não tem suporte a AM4 so até AM3+ :/ 

@Foxwalt@RafaelCLP vou pegar a placa de video do meu amigo emprestada pra ver se da o mesmo problema.

 

Resultado: O jogo estava ótimo a 250 FPS fixos, até dar essa queda que n ão como se chama, acho que é glich ne? AI o FPS foi pra 128 e ficou entre 110~120 FPS. Agora acho q deu pra ver que é o processador né?

Agora, se eu não quiser migrar para a nova geração, qual processador da intel ou AMD seria bom? Eu vi o da AMD FX-8350, a minha placa-mãe suporta e ta uns R$620 no centro da minha cidade, já o i5 4460 está R$680, eu sei que vocês me recomendaram trocar tudo, mas no momento eu acho q n vai rolar pra mim trocar isso tudo só a longo prazo mesmo ou até eu conseguir um emprego ou estagio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...