Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gabriel Abreu

Problemas com travamento alto

Recommended Posts

 

 

Boa tarde,

Seguinte, meu computador está travando constantemente durante qualquer uso, às vezes trava mesmo não tendo nenhum programa/jogo aberto. Formatei, instalei os drivers, ficou igual a antes, um pouco mais rápido, porém continua travando igualmente.. O que faço nele são coisas básica, usar o navegador para acessar o youtube, ou para jogar uns jogos browser para passar o tempo, não uso algum programa pesado, ou jogo pesado.. Talvez seja por que ele é muito velho, não sei dizer quanto tempo tenho ele, mas é pra ser mais de 10 anos.. Rodei alguns scanners de spyware/virus, tudo limpo.

Ai embaixo tem um print com as especificações dele conforme o Speccy. speccy.thumb.png.93e83bf7445b4fe9975cd3ec9924c1c6.png

Enfim, formatar não resolver, por + memória RAM também não (antes ele tinha 1GB, mas comprei outro cartucho de 2GB), será que é só questão de comprar um novo mesmo?

Ele não tem placa de vídeo offboard, tentei por uma nele, emprestada, para ver se resolvia, mas a placa-mãe não tem slot, ou pelo menos eu não o achei haha. Será que trocando processador ou comprando uma nova placa-mãe resolveria?

Só quero um PC para fazer trabalhos (usar Word/PowerPoint/Excel), conseguir usar o Youtube e jogar no navegador de vez em quando.. 

Se puderem dar umas dicas, já desisti desse computador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, faça uma limpeza interna na máquina.

 

HARDWARE

1 - Remova toda ou qualquer sujeira que tiver dentro do gabinete e nas peças.

2 - Passe borracha branca nas memórias de seus computador

3 - Certifique-se que a fonte está alimentando corretamente a placa-mãe. (Youtube tem muito vídeo aula ensinando)

4 - Certifique-se que não existe contato placa-mãe e gabinete.

5 - Firme todos os parafusos do seu hardware, para não haver travamentos por culpas de trepidação.

 

SOFTWARE

Tudo indica que é esse seu HD.... eu recomendo que você utilize algum software para verificar se não existe delays ou badblocks em seu disco... eu utilizo o HDD Regenerator, porém varia de gosto para gosto.

 

Poste os resultados!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria bom você dar uma checada no gerenciador de tarefas e ver se não tem qualquer processo ocupando o processador ou memoria ram, com o passar do tempo o pc pode gerar processos inconvenientes que ocupam toda memoria ram ou processador sem razão alguma. Coloque um gadget de uso de CPU na area de trabalho, veja quantos 100% está batendo. O gadget em questão é esse:

 

Basta apertar no botao direito e seleciona-lo. Mantenha o computador parado, se qualquer dos relógios bater 80 - 90%, então é algum processo.

 

A-CPU-meter-for-Windows-8.png

Editado por Marcelo1110

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Marcelo1110 Ok, deixei o gadget durante algumas horas, o uso da cpu sempre oscila entre 40% ~ 70%, sempre pelo uso do standalone do flash player, que é por onde jogo, por que se jogasse pelo chrome atingiria os 100% fácil, enquanto jogo, as vezes congela e fica dando "não respondendo" no flash.. no print abaixo, está com o que jogo normalmente, que são 2 standalones, junto com o chrome aberto.. fica sempre acima de 95%, pouco tempo depois trava. O processador que é meio velho e eu teria que trocar?CPU.thumb.png.21cf1d01c00bbe36a60dc8822d4f20cc.png

    Ahh, fuçando por aqui, entrei no msconfig e mudei a quantidade de núcleos que estavam sendo usados, estava apenas 1, mudei para 2, melhorou um pouco, mas ainda trava.

    Outra coisa que notei, mas só apareceu uma vez, quando estava jogando, do nada subiu de 40% pra 90%, olhei no gerenciador e tinha um tal de consent.exe, mas depois disso ele não apareceu mais.

     

    @Matheus Andrei Jankovski Em relação ao Hardware, está tudo ok, há pouco tempo limpei o cooler, passei borracha branca nas memórias e tudo.. Ao HD, esses dias rodei um programa ao qual não me recordo o nome, e mostrou que tinham alguns badblocks no HD, ai embaixo está o scan do HDD Regenerator.P_20171011_191356.thumb.jpg.4af544832c1af964d456a039254d6e0e.jpg

     

    Fiz um com o HD Sentinel também, e relatou que há 11 badblocks

    ssss.thumb.png.87587ecd389a6448cc2e58af6ae05d4d.png

     

    Será o HD realmente o problema? Pois ainda assim o processador fica bem alto, é normal isso também?

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Na verdade não é culpa do processador ou da RAM, o travamento total ocorre pela RAM, esse processo está elevando a niveis altos fazendo o pc travar, no caso só ali eu vi uns 700 MB só da aplicação (standalone) parece estar completamente bugado e elevando seu PC à toa, o uso alto da CPU também é dele? sugiro que tente reinstala-lo, ou pelo menos quando não estiver em uso, ir nessa janela, apertar no botão direito nesse processo e ir em FINALIZAR TAREFA, nos 2 ali, isso vai provavelmente cessar o travamento imeadiatamente.  Seu HD ta relativamente bom ainda, sem problemas. Processador e RAM ok.

    adicionado 9 minutos depois

    Sempre que seu PC começar a travar mesmo sem ter nenhum programa aberto, vai nessa janela do gerenciador de tarefas e finaliza o processo que vai estar elevando sua memória/CPU (sempre vai ter algum processo, porque o pc nunca trava do nada). Deixe o gadget pra monitar isso na área de trabalho, fazendo isso, não terá maiores problemas.

    Editado por Marcelo1110

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Marcelo1110 Sim, o uso alto da CPU também é dele.. já reinstalei o standalone, mas dá na mesma. Jogando pelo chrome fica até pior, então creio que não algo do standalone em sí.

    O uso do processador ficar alto desse jeito, é fato dele não ser muito bom? Se fosse por exemplo, esse seu processador (A8 7650K 3.8 GHZ X4), será que melhoraria? É normal o uso ficar em 100% apenas tendo o chrome como programa que usa + de 5% do processador?

    Por enquanto, agora que mudei o uso dos núcleos de 1 para 2 (máximo) no msconfig, deu uma parada nos travamentos, mas o uso do processador continua alto com qualquer que abro.

    Ahh, uma coisa que deixei passar.. quando rodei o CPU-Z e o Speccy, eles notaram 3GB de memória, mas o computador só reconhece 2GB.. no caso tenho um cartucho de 1GB e outro de 2GB, se deixo somente um deles, o computador reconhece, se coloco os dois, não importando o slot, só reconhece 2GB, rodei o memtest86 durante umas 3hrs, nenhum erro.

     

    EDIT: Inclusive na BIOS só aparece 2048 MB

     

    Editado por Gabriel Abreu
    esqueci de uma informação

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O problema não tem nada a ver com suas peças, ela estão OK como eu afirmei, o processador que eu tenho rodaria melhor sim, mas o seu não deveria estar assim, e sim esse standalone que está ficando pesando na sua máquina. A quantidade de RAM pode ser redefinida para usar os 3GB no MSCONFIG, basta procurar a opção, aperte WINKEY (tecla do windows) + Pause break e veja quanta memoria utilizavel tem o seu pc. Na ausência do Pause break, va em menu iniciar, com botão direito em meu computador > propriedades. Tem 3gb instalados, mas as vezes ta configurado para o uso menor.

    Editado por Marcelo1110

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • O máximo que o msconfig deixa por é 2048mb. Pra onde vai os outros 1024mb?

     

    Enquanto eu estava somente com o chrome aberto ouvindo música, o computador ficou em 100% e travou, praticamente tudo uso do chrome. O que fazer? Formatar não resolveu, RAM ta ok, HD ta ok..

    Editado por Gabriel Abreu

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×