Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bypass num botão de energia para que esteja sempre ligado


alexmbra

Posts recomendados

Boa tarde.

Tenho um aquecedor elétrico tipo lareira, e o liguei a um termostato externo. O problema é que o aquecedor além do botão de ligar, tem outros 3 botões de toque, em que o primeiro deles liga e desliga o aparelho também. Ou seja, toda vez que ele é ligado à corrente, apesar do primeiro botão estar ligado, eu tenho que ir ao aparelho e dar um toque no outro botão. O problema é que isso anula todo o automatismo do termostato.

Por isso, eu gostaria de saber como faço para modificar, ou na placa do circuito, ou fazer um bypass antes de chegar até na placa, para que este segundo botão, esteja sempre ligado.

Será que alguém pode dar uma luz aqui neste problema?

Muito obrigado.

IMG_20171011_161601 (Custom).jpg

IMG_20171011_161628 (Custom).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Botão de dois estados com trava. Solda entre dois dos quatro pinos e pronto, você terá outro botão para caso que queria desfazer só apertar... Só tem um caminho já que os dois de cima estão em curto e os dois de baixo também, eles em trilha diferentes.

 

Ou soldar com um fio qualquer com uma capinha no meio para evitar outros curtos.

 

Para ter certeza do funcionamento só usar um multímetro na escala de continuidade e ver em que pinos ele da curto quando liga e desliga o botão... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Botão de dois estados com trava. Solda entre dois dos quatro pinos e pronto, você terá outro botão para caso que queria desfazer só apertar... Só tem um caminho já que os dois de cima estão em curto e os dois de baixo também, eles em trilha diferentes.

 

Ou soldar com um fio qualquer com uma capinha no meio para evitar outros curtos.

 

Para ter certeza do funcionamento só usar um multímetro na escala de continuidade e ver em que pinos ele da curto quando liga e desliga o botão... 

Isso pode não funcionar, já que as micro chaves devem estar ligadas a uma MCU. 

Se deixar ligado direto pode travar o micro. 

Isso funciona se ligar um temporizador no lugar do botão, toda vez que ligar ele simula que foi um dedo que apertou o botão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se seu termostato é de mercúrio, bi-metal ou eletrônico, mas a maioria tem uma saída de contato seco.

Disse que se destina a aquecimento de ambiente, então é carga de alta potência. Uso de contator/relé é a forma mais econômica e segura para isso.

No circuito abaixo, uma chave de liga/desliga geral, seu termostato e opcionalmente uma chave que mantém a lareira ligada continuamente.

É bem simples, porisso funciona.

Sem título.png

adicionado 11 minutos depois

Para o caso de ser termostato eletrônico, fica assim:

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...