Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de potência para motor???


Posts recomendados

Pessoal, não estou entendendo mais nada... A última coisa que peguei foi o  post do Sérgio falando que com esse motor eu iria precisar de 171 Watts para mover a cortina nessa velocidade!! Isso me parece um valor muito absurdo de potência, ainda mais considerando uma cortina tão leve! Caramba 170W da pra alimentar um computador fraco... isso está certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bruno_pinmelo disse:

Caramba 170W da pra alimentar um computador fraco... isso está certo?

Os cálculos são de física e se baseiam nos dados que você forneceu. Quanto a potência requerida, não pense ser um motor muito grande, motor de 1/4cv é o que move a turbina dos tanquinhos de lavar roupa. Tb é o que move portão deslizante de garagem, desde que não seja muito grande. Quanto ao consumo dos computadores, os processadores mais modernos (e bem rápidos) que equipam notebooks já consomem menos que isso. Concordo que a cortina é bem mais leve que um portão de garagem, mas um portão de garagem não é aberto em 3 segundos. É possivel que tenha estimado um valor alto quando afirmou serem necessários 1,5kg numa polia de 18cm para movimentar a cortina. Se quiser arriscar o dim dim, o que pode fazer é instalar com essa máquina e ir aumentando a rotação até conhecer o limite, talvez consiga em menos de 20  segundos mas duvido que consiga os almejados 3 segundos. Os cálculos de 170W consideram que o conjugado mecânico da carga seja baixo.

adicionado 15 minutos depois
16 horas atrás, Pinhed disse:

Sem contar o detalhe que você tem que ser extremamente católico com o alinhamento do eixo junto ao conjunto que deseja movimentar. 

Acoplamento direto nem pensar, o motor não dura nada se fizer isso, mas se o instalador tiver relógio comparador, souber fazer uso refinado dele e contar com um suporte de alta rigidez... é coisa demais. Com polias, usando correia de comprimento grande (eixos bem afastados) facilita bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.edcd00c190f30fcf932ed5773fafe7ca.pngSérgio, o que fiz para estimar a força necessária para mover a cortina foi o seguinte: fixei bem uma corda leve (garantindo que não escorregasse) como mostrado na figura e na ponta da corda fui colocando pesos até ver que eles conseguiam fazer força para baixo suficiente para mover a cortina. 
Esse desenho é o esquema de abertura da cortina.. ela é dividida em dois tecidos que vão até o centro do palco. Os dois tecidos estão em trilhos no teto que vão de uma extremidade ao centro (tecido 1) e da outra extremidade ao centro (tecido 2). Então as pontas dos tecidos que chegam no centro são amarradas na corda, sendo uma no caminho da frente e outra no de trás, como mostra a figura. Assim quando movemos a corda para um sentido os tecidos se afastam abrindo a cortina, e para o outro eles se aproximam. 

Talvez esse método tenha sido errado para estimar o torque, ou é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz... desculpe! Era madrugada e eu fiz muito rápido os cálculos... devo ter dividido os 3500 centímetros por 1000 ao invés de 100... Então isso nos deixa com 17W mais ou menos de potência necessária, certo? com esse meu motor eu só consigo 3W? teria que diminuir a velocidade pra conseguir usá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei melhor esse negócio de motor de passo, com alguns truques, tais como alimentar com tensão maior usando driver que controle a corrente consegue-se torque em maiores rotações. Parece que vai dar certo esse motor. O nominal dele é 4v, mas vamos usar fonte de 24V x 4A. Tem um driver apropriado pra isso que suporta corrente nominal até 3A (seu caso) e que controla a corrente de forma programada. Tudo isso com pouca grana, fonte tá uns 20 e driver uns 35.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-893615326-driver-motor-de-passo-tb6560-3a-1-eixo-cnc-router-120603-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745435603-fonte-12v-1a-2a-3a-4a-5a-cftv-bivolt-plastica-importada-_JM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sérgio, primeiramente obrigado pelo esforço em ajudar!

Você disse 24V x 4A mas o link é de uma de 12V. Você quis dizer 12V no texto? Não entendi exatamente o que esse "driver" faz. No site do ML ele diz que tem um dipswitch pra limitar a corrente, proteções e tal.. Isso eu entendi. Percebi também que tem bornes para conectar a saída da fonte DC e bornes para conectar o motor (Isso eu também entendi, mas meu motor tem 6 fios e a placa tem 4). O que eu não entendi é como ele controla o motor. O que significa esse borne de passo (1/1, 1/2, 1/8...) ?

No caso eu não precisaria mais do arduíno usando essa placa? E qual foi esse truque que você descobriu para conseguir um torque maior com uma rotação grande no motor de passo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Olhei melhor esse negócio de motor de passo, com alguns truques, tais como alimentar com tensão maior usando driver que controle a corrente consegue-se torque em maiores rotações. Parece que vai dar certo esse motor. O nominal dele é 4v, mas vamos usar fonte de 24V x 4A. Tem um driver apropriado pra isso que suporta corrente nominal até 3A (seu caso) e que controla a corrente de forma programada. Tudo isso com pouca grana, fonte tá uns 20 e driver uns 35.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-893615326-driver-motor-de-passo-tb6560-3a-1-eixo-cnc-router-120603-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745435603-fonte-12v-1a-2a-3a-4a-5a-cftv-bivolt-plastica-importada-_JM

 

Apenas para complementar a informação do Sérgio, o método para ligarmos é alimentar uma bobina de cada vez, modo Full Step, o consumo de energia é maior, porém o torque é superior. 

 

 

O Post vai ficar enrome, mas não consigo visualizar isso sem que você use um teclado matricial ou uma interface pra acionar o que deseja. 

adicionado 44 minutos depois

Eu ainda, acredito que a sugestão do @Ricardo S Ferreira, de fazer um acionamento simples é o ideal. 

Como disse o @Sérgio Lembo , do Arduino você não escapa. Não tenho certeza que será uma programação muito longa, mas pra tenho ma programação em HALF-STEP, dê uma olhada de como ficaria.

 

void loop()
{//Posição 1 = 1000
digitalWrite(bobina1,HIGH);//Definir nível lógico da bobina 1 = 1
digitalWrite(bobina2,LOW);//Definir nível lógico da bobina 2 = 0
digitalWrite(bobina3,LOW);//Definir nível lógico da bobina 3 = 0
digitalWrite(bobina4,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 4 = 0
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
//Posição 2 = 1100
digitalWrite(bobina1,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 1 = 1
digitalWrite(bobina2,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 2 = 1
digitalWrite(bobina3,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 3 = 0
digitalWrite(bobina4,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 4 = 0
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
//Posição 3 = 0100
digitalWrite(bobina1,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 1 = 0
digitalWrite(bobina2,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 2 = 1
digitalWrite(bobina3,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 3 = 0
digitalWrite(bobina4,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 4 = 0
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
66
//Posição 4 = 0110
digitalWrite(bobina1,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 1 = 0
digitalWrite(bobina2,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 2 = 1
digitalWrite(bobina3,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 3 = 1
digitalWrite(bobina4,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 4= 0
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
//Posição 5 = 0010
digitalWrite(bobina1,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 1 = 0
digitalWrite(bobina2,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 2 = 0
digitalWrite(bobina3,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 3 = 1
digitalWrite(bobina4,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 4 = 0
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
//Posição 6 = 0011
digitalWrite(bobina1,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 1 = 0
digitalWrite(bobina2,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 2 = 0
digitalWrite(bobina3,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 3 = 1
digitalWrite(bobina4,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 4 = 1
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
//Posição 7 = 0001
digitalWrite(bobina1,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 1 = 0
digitalWrite(bobina2,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 2 = 0
digitalWrite(bobina3,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 3 = 0
digitalWrite(bobina4,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 4 = 1
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
//Posição 8 = 1001
digitalWrite(bobina1,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 1 = 1
digitalWrite(bobina2,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 2 = 0
digitalWrite(bobina3,LOW);//Definir nivel lógico da bobina 3 = 0
digitalWrite(bobina4,HIGH);//Definir nivel lógico da bobina 4 = 1
delay(tempo);//tempo entre uma posição e outra
}

 

 

adicionado 45 minutos depois

Obviamente, há outros modo de programação mais "clean".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pinhed Era isso mesmo que eu estava fazendo

 

@Sérgio Lembo Então não vou usar esses bornes de passo, certo? Onde eu conecto o arduino nessa placa? E a questão do meu motor ter 6 fios e a placa ter saída apenas para 4? Ainda não entendi também a questão do "truque" para aumentar a velocidade/torque do motor com isso e nem se a fonte é de 12 V ou 24V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

@Pinhed Era isso mesmo que eu estava fazendo

 

@Sérgio Lembo Então não vou usar esses bornes de passo, certo? Onde eu conecto o arduino nessa placa? E a questão do meu motor ter 6 fios e a placa ter saída apenas para 4? Ainda não entendi também a questão do "truque" para aumentar a velocidade/torque do motor com isso e nem se a fonte é de 12 V ou 24V...

Um desses fios é o comum das bobinas. 

 

Quanto ao truque, não é exatamente um truque. Apenas é o modo que você vai utilizar para programar seu uControlador, HALF-STEP ou FULL STEP, no controle do motor de passo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pinhed

14 minutos atrás, Pinhed disse:

Um desses fios é o comum das bobinas. 


Quanto ao truque, não é exatamente um truque. Apenas é o modo que você vai utilizar para programar seu uControlador, HALF-STEP ou FULL STEP, no controle do motor de passo:
 

A questão de programar com Full step eu já tinha lido a respeito, mas quando o Sérgio comentou do truque ele se referiu a alimentar o motor com uma tensão maior do que a que o datasheet limita:

 

Sérgio:
"

Olhei melhor esse negócio de motor de passo, com alguns truques, tais como alimentar com tensão maior usando driver que controle a corrente consegue-se torque em maiores rotações. Parece que vai dar certo esse motor. O nominal dele é 4v, mas vamos usar fonte de 24V x 4A

"

 

Foi isso que não entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao limitar a corrente o motor fica protegido, não se preocupe quanto a isso. Para o seu caso 12V deve dar conta. O truque consiste exatamente nisso. Ao energizar a bobina, a corrente sobe lentamente devido a indutância. Quanto maior a tensão, menor o tempo necessário para atingir o nominal de 3A, isto é, atinge a corrente máxima e consequentemente o torque máximo em menor tempo. Dessa forma consegue-se inclusive melhorar o desempenho do torque em rotações mais elevadas. Essa l,imitação de corrente aquece o drive e não é pouco, compre um ventilador de 12V para melhorar a dissipação de calor do driver. O dissipador de alumínio que viu na foto não está lá a toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pinhed  Tenho o motor, o arduino, o código (em processo de teste), e a fixação do motor na parede juntamente com um encaixe do rotor do motor para a polia onde vai passar a corda que move a cortina, bem como a fiação passada que vai do local onde o motor vai ficar até o local onde vai ficar o arduino e o restante da circuitaria (cabine de som).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pinhed  Não entendi sua pergunta.. O código do arduino controla o motor e o rotor do motor está conectado a polia que está conectada as cordas que mostrei no desenho. Rodando o rotor para um lado ou para o outro eu fecho ou abro a cortina, certo? Só não entendi ainda em que lugar da placa driver entra o arduino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Bruno_pinmelo disse:

@Pinhed  Não entendi sua pergunta.. O código do arduino controla o motor e o rotor do motor está conectado a polia que está conectada as cordas que mostrei no desenho. Rodando o rotor para um lado ou para o outro eu fecho ou abro a cortina, certo? Só não entendi ainda em que lugar da placa driver entra o arduino

O drive serve para acionar o motor . MCU  > Drive > Motor de Passo.  

Você está acionando e alimentando o motor de passo direto nas saídas do uControlador ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...