Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Romualdo Rubens de Freitas

Aumentar memória RAM: Capacidade máxima 16 ou 32???

Recommended Posts

Caríssimos,

Tenho um desktop com as seguintes configurações:

Link para mais detalhes (http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-S3 FX/#Specification)

Placa-mãe: ASRock N68-S3 FX

CPU: AMD Phenom II X6 1065T

RAM: Dual Channel DDR3 (2 slots DIMM DDR3)

Atualmente, a memória RAM instalada é 2 x 4GB (8GB). Gostaria de "reviver" este meu velho e bom amigo

atualizando a quantidade de memória RAM. Em um dos vários sites chineses de compra encontrei a seguinte

oferta (https://pt.aliexpress.com/item/New-Sealed-DDR3-1600-PC3-12800-2GB-4GB-8GB-Desktop-RAM-Memory-compatible-with-DDR3-1333/32279960813.html?isOrigTitle=true)

Além deste, encontrei outro que disponibiliza bancos de 16GB (não consigo encontrar a URL agora).

Bem, gostaria de atualizar para 16GB (2 x 8GB) ou, preferencialmente, 32GB (2 x 16GB), mas estou em dúvida,

pois no link das configurações acima me deixou confuso quanto à real capacidade máxima que pode ser instalada.

Eis os dizeres:

<texto>

- Dual Channel DDR3 memory technology
- 2 x DDR3 DIMM slots
- Supports DDR3 1600/1333/1066/800 non-ECC, un-buffered memory
- Max. capacity of system memory: 16GB*

*Due to the operating system limitation, the actual memory size may be less than 4GB for the reservation for system usage under Windows® 32-bit OS. For Windows® 64-bit OS with 64-bit CPU, there is no such limitation.

</texto>

O item sobre a capacidade máxima diz 16GB, porém, o texto do asterisco diz que não há limite se o sistema operacional

for Windows 64bits, que é o meu caso: Windows 10 Pro 64bits, uma vez que o AMD Phenom II X6 suporta 64bits, conforme

atestado em http://www.amd.com/pt-br/products/processors/desktop/phenom-ii (aba "Features").

Assim, minha dúvida é: posso instalar 2 x 16GB ou devo ficar com 2 x 8GB ???

P.S. para continuar no processo de "revivê-lo" também penso em instalar um SSD:

https://www.lightinthebox.com/samsung-850-evo-250-g-sata3-solid-state-drives_p5619920.html?prm=1.5.1.1

(podem comentar a respeito, caso se interessem em fazê-lo)

Abraços,

Romualdo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 minutos atrás, Romualdo Rubens de Freitas disse:

- Max. capacity of system memory: 16GB*

sua placa-mãe suporta no maximo 16gb de ram.. logo, ou serao 2x8, ja q sua placa-mãe so tem 2 slots de memoria

Editado por rodrigo.dcvieira
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Romualdo Rubens de Freitas Qual é mesmo o objetivo desse "upgrade"?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Caro Atretador,

Apenas não quero comprar outro desktop e quero ter um em casa para mantê-lo ligado, preparar minhas aulas e exercícios, ou

seja, uma máquina para acesso rápido, não ficar (des)ligando o notebook sempre que quiser usar um computador. Neste desktop tenho um monitor Samsung T22C310 de 22", 2 HDs (um de 500GB, atual boot, e um de 1TB), placa de vídeo NVidia GForce GT 630 (acho) de 2GB, que atende bem minhas necessidades (não tenho o hábito de jogar, pelo menos, não mais ;-) ). Assim, dar um "up", aumentando a memória e instalando um SSD o manteria "vivo" por um booooom tempo, pois, afinal, preciso de um desktop mediano para tarefas que já mencionei.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vale a pena investir em ddr3. Acho que esse computador não precisa de mais que 8gb de ram, para somente montar exercícios. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Romualdo Rubens de Freitas Para essas tarefas que você mencionou a quantidade de memória que pretende colocar não fará diferença alguma na performance.

O SSD sim causa impacto na resposta do sistema em geral.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Resposta 2 ao Atretador,

Esqueci de mencionar que quero beeeem mais memória, pois uso o VirtualBox com várias máquinas virtuais (Linux e Windows) para realizar teste de instalação de programas de programação e teste de execução de programas. Por isso, os 32GB e o SSD me dariam um máquina "top" para o que eu preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

@Romualdo Rubens de Freitas Ah, isso sim muda um pouco as coisas. Mas seu sistema está limitado a 16GB mesmo. E os 32GB dificilmente seriam usados, não? É muita coisa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A todos,

Tenho certeza que gastar com essa máquina pode não parecer uma boa ideia, a princípio, mas eu quero fazê-lo. Assim, gostaria que me ajudassem no entendimento das especificações da placa/CPU: ao mesmo tempo que é dito que 16GB é a capacidade máxima, o texto do asterisco diz que com um SO de 64bits essa capacidade pode ser excecida, ou seja, os 32GB que quero.

Compartilhar este post

Link para o post

acho q nao existe pente de 16gb para ddr3 né so ddr4 tem pente de 16gb

e servidores obviamente ddr3 ecc

Compartilhar este post

Link para o post
    3 minutos atrás, Romualdo Rubens de Freitas disse:

Assim, gostaria que me ajudassem no entendimento das especificações da placa/CPU: ao mesmo tempo que é dito que 16GB é a capacidade máxima, o texto do asterisco diz que com um SO de 64bits essa capacidade pode ser excecida, ou seja, os 32GB que quero.

O sistema de 64 bits pode trabalhar com mais de 16GB de memória, mas sua placa-mãe não. Ou seja, você está limitado a 16GB.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Pode  olhar na especificação da MB que o limite é mesmo 16GB.

Nesse caso recomendo dois pentes de 8GB de 1600 MHZ( que é o especificado).

Sistemas 64 bits suportam até  192GB RAM, mas essa quantidade é só para servidores que tem hardware especial para suportar mais slots.

Editado por PedraX

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 20 minutos atrás, PedraX disse:

Pode  olhar na especificação da MB que o limite é mesmo 16GB.

Nesse caso recomendo dois pentes de 8GB de 1600 MHZ( que é o especificado).

Sistemas 64 bits suportam até  192GB RAM, mas essa quantidade é só para servidores que tem hardware especial para suportar mais slots.

PedraX,

Muito obrigado, acatarei sua sugestão, mesmo porque 2 x 16G estão com preço convidativo: USD$ 73,08 (aproximadamente R$ 237,44).

Abraços e meu muitíssimo obrigado a todos.

Cheers!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
    37 minutos atrás, Romualdo Rubens de Freitas disse:

Muito obrigado, acatarei sua sugestão, mesmo porque 2 x 16G estão com preço convidativo: USD$ 73,08 (aproximadamente R$ 237,44).

Abraços e meu muitíssimo obrigado a todos.

Cheers!!!!

Cuidado!!! Se comprar mesmo 2X16 GB sua placa não reconhecerá essas  RAM.

Se quis dizer 2X8GB=16 GB então OK.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 minuto atrás, PedraX disse:

Cuidado!!! Se comprar mesmo 2X16 GB sua placa não reconhecerá essas  RAM.

Se quis dizer 2X8GB=16 GB então OK.

Caramba, você está certo, eu digitei incorretamente o valor, que, na verdade, são 2 x 8GB = 16GB.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro entrar nesse site da Kingston:

https://www.kingston.com/BR/memory/search/Options

Lá você entra e ve a compatibilidade. Quando você compra nesses sites chineses é complicadíssima a troca de produto.

adicionado 9 minutos depois

Acabei de verificar que essa memória que você viu é ECC e só serve para servidores. No seu caso tem que ser unbuffered.

Também ví que segundo a tabela da Kingston só aceita de 4GB e então acho melhor consultar o fabricante da placa ou pesquisar melhor essa compatibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais