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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
i32leo

Dell Inspiron 15-7559 derruba WiFi

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Olá pessoal!

 

Recentemente adquiri um notebook da Dell, modelo Inspiron 15-7559 (Gaming), com Windows 10 Home.

Observei que ao conectá-lo na rede, de alguma maneira ele faz com que o sinal do roteador seja derrubado.

 

O roteador é um TP Link TL-WR840n. Já fiz alguns testes como trocar o canal, colocar a largura para 20MHz e atualizar o firmware.

Também já atualizei o Windows, inclusive os drivers.

 

Hardware: Qualcomm QCA61x4A 801.11ac Wireless Adapter

 

Existe alguma maneira de monitorar a rede para descobrir o problema? O que pode ser?

 

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- Primeiro passo é desconectar o Roteador do Modem

- Plugar Cabo de Rede do Modem até a Placa de Rede da Máquina e verificar se funciona normalmente

- Se o Modem for com Wireless integrado, efetuar Teste Wireless também...

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  • Autor do tópico
  • Fiz mais alguns testes com outros roteadores e tudo funcionou normalmente.

    Testei o notebook em dois roteadores TL-WR840n, e o problema ocorre em ambos.

    Estranho é que uso diversos outros aparelhos na rede Wi-Fi, e só derruba o sinal no momento que ligo o Dell.

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  • Autor do tópico
  • Infelizmente o meu roteador é da Versão 2. :(

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    - Eu não consegui absorver bem quando você menciona o seguinte:

     

    Fiz mais alguns testes com outros roteadores e tudo funcionou normalmente.

     

    - Poderia detalhar o que você quis dizer com isso ?

    - Testou com outros Roteadores ? - Qual(is) Marcas e Modelos ? E funcionou normalmente ?

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  • Autor do tópico
  • Claro!

    O que fiz foi conectar o notebook em outras redes Wi-Fi para ver como o sinal se comportava.

    O resultado foi que tudo funcionou perfeitamente. Um dos modelos que testei foi o D-Link DIR-615 N.

     

    Depois, testei num segundo roteador do mesmo modelo TL-WR840n e adivinha: também derrubou o sinal!

    Aparentemente, o problema ocorre apenas com essa combinação TpLink TL-WR840n + Notebook Dell.

     

    Inclusive, acabei pesquisando e descobrindo que outras pessoas tiveram problemas semelhantes. Alguns simplesmente trocaram de roteador. Outros falaram que os técnicos da Dell não conseguiram resolver o problema, e indicaram entrar em contato diretamente com a Tp Link.

    Editado por i32leo

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  • Autor do tópico
  • Fiquei com receio de instalar pois na própria página de download há uma advertência, avisando que não é recomendado pois o aparelho possui baixa flash/ram. Estive vendo os logs do roteador mas não consegui extrair informações importantes. Mas acredito que seja um bug da Tp-Link, que por algum motivo placas de rede específicas conseguem provocá-lo.

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  • Autor do tópico
  • Pessoal, um amigo deu o seguinte palpite: "Pode ser que haja algum defeito na placa de rede, que pode estar transmitindo requisições fora do padrão (com bits a mais ou a menos, por exemplo). Talvez o roteador não consegue interpretar e entra em colapso, desligando o Wi-Fi. Neste caso, seria tanto defeito da placa quanto um bug no firmware do roteador."

     

    O que vocês acham? Existe alguma maneira de comprovar isso?

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    Bit a mais ou a menos tanto o S.O quanto o roteador deveriam rejeitar o pacote e pedir reenvio (ao menos no melhor e correto cenário). Para matar um problema de hardware, somente como citei acima, usando um outro firmware, já que na outra ponta você testou dois aparelhos diferentes.

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  • Autor do tópico
  • Instalei o Lede Project. Aparentemente o meu dispositivo não suporta a interface gráfica, disponível no endereço 192.168.1.1. Pelo visto se foi o roteador...

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    O roteador ainda não se foi. O ideal é que a interface gráfica seja instalada porém é possível instalar a interface LUCI separadamente.

     

    Conecte via SSH (use o Putty para isso), e insira os comandos:

     

    opkg update
    opkg install luci

    /etc/init.d/uhttpd start
    /etc/init.d/uhttpd enable

     

    Feito isso já deverá ser possível acessar a interface gráfica.

     

    https://sorenpoulsen.com/install-lede-on-a-linksys-wrt1200ac-router

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  • Autor do tópico
  • Falei com o suporte da Dell. O técnico ajustou alguns drivers mas não adiantou, e indicou que eu procurasse um especialista em redes.

     

    Logo depois me rendi e instalei o Lede Project. Mesmo com a internet funcionando normalmente, o comando opkg update não funcionava, e aparecia o erro "Failed to establish connection". Sobre esse erro, tudo que a documentação oficial recomenda é verificar a conexão e tentar novamente.

     

    Tentei fazer o procedimento de outras maneiras, mas nada funcionou. Aí tive a ideia de instalar novamente o firmware da Tp-Link. Conectei no roteador via FTP e joguei o arquivo na pasta /tmp. Como não tinha conhecimento, resolvi simplesmente testar. O problema é que o comando sysupgrade não instala efetivamente uma imagem de firmware, o que acabou corrompendo de vez o chip.

     

    Resumo: comprei o modelo TL-WR941HP e está funcionando.

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    - Seu caso foi muito estranho...Estou acompanhando desde o começo...

     

    - Eu particularmente não recomendo a utilização de Firmwares alternativos como: DD-WRT, Gargoyle, etc, a menos que seja a última tentativa de Recuperar o Equipamento...

     

    - Tive um problema parecido e quando fui verificar, simplesmente a NET Vírtua havia habilitado Conectividade para IPv6, com isso minha Conexão ficava Instável e derrubava toda a Rede, me obrigando a desativar Conectividade IPv6 no Modem e no Roteador, passando assim a ser solucionada...

     

    - Bom saber que adquirindo um Novo Equipamento o Problema foi: Resolvido :thumbsup:

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  • Autor do tópico
  • Estranho mesmo. Infelizmente não consegui desvendar o problema, mas tudo indica uma incompatibilidade entre esses modelos específicos de notebook e roteador.

     

    Valeu pessoal

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    Ainda acredito que dava para ter salvo seu roteador e o LEDE deveria resolver o problema. O que ocorreu com o opkg foi devido a ter perdido a conexão e com isso não foi possível fazer o download/update do pacote, se você tivesse utilizado um segundo roteador com conexão ativa e ligado nele o WR840N, o download deveria ocorrer. Enfim... Triste por não termos conseguido achar a causa.

     

    Não entro no mérito do uso ou não do firmware alternativo, afinal se resume a uma questão de escolha. Eu uso há cerca de 7 meses e tudo funciona muito bem, inclusive a falha Krack foi corrigida no dia seguinte (DD-WRT) a confirmação do problema, além da adição de uma função que protege a rede de dispositivos que não receberão atualizações para corrigir. Acho os firmware alternativos opções muito mais estáveis e com adicional de funções muito melhores do que os firmware padrão (a exceção do firmware Asus).

     

    Se alguém conseguir no futuro fazer este teste, poderia então repassar a quem de direito para corrigir o problema, seja a Dell via drivers ou a TP-Link. E claro, nos informar aqui.

    Editado por ciro-mota

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