Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
RafaelCLP

Sugestão: adicionar informação sobre CODE nos fóruns de programação

Recommended Posts

A maioria dos usuários que postam dúvidas nessas áreas são novos ou pouco frequentes no fórum. São poucos os que usam CODE, e os códigos ficam totalmente bugados (e pior que eles não prestam nenhuma atenção nisso). Acaba tendo um passo extra nesses tópicos antes que a dúvida possa ser resolvida: um pedido para que ele reposte da forma correta.

Seria ótimo ter alguma mensagem bem direta e chamativa na página de criar o tópico, informando sobre isso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RafaelCLP Olá.  tudo bem com você?

Sou DiF, um dos moderadores responsáveis pela área de Programação.

O que você sugere  já existe, porém ninguém de fato lê o anúncio. Provavelmente nem você percebeu o Post destacado nos comunicados :) 

Em todos os fóruns de programação este anúncio de como postar corretamente o código, está presente. Para que todos possam ler...

Infelizmente, não podemos fazer nada sobre isso.

comunicados-code.PNG

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Não não, eu percebi tudo isso que você citou. Eu estou falando na página de criar o tópico mesmo. Onde tem o formulário. Teria um aviso bem destacado (só pra tópicos nos fóruns de programação) avisando sobre o CODE, logo acima da caixa de escrever o conteúdo do tópico. Não sei qual fácil é fazer isso hoje em dia no IPB, mas na época que eu usava IPB (na versão 2 ainda) era bem fácil, então suponho que hoje seja ainda mais. Imagino que tenha plugins bem simples pra isso.

Não me entenda mal, não estou dizendo que não estão tentando resolver esse problema. Como você mesmo postou, o que não falta é aviso (comunicado/tópico pinnado). Mas infelizmente a maioria dos "visitantes" não leem esses tópicos, então a solução atual não está sendo muito efetiva.

Você pode afirmar que isso é culpa deles e não há nada que possa ser feito. Se esse fosse o argumento usado eu teria que discordar (da segunda parte). Aceitar que o problema nunca será resolvido e aprender a viver com ele é uma "solução", mas acredito que uma segunda (melhor) solução seria tentar pensar em outras alternativas. Pode ser que minha sugestão seja péssima e não resolva nada também, mas é uma alternativa que não sabemos ainda se funciona ou não. Se vale a pena testar ou não, não cabe a mim decidir, mas a sugestão está dada...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RafaelCLP O que quis dizer é que: 

Mesmo que ponhamos um aviso em letras garrafais, em vermelho cintilante e piscando para chamar a atenção, os usuários não leem. 

Um exemplo é as regras descritas ao fazer o  registro. A aceitação das regras é obrigatória clicando na caixa de aceitar, e ao lado tem o link das mesmas para que a pessoa leia e esteja ciente delas. Na prática as pessoas apenas marcam a caixinha para completar o cadastro sem ler as regras.

Digo que é um problema que sempre vai ter, independente de ter um aviso( que não falta) ali ou não. Ademais,  ficaria um pouco poluído aquele espaço.

Agradeço pela sugestão.  Você iria nos ajudar muito se você denunciar qualquer tópico/post que um usuário não usa o recurso CODE <>. 

O @Gabriel Torres pode dizer se tal coisa é possível.

Editado por DiF

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, é como eu disse, você pode argumentar que não tem como resolver esse problema de jeito nenhum, independente do que seja feito - e nesse ponto nós discordamos. Eu concordo que ficaria meio poluido. Eu discordo de que não faria diferença.

Vou deixar de lado a discussão sobre a poluição visual que isso traria (pois realmente traria), ou sobre a viabilidade / facilidade de adicionar esse recurso (pois não sou eu quem terá esse trabalho), já que se a sugestão for barrada por algum desses motivos não há nada que eu possa argumentar. Focarei somente na discussão sobre a efetividade desse aviso.

Tendo um link que diga "Poste seus tópicos corretamente!" e outro "Botão code<>: como e para que usar?", a maioria não vai sequer perceber que eles estão ali, e vai direto pro botão de criar tópico. Outros vão perceber que eles estão ali, mas acharão que não tem como "errar", então não lerão. Ainda há aqueles que simplesmente não querem perder tempo lendo isso (sim, são muito preguiçosos, mas atrapalham a vida de quem está a fim de ajudar).

O título do comunicado em si não diz muito sobre o que pode ou não pode ser feito. Só diz que há coisas que podem ou não podem ser feitas, e a maioria não vai gastar tempo lendo, como você disse. Já um aviso na página em que eles criarão o tópico, imediatamente acima da caixa onde escreverão o conteúdo, eu tenho fortes motivos para acreditar que seria sim lido, se for algo bem curto e difícil de passar despercebido.

Algo simples como:

Favor não colar seu código diretamente na caixa abaixo - ou ele poderá ser excluído. Clique no botão <> para isso!

Compartilhar este post

Link para o post
    6 minutos atrás, RafaelCLP disse:

Favor não colar seu código diretamente na caixa abaixo - ou ele poderá ser excluído. Clique no botão <> para isso!

Não acho que seja uma boa ideia isso. Pois ao meu ver é uma mensagem intimidadora.  Não vejo necessidade de excluir só por que o usuário não sabe usar os recursos do fórum.

Desculpe-me, mas os avisos ali são bem visíveis. O título do comunicado é o mais objetivo e direto possível. Se diz "Poste corretamente seus códigos", o usuário precisa ter em mente que há uma forma correta de postar. Duvido que  qualquer outro fórum tenha um post exclusivo informando de forma simples e objetiva o jeito certo de postar um código, como nós temos.

O público do fórum atualmente é outro. Hj em dia não sabem usar o fórum.  

O melhor a fazer é sempre Reportar com o botão da denúncia quando ver um tópico irregular.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 8 minutos atrás, DiF disse:

Não acho que seja uma boa ideia isso. Pois ao meu ver é uma mensagem intimidadora.  Não vejo necessidade de excluir só por que o usuário não sabe usar os recursos do fórum.

Desculpe-me, mas os avisos ali são bem visíveis. O título do comunicado é o mais objetivo e direto possível. Se diz "Poste corretamente seus códigos", o usuário precisa ter em mente que há uma forma correta de postar. Duvido que  qualquer outro fórum tenha um post exclusivo informando de forma simples e objetiva o jeito certo de postar um código, como nós temos.

O público do fórum atualmente é outro. Hj em dia não sabem usar o fórum.  

O melhor a fazer é sempre Reportar com o botão da denúncia quando ver um tópico irregular.

Ah sim, não precisa dizer que vai excluir. Foi só um exemplo.

Bom, minha opinião continuará sendo de que vale a pena tentar adicionar a mensagem e analisar o resultado (se daria certo ou não, não sei). Não dá pra me convencer de que não funcionará sem nem mesmo ter tentado. Não tenho mais nenhum argumento pra defender meu ponto, se não consegui convencer com o que disse até agora não tenho como convencer mesmo.

Quanto a reportar, acho perda de tempo. Eu sei que não é meu trabalho, mas postar pedindo pro usuário corrigir o post dá menos trabalho pra todo mundo e tem o mesmo efeito e resultados mais rápidos (um passo a menos, e alivia o seu trabalho como moderador também). Posso estar errado, se preferir que eu simplesmente reporte em vez de pedir ao usuário pra corrigir, só falar.

Compartilhar este post

Link para o post

@RafaelCLP Tudo bem? Agradeço seus comentários. Infelizmente, pela nossa experiência (e são já 21 anos de Clube do Hardware), podemos colocar uma mensagem em neon vermelho na página de criação de tópicos que o pessoal continuará não lendo e não usando os recursos necessários. Antigamente tínhamos algo neste sentido, e na verdade recebemos muitas críticas de que o nosso fórum era muito "burocrático" e "rígido", e que éramos "pequenos ditadores". Por isso, resolvemos "desburocratizar o fórum", removendo as inúmeras mensagens sobre como postar tópicos corretamente e usar as funções do fórum, e essas críticas praticamente sumiram. Por isso, atualmente preferimos não usar deste expediente e editar as mensagens fora do padrão e/ou dar um toque nos usuários. Existe uma grande distância entre o que seria "o mundo ideal" e como as pessoas reagem às nossas tentativas de deixar o fórum mais organizado... Mas a realidade é esta, infelizmente hoje em dia você não pode nem tentar deixar as coisas organizadas que o pessoal já nos rotula de nazistas...

Espero que você entenda que o que disse acima e o que o @DiF explicou não é algo baseado em "achismo" nosso, é fato concreto de como os usuários reagem muito mal a qualquer "regra" ou "aviso em vermelho"... Temos de dançar conforme a música.

Espero ainda que você entenda que não estamos desmerecendo a sua opinião -- totalmente válida, por sinal. Em resumo: já fizemos isto que você sugere e não deu certo, foi um tiro que saiu pela culatra.

Abraços!

• Curtir 1
    • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 6 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@RafaelCLP Tudo bem? Agradeço seus comentários. Infelizmente, pela nossa experiência (e são já 21 anos de Clube do Hardware), podemos colocar uma mensagem em neon vermelho na página de criação de tópicos que o pessoal continuará não lendo e não usando os recursos necessários. Antigamente tínhamos algo neste sentido, e na verdade recebemos muitas críticas de que o nosso fórum era muito "burocrático" e "rígido", e que éramos "pequenos ditadores". Por isso, resolvemos "desburocratizar o fórum", removendo as inúmeras mensagens sobre como postar tópicos corretamente e usar as funções do fórum, e essas críticas praticamente sumiram. Por isso, atualmente preferimos não usar deste expediente e editar as mensagens fora do padrão e/ou dar um toque nos usuários. Existe uma grande distância entre o que seria "o mundo ideal" e como as pessoas reagem às nossas tentativas de deixar o fórum mais organizado... Mas a realidade é esta, infelizmente hoje em dia você não pode nem tentar deixar as coisas organizadas que o pessoal já nos rotula de nazistas...

Espero que você entenda que o que disse acima e o que o @DiF explicou não é algo baseado em "achismo" nosso, é fato concreto de como os usuários reagem muito mal a qualquer "regra" ou "aviso em vermelho"... Temos de dançar conforme a música.

Espero ainda que você entenda que não estamos desmerecendo a sua opinião -- totalmente válida, por sinal. Em resumo: já fizemos isto que você sugere e não deu certo, foi um tiro que saiu pela culatra.

Abraços!

Se é algo que já foi tentado e recebeu feedback negativo, entendo.

É uma pena, o fórum que eu participei de 2006 a 2009 era relativamente organizado e o pessoal fazia certo devido aos avisos, mas também era outra época e um outro "público" :/.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    Em 10/13/2017 às 14:35, RafaelCLP disse:

mas também era outra época e um outro "público"

Este é exatamente o "x" da questão. O perfil dos usuários mudou radicalmente nos último 5-6 anos.

Abraços e obrigado mais uma vez pelos seus comentários extremamente válidos e estar participando de nossa comunidade por tantos anos.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais