Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BrunoGustas

Perda de desempenho da GTX 1050

Recommended Posts

Olá, recentemente eu troquei minha placa de vídeo (R7 240) por uma GTX 1050, após ter feito isso comecei a jogar jogos como Rainbow Six, GTA V, entre outros...O problema que está me ocorrendo é que durante determinados períodos dentro do jogo o uso da GPU cai para uns 40% ~ 50% e o fps do jogo consequentemente também, no Rainbow por ex, o jogo fica 100 120 140 fps normal, e em partes da fase, cai para 40 fps e o uso da GPU  de 80 % cai para 40%.

Meu PC : 

Processador: OctalCore AMD FX-8300, 4200 MHz

8 Gb RAM

Placa de vídeo: MSI GTX 1050 2gb

placa-mãe: M5A78L-M LX/BR

Fonte: Corsair 500w

Não ocorre gargalo, drivers atualizados, não há problemas de refrigeração e não é vírus.

Em jogos como Mad Max, Sniper Elite 4 e Rise of the Tomb Raider a placa funciona normal sempre em seu máximo mantendo um FPS contínuo. 

Espero que alguém possa me ajudar, desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil, mas acho que pode ser sua placa-mãe.

Dizem que é uma gambiarra da AMD as placas mãe com chipset 760g funcionar os FX, não sei se causa essas quedas, mas eu tinha essa mesma placa-mãe com um FX 4300 e acontecia as mesmas coisas comigo no CS:GO. 

Editado por Fabricio Gomes
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, eu  usava um 4300 antes de mudar para o 8300, antes não tinha este problema...o duro é que não ocorre em todos os jogos, é uma coisa sem explicação.

Compartilhar este post

Link para o post

@BrunoGustas Essa sua placa-mãe é uma boa suspeita. O que o @Fabricio Gomes disse está correto. Esse chipset é da época dos Phenom e foi adaptado na marra para funcionar com os FX. O problema é que o sistema de alimentação não foi projetado para isso. Daí os reguladores de tensão da placa-mãe começam a superaquecer a ponto de terem que limitar a alimentação do processador para não queimarem. Com processadores mais potentes, como o FX 8300, isso fica mais e mais grave. Alguns jogos são mais exigentes que outros, então tem sim explicação.

Para tentar reduzir o problema, você deve buscar refrigerar a região dos reguladores de tensão (eles ficam em volta da região do processador) da melhor maneira possível. Tente colocar um fan apontado diretamente para lá e veja se melhora:

hXq5skWhFvbGrgYk_setting_fff_1_90_end_480.png.jpg

Figura 1: Tente refrigerar aí.

Ah, e você não usa estabilizador ou algo tão ruim quanto, né?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Foxwalt Obrigado pela explicação. E não, não utilizo estabilizador, ligo direto na tomada. Vou tentar abrir a porta e colocar um ventilador, pois já tem um fan bem em cima que não deve estar dando conta. Tem algum modo de eu ver se a tensão está sendo limitada nos reguladores ? Vou ver se reduzo a tensão do processador também, porque eu alimento ele com 1.45v.

adicionado 2 minutos depois

Aproveitando, você conhece algum modelo de placa-mãe bom para esse processador ? 

Compartilhar este post

Link para o post
    2 horas atrás, BrunoGustas disse:

Tem algum modo de eu ver se a tensão está sendo limitada nos reguladores?

Veja os sensores de temperatura da placa-mãe.

Vou tentar abrir a porta e colocar um ventilador, pois já tem um fan bem em cima que não deve estar dando conta.

Esse fan está em cima diretamente daquela região? Tente dar um jeito de colocar ele lá. Essa ideia do ventilador não é legal.

Vou ver se reduzo a tensão do processador também, porque eu alimento ele com 1.45v.

Você alterou isso ou deixa como veio de fábrica?

Aproveitando, você conhece algum modelo de placa-mãe bom para esse processador ? 

Se for trocar a placa-mãe, o ideal seria já trocar o restante do kit. Não compensa investir em processador FX atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A tensão da CPU eu alterei manualmente pois essa mobo fornecia muito pouco para o fx 8300 e dava tela azul ou o pc reiniciava.

Eu alterei o Vcore do CPU para 1.35v e o clock travei em 3.8 melhorou bastante.

A respeito do fan, ele está o mais próximo possível. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais