Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificação em mini system Toshiba


SkyFire161
Ir à solução Resolvido por SkyFire161,

Posts recomendados

Boa noite,

 

Estou querendo utilizar um mini system Toshiba modelo MS 7816MU como amplificador para meu computador. Apesar de o aparelho já funcionar para o objetivo um detalhe me incomoda, toda vez em que o desligo da tomada e ligo novamente ele vai direto para a função rádio fm e no volume 23 sendo que o volume máximo é 30 e é necessário mudar manualmente para a função auxiliar na qual a saída de áudio do computador está ligada. Eis a minha dúvida, é possível fazer alguma modificação para que ele vá direto para a função auxiliar ao ligar o aparelho e com volume zerado? 

 

Sei que não é grande transtorno apenas mudar para a função auxiliar mas pretendo deixa-lo mais conveniente e similar a um amplificador para pc.

 

Vou deixar aqui o link para o esquema: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/toshiba-audio/toshiba-ms7804-ms7816-ms7825mu-13610/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkyFire161 Tava olhando o esquema e não achei uma forma de fazer isso com o volume, pode atrapalhar o funcionamento do aparelho.

 

Talvez seja possível que mude apenas para o AUX automaticamente. Quantas vezes tem que apertar o botão SOURCE para que a fonte vá para o Auxiliar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Boa noite,

 

Estou querendo utilizar um mini system Toshiba modelo MS 7816MU como amplificador para meu computador. Apesar de o aparelho já funcionar para o objetivo um detalhe me incomoda, toda vez em que o desligo da tomada e ligo novamente ele vai direto para a função rádio fm e no volume 23 sendo que o volume máximo é 30 e é necessário mudar manualmente para a função auxiliar na qual a saída de áudio do computador está ligada. Eis a minha dúvida, é possível fazer alguma modificação para que ele vá direto para a função auxiliar ao ligar o aparelho e com volume zerado? 

 

Sei que não é grande transtorno apenas mudar para a função auxiliar mas pretendo deixa-lo mais conveniente e similar a um amplificador para pc.

 

Vou deixar aqui o link para o esquema: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/toshiba-audio/toshiba-ms7804-ms7816-ms7825mu-13610/

Ao desligar ele da tomada o Stand By dele apaga e retorna a configuração inicial. Não há como mudar isto em um rádio.

A solução é não desligar sua energia...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wagner Ruaro disse:

Ao desligar ele da tomada o Stand By dele apaga e retorna a configuração inicial. Não há como mudar isto em um rádio.

A solução é não desligar sua energia...

No caso existem apenas "gambiarras" a serem feitas. Eu já fiz uma em um rádio desse tipo para ele ligar assim que colocasse a tomada, anulando o botão POWER.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre88, para ir até a função Aux tenho que apertar 4 vezes o botão source.

 

Quando ao volume, seria possível instalar algo como um potenciômetro em algum ponto? Claro que então eu teria de regular o volume duas vezes. Talvez instalar um botão liga e desliga para conectar e desconectar a saída de áudio assim ao liga-lo, considerando que o botão esta na posição desligado, o som não sairia e eu poderia regular o volume e então liberar a saída de áudio.

 

Gambiarras são bem vindas sempre hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Mestre88, para ir até a função Aux tenho que apertar 4 vezes o botão source.

 

Quando ao volume, seria possível instalar algo como um potenciômetro em algum ponto? Claro que então eu teria de regular o volume duas vezes. Talvez instalar um botão liga e desliga para conectar e desconectar a saída de áudio assim ao liga-lo, considerando que o botão esta na posição desligado, o som não sairia e eu poderia regular o volume e então liberar a saída de áudio.

 

Gambiarras são bem vindas sempre hehe.

Só não são bem vindas quando elas aumentam o trabalho a ser realizado. :huh:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estou aberto a qualquer sugestões que possa me ajudar. Sei que em muitos casos torna-se muito caro o procedimento e/ou exige muita capacidade e conhecimentos que por muitas vezes ultrapassam as minhas mas qualquer ideia é valida e em alguns casos mesmo não ficando esteticamente legais as tais "gambiarras" resolvem o problema. Existem níveis de gambiarra hehe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, SkyFire161 disse:

Mestre88, para ir até a função Aux tenho que apertar 4 vezes o botão source.

Isso complica, se fosse uma única vez bastava um temporizador bem simples ligado ao botão (foi isso que fiz no meu rádio). Mas são 4, então a única maneira seria algo que contasse 4 vezes ligando e desligando o botão até aparecer "AUX" no painel.

O circuito para isso sairia um pouco complicado.

.

Enfim, vendo o seu esquema foi a única coisa que pensei.

 

Sobre potenciômetro interno, não recomendo. Vai alterar o esquema original do rádio. Talvez seja útil um potenciômetro por fora, mas este somente vai alterar o volume do PC.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite,

 

Bom, resolvi usar o aparelho assim mesmo mas porém, após uma semana de uso ele começou a apresentar defeito. O display fica todo iluminado e o sistema não funciona como deveria, aquela apresentação "DEMO" não surge. Resolvi abri-lo e percebi que ao desconectar o cabo CW 401 o sistema volta mas ao clicar em qualquer função ele cai para o stand by, ao conectar o conector CW 401 o display fica mais iluminado e sem apresentar qualquer informação.

o que pode ser?

 

Obs: O esquema elétrico esta no primeiro post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei ambos capacitores por novos e o problema permanece.

 

Alguma esta errada na linha do conector CW401, desconectei apenas o pino GND e o sistema respondeu ao comando de source na qual seleciona entre FM, AM, CD etc, o volume através do controle também respondeu porém o aparelho não emite som algum, não reconhece pendrive nem a mudança de estações de rádio e o display, ao remover o GND desse conector fica com sua iluminação bem mais fraca.

 

Notei que as tensões mudam com o cabo conectado ao CW401.

Com ele conectado elas ficam:                                       Com o cabo desconectado:

FSCL: 1,68V                                                                          FSCL: 2,36V

FSDL: 1,68V                                                                          FSDL: 2,36V

 

No conector CW400 também mudam:

Conectado ficam:                                                             Desconectado ficam:

+9V(UNSW): 8,90V                                                            +9V(UNSW): mesmo valor

+9V(SW): 0,70V                                                                  +9V(SW): 2,38V

-9V(SW): 0,25V                                                                    -9V(SW):  0,55V

AMP_MU: 1,04V                                                                 AMP_MU: 4,64V

 

Não pode ser algo relacionado na linha do CW401?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medindo os componentes da linha do conector CW401 notei que o HQ819  C107 não apresenta valor algum, o diodo HD807 ligado a ele esta ok bem como o resistor de 1K. O restante dos transistores SMD apresentaram valores.

 

Vou resoldar esse transistor.

 

*Corrigindo, os transistores SMD HQ819 e HQ806 não apresentam valores.

 

Talvez não tenha relação ou simplesmente o multímetro digital é que não acuse os valores.

 

obs: Quando o aparelho cai para o stand by ele permanece com o display iluminado e as horas piscando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, SkyFire161 disse:

O HQ819 pode ser o causador de o sistema não ligar normalmente? Outra dúvida, qual transistor devo colocar no lugar pois não sei qual a especificação, precisa necessariamente ser um SMD? 

Sim! Ele pode ser o causador dessa falha, observe que ele esta na linha do comando M-Power/On.

Pode colocar um BC817 no local, só preste atenção se a base é do mesmo lado (Acredito que sim)

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/16109/PHILIPS/BC817.html

É só observar qual pino dele esta na linha do diodo HD807, esse pino será a base, e compare com o datasheet acima....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revisando o circuito notei que nenhum dos transistores KRC107S, são eles o HQ819, HQ902, HQ903 e HQ508 marcaram qualquer valor no multímetro digital em escala de diodo. 

O HQ508 por exemplo esta na placa correspondente ao CD e USB.

 

Não seria pouco provável que ambos tenham queimado pelo mesmo motivo? E talvez eles não apresentem valores por algum outro motivo?

 

Obs: Ainda não substitui o HQ819 pelo BC817 ja que não tenho onde compra-lo e devido a isso fui atras de um KRC107S do próprio circuito e encontrei o que estava na placa de CD (HQ508)que creio eu que se for removida a placa de CD do circuito ele ainda deveria funcionar normal com exceção do CD mas como esse transistor também não apresentou valor, fiquei nessa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pelo que vi no esquema, sim! Mas lógico, nem sempre o esquema esta 100% do circuito montado, eles sempre dizem que o circuito esta sujeito a alterações sem aviso! Então o que vale é o que você esta vendo ai!...

Se eles tem a mesma especificação é porque mudaram o circuito na linha de produção...

Ai esses transistores não tem como serem medidos com multiteste, tem que medir as tensões que chega na base e o comportamento da tensão entre coletor/emissor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...