Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fiz a BESTEIRA de comprar um Gabinete com a fonte em cima!


Posts recomendados

Fiz a besteira de comprar um gabinete com a fonte na parte de cima por causa do orçamento, só agora que fui ver os malefícios disso, ela chega essa semana.

 

Vou colocar nela um ryzen 5 1400 e uma 1050TI, mas nem pretendo fazer overclock. A fonte seria uma SHOCKER da pcyes de 500w.

 

Seria melhor eu deixar a porta do gabinete sempre aberta? O gabinete é um Vinik Gamer Hunter, estou com medo de superaquecer a fonte e ela quebrar em apenas 1 ano. E olha que eu já estou quebrado financeiramente.

 

Não sei se esse componentes vão fazer do meu gabinete um forno, talvez eu esteja exagerando, moro em SP e nem é tão quente aqui. O que eu faço caso eu não consiga por mais ventoinhas por causa da minha placa-mãe?

 

Gabinete:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6982/gabinete-vinik-gamer-hunter-window-mid-tower-preto-led-vermelho-sfonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SoulsMan Olá, primeiramente seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

 

1 hora atrás, SoulsMan disse:

Seria melhor eu deixar a porta do gabinete sempre aberta?

Jamais. Deixando aberto, você quebra o fluxo de ar projetado para o gabinete.

 

O ideal é você pedir a troca e pagar a diferença. 

Todo consumidor tem direito a arrependimento de compra. Então se eu fosse você, esperaria o gabinete chegar, mas não abrir a caixa. Deixe intacto e entre em contato com a loja explicando seu arrependimento.

 

Lembre-se, isso é garantido por lei, caso a loja não concorde, seja trocando e pagando a diferença, ou simplesmente devolvendo o seu dinheiro, procure o procom de sua cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SoulsMan Ruim não é. Creio que isso talvez possa até ser questão de gosto. Não sei dizer.

Mas, por experiência, a maioria das fontes são projetadas para sugar o ar frio que vem por de baixo do gabinete, fazendo com que ela sempre esteja em uma boa temperatura.

 

Ao usar em cima, isso não ocorre. Pois ele estaria pegando o ar interno do gabinete inteiro e agindo como um exaustor, o qual não é a função.

 

Antigamente, os gabinetes eram com a fonte em cima. Estas fontes tinham o fan agindo como exaustor, mas apenas da fonte e não do gabinete inteiro.

 

Por isso sugeri a troca. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@SoulsMan Não. Gabinete torre, foi projetado para ficar em pé.  Se quiser ficar com o gabinete, a fonte vai funcionar normalmente... mas pode ser que ela esquente mais do que o normal. 

 

Minha recomendação é que, faça a troca do gabinete. Como consumidor você tem esse direito de pedir o dinheiro de volta.

 

O artigo 49 do Direito do consumidor diz:

Citação

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

 

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

 

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

 

Em outras palavras, a partir do momento que receber seu gabinete em casa, você tem 7 dias para contatar a loja e exercer o direito de arrependimento. No caso vai receber seu dinheiro de volta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 14/10/2017 às 02:07, Alexia Alves Buccker disse:

Mas chega a ser tão ruim assim que devo trocar?

Gabinete com fonte na parte de cima não é o fim do mundo. Eles funcionam normal, porém não são projetados para setup exigente, e quando digo exigente, seria algo lá topo de linha ou para quem faz overclock.

A diferença é que a eficiência do fluxo de ar não é tão boa quanto um gabinete com a fonte na parte de baixo.(se bem que existem modelos com fonte na parte de baixo que possuem péssimo fluxo de ar, sem poucos furos na parte frontal do gabinete e outros detalhes que torna o produto um verdadeiro forno)

 

38 minutos atrás, Rosana_2021 disse:

A minha fica na parte superior do gabinete. Mesmo com o computador bem ventilado internamente (4 fans), a fonte pode ter sua vida útil prejudicada?

 

Meu computador é para uso básico (internet e office).

Fontes de alimentação são feitas para aguentar este tipo de tranco, então não tem com o que se preocupar. Pode haver algum impacto sim, mas é bem menos prejudicial do que usar um estabilizador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte ,

 

Eu não fazia ideia do quanto os estabilizadores são prejudiciais.

 

Meu computador estava desligando, às vezes em sequência. Ou então, do nada.

 

Pensei que fosse a temperatura do processador. Troquei a pasta térmica. Instalei 2 fans adicionais.

 

A temperatura melhorou muito pouco com as mudanças. E continuava desligando.

 

Então o deixei sem a tampa, com ventilador em velocidade máxima. Não resolveu.

 

Postei meu problema aqui e em pouco tempo alguém falou sobre o estabilizador. Tirei no mesmo dia.

 

Faz uma semana que meu computador não desliga. E a temperatura diminuiu por volta de 5ºC.

 

Estabilizador nunca mais!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...