Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que placa-mãe AM3+ escolher?


Zeus123

Posts recomendados

Oi possuo um FX-4300 e 2x4GB DDR3 1333MHZ (genéricos) mas a minha placa-mãe ASUS M5A78-L LX/BR queimou um slot de memória e por isso só estou com uma das duas memórias conectadas.

E além do mais essa minha placa-mãe que tenho atualmente é PÉSSIMA pra overclock e por ter queimado um dos slots eu acredito que ela irá morrer em breve.

Queria saber qual a melhor placa-mãe AM3+ que eu poderia escolher gastando até R$310 +/- que seja ao menos razoável para overclock?

Mesmo que tenha Chipset 760G que falam que é ruim pra Overclock.

 

Estava pensando nessas duas:

 

Essa Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M PLUS/USB3, 4x DDR3 HDMI/DVI/VGA, USB 3.0 Frontal, Áudio Gamer

Por aguentar até 125 Watts da CPU e o meu FX-4300 consome 95 Watts assim como meu futuro FX-8300 então acredito que aguente um bom Overclock, e poderia no futuro comprar uma Hyper X 8GB DDR3 1866MHZ.

Ou Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM3+ mATX GA-78LMT-USB3,Edição Especial KaBuM! E-Sports,DDR3,HDMI,VGA,USB 3.0

Que não sei de quanto é o TPD.

 

Por favor não me venham falar pra comprar um kit novo Intel Pentium G4560, memória ram DDR4 e placa-mãe Intel. Só posso gastar em torno de R$310.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeus123 Eu não iria em nenhuma destas. Iria te recomendar a Asus 970 Aura Pro Gaming.

asus-970-pro-gamingaura-ddr3usb31som

Mas como você só tem disponível este valor... Sugiro aguardar um pouco mais, arrecadar mais R$130,00 e comprar uma destas:

m5a97-r2-0-4x-ddr3-crossfirex-usb-3-0-header-com-e-tpm-spdif-bios-flashback

m5a97-le-r2-0-4xddr3-usb-3-0-boost-digi-vrm-proc-140w-porta-serial-saida-spdif-crossfirex

Ambas possuem TDP de 140W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

@Zeus123 Eu não iria em nenhuma destas. Iria te recomendar a Asus 970 Aura Pro Gaming.

asus-970-pro-gamingaura-ddr3usb31som

Mas como você só tem disponível este valor... Sugiro aguardar um pouco mais, arrecadar mais R$130,00 e comprar uma destas:

m5a97-r2-0-4x-ddr3-crossfirex-usb-3-0-header-com-e-tpm-spdif-bios-flashback

m5a97-le-r2-0-4xddr3-usb-3-0-boost-digi-vrm-proc-140w-porta-serial-saida-spdif-crossfirex

Ambas possuem TDP de 140W.

 

Essas duas de baixo parecem uma boa, só fica difícil escolher entre elas porque são muito parecidas quais serão as diferenças?

 

4 minutos atrás, F4b10 disse:

@Zeus123 Teste outro processador pra ver se com ele os dois slots funcionam, ou teste seu processador em outra placa-mãe, pode ser que tenha queimado um dos canais de acesso do controlador de memoria integrado no processador, dai mesmo trocando a placa-mãe o problema persistira...

 

Sim realmente também pode ser um dos canais do processador, mas e se for? Será que dai com uma placa-mãe com 4 slots de memórias pelo menos em dois slots funcionaria?

Infelizmente não tenho outro processador e nem outra placa-mãe para testar, só se eu levasse para uma assistência técnica que não sei se teriam placa-mãe AM3+ pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, F4b10 disse:

@Zeus123 Se a placa-mãe tem 4 slots e o processador estiver com um canal de memoria ruim, só irão funcionar os 2 slots conectados no canal que esta bom... dependendo da quantidade de RAM que voce tem, uma alternativa seria pegar um unico modulo de 8GB DDR3 e ir tocando o barco.

É eu pensei muito em vender 2x4GB DDR3 1333MHZ e comprar um HyperX 8GB DDR3 1833MHZ por R$319, mas acho que se realmente for a placa-mãe ela deve estar morrendo e essa minha placa-mãe é péssima pra overclock não da pra subir nada com ela.

Só pra ressaltar eu to usando somente 1x4GB por o outro slot da placa-mãe ou canal do processador estar queimado.

adicionado 19 minutos depois

Se for o processador, e eu comprar a Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ ATX M5A97 LE R2.0 dois dos quatro canais de memória dela funcionariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Zeus123 disse:

Essas duas de baixo parecem uma boa, só fica difícil escolher entre elas porque são muito parecidas quais serão as diferenças?

Por incrível que pareça esta m5a97-r2-0-4x-ddr3-crossfirex-usb-3-0-header-com-e-tpm-spdif-bios-flashback é melhor que a outra apesar de serem quase iguais. Esta aqui tem saída de ádio digital traseira e bios flash back em caso de dar algo errado na bios principal em caso de atualização. E está R$10,00 mais barata que a outra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wagner Ruaro disse:

Por incrível que pareça esta m5a97-r2-0-4x-ddr3-crossfirex-usb-3-0-header-com-e-tpm-spdif-bios-flashback é melhor que a outra apesar de serem quase iguais. Esta aqui tem saída de ádio digital traseira e bios flash back em caso de dar algo errado na bios principal em caso de atualização. E está R$10,00 mais barata que a outra.

É mas a dúvida que ainda fica é se for o processador o problema, dai será que pelo menos dois dos quatro canais funcionariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Zeus123 disse:

É mas a dúvida que ainda fica é se for o processador o problema, dai será que pelo menos dois dos quatro canais funcionariam?

Tenho quase certeza que seu processador esta OK.

O que está acontecendo é suas memórias genéricas que estão matando sua mobo. Já vi este tipo de caso.

A memória destruiu três placas. Troquei a última vez e exclui a memória e coloquei Kingston. Não deu mais problemas.

adicionado 1 minuto depois

A memória a que me refiro era uma sem marca alguma que estava em um PC da extinta Space BR.

Empresa ruim que faliu devido à má qualidade de seus hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Wagner Ruaro disse:

Tenho quase certeza que seu processador esta OK.

O que está acontecendo é suas memórias genéricas que estão matando sua mobo. Já vi este tipo de caso.

A memória destruiu três placas. Troquei a última vez e exclui a memória e coloquei Kingston. Não deu mais problemas.

Eu acho mais provável ser a placa-mãe do que a cpu também, minhas duas memórias são genéricas mas são Kingston será que elas danificaram mesmo?

O que vocês fariam no meu caso comprariam a placa-mãe ASUS AMD AM3+ ATX M5A97 R2.0 e utilizaria 2x 4GB DDR3 1333MHZ Genéricos Kingston podendo fazer overclock tanto nas memórias como no FX-4300 gastando R$110 reais a mais e sem poder vender as memórias OU compraria um HyperX 8GB DDR3 1866MHZ gastando R$110 a menos e podendo vender as duas memórias genéricas Kingston?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Zeus123 disse:

minhas duas memórias são genéricas mas são Kingston

Então não são genéricas. Só não são Gamer.

 

12 minutos atrás, Zeus123 disse:

Kingston podendo fazer overclock tanto nas memórias

Estas memórias não podem receber over.

 

12 minutos atrás, Zeus123 disse:

O que vocês fariam no meu caso comprariam a placa-mãe ASUS AMD AM3+ ATX M5A97 R2.0 e utilizaria 2x 4GB DDR3 1333MHZ Genéricos Kingston podendo fazer overclock tanto nas memórias como no FX-4300 gastando R$110 reais a mais e sem poder vender as memórias OU compraria um HyperX 8GB DDR3 1866MHZ gastando R$110 a menos e podendo vender as duas memórias genéricas Kingston?

Quanto a isto, só você pode decidir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando agora e se for problema na BIOS?

Quer dizer, a pouco tempo eu liguei o PC e ao invés de iniciar o HD que estava configurado para ser o primeiro a ser iniciado com o Windows 10 iniciou o HD com o Windows Seven, dai eu tive que alterar pra ser o HD do Windows 10 o primeiro a ser iniciado.

Acho difícil mas e se for a BIOS que desconfigurou de novo?

Lembrando que eu abri o PC e deixei só a memória que não estava funcionando e dai ficou com a luz laranjinha do monitor e ao mudar o slot funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

@Zeus123 Pode ser que ao trocar a memória a BIOS deu um Default de fábrica. Mas não creio que seja problema da BIOS.

É não adianta, vou comprar ou a placa-mãe ou a memória vou pensar bem no que irei fazer primeiro.

Abraços obrigado pessoal pela ajuda.

Tópico resolvido, já pode ser encerrado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ligar o computador hoje e do nada voltou a funcionar os dois slots da placa-mãe ou os dois canais do processador, O QUE TÁ ACONTECENDO?

Eu juro que não tava trollando vocês, eu é que fui trollado pelo meu PC.

Mas se ainda deixar de funcionar eu irei comprar um HyperX 8GB DDR3 1866MHZ.VISH.jpg.d32b114bc2d369927de2ffc40a7793f4.jpg

 

59e4a1e737768_COMOASSIM.jpg.cac28be9c64776d045c013b2e81886d5.jpgUEH.jpg.bb942e79587cb29d0b228141b1578687.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Zeus123 disse:

Fui ligar o computador hoje e do nada voltou a funcionar os dois slots da placa-mãe ou os dois canais do processador, O QUE TÁ ACONTECENDO?

Eu juro que não tava trollando vocês, eu é que fui trollado pelo meu PC.

Mas se ainda deixar de funcionar eu irei comprar um HyperX 8GB DDR3 1866MHZ.VISH.jpg.d32b114bc2d369927de2ffc40a7793f4.jpg

 

59e4a1e737768_COMOASSIM.jpg.cac28be9c64776d045c013b2e81886d5.jpgUEH.jpg.bb942e79587cb29d0b228141b1578687.jpg

 

@Zeus123  Evite de querer fazer OVER em seu PC. Sua mobo e suas memórias não suportam isto!

 

Para falar a verdade eu não sei por que praticamente todos ou quase todos querem fazer overclock em suas CPUs ou VGAs. Os over seguros já são os liberados pelas fabricantes através de turbo clock ou over de VGA de fábrica, ir além disto, sem o devido conhecimento e equipamento apropriado, leva qualquer máquina a um stress acima do normal e consequentemente ao encurtamento do tempo de suas vidas úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...