Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rperruci

Recomendação de placa-mãe (LGA 1151)

Recommended Posts

Estou precisando da ajuda de vocês.

 

A linha elétrica daqui de casa é um pouco problemática, resumindo já tive 2 peças do PC queimadas esse ano (1 mb e 1 fonte). Estava usando uma MB da Asus Prime B250m-Plus mATX desde janeiro. Ontem o PC deu algum tipo de curto e, ao que tudo indica, a placa morreu. Já chamei uns 3 eletricistas aqui em casa e até agora o problema permanece um mistério. Também vale dizer que todos os 3 são profissionais e não curiosos, mas o problema realmente não tá sendo fácil. Toda a instalação elétrica parece estar certa mas o PC continua queimando em pouco tempo (cerca de 3 ou 4 meses queima alguma peça).

 

Meu PC:

Processador: I7 7700

Placa de Vídeo: Galax GTX 970 4gb

RAM: 16gb 2133mhz Corsair

Fonte: Cooler Master GX650 CM Storm Edition (sei que é exagerada, mas a de 550 estava em falta)

O PC está ligado num Clamper Multiproteção 8.

 

Estou em dúvida entre 2 modelos de placa-mãe.

https://www.kabum.com.br/produto/84278/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-atx-prime-b250-plus-4-x-ddr4-safe-slot-audio-gamer-usb-3-0-frontal-led-2-m-2-cfx-vga-dvi-hdmi

https://www.kabum.com.br/produto/88186/placa-mãe-gigabyte-p-intel-lga-1151-atx-ga-h270-hd3-ddr4

 

Pensei na asus por parecer ser mais protegida contra surtos de tensão e etc, em compensação a Gigabyte é de um chipset melhor e me parece ser tão boa quanto e tava pensando em tentar alguma coisa diferente da minha MB antiga.

 

A dúvida é: melhor eu pegar um Chipset mais avançado, mesmo não fazendo uso das coisas que ele tem a mais, ou seria melhor ir numa placa mais protegida mas que já usei e não segurou muito tempo?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As placas-mãe não são projetadas para aguentar os surtos de tensão, mesmo as mais caras. Apenas as peças do seu computador que queimam, nenhum outro dispositivo ou eletrodoméstico vai junto?

 

Se você quer proteção deve utilizar:

 

1 - fonte de boa qualidade (você já tem)

2 - filtro de linha de boa qualidade (não utilizar nobreaks/shortbreaks e estabilizadores) (você já tem)

3 - utilizar dispositivos protetores de surtos de tensão nos quadros de energia da sua casa

 

Claro que para que tudo isso funcione bem você precisa de um bom aterramento em sua casa. Lembrando que se você utiliza cabo de rede também deve se proteger de surtos oriundos de sua rede local.

Editado por grievous

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 1 minuto atrás, grievous disse:

    As placas-mãe não são projetadas para aguentar os surtos de tensão, mesmo as mais caras. Apenas as peças do seu computador que queimam, nenhum outro eletrodoméstico vai junto?

     

    Se você quer proteção deve utilizar:

     

    1 - fonte de boa qualidade (você já tem)

    2 - filtro de linha de boa qualidade (não utilizar nobreaks/shortbreaks e estabilizadores)

    3 - utilizar dispositivos protetores de surtos de tensão nos quadros de energia da sua casa

     

    Claro que para que tudo isso funcione bem você precisa de um bom aterramento em sua casa.

     

    Entendi, então na ideia de proteção as placas seriam iguais?

     

    Sobre o filtro de linha eu uso um Clamper Multiproteção 8.

     

    Realmente o aterramento do prédio que eu moro estava todo mal feito, os eletricistas reclamaram bastante do aterramento tanto que tiraram a ligação do terra pra onde o meu pc fica, pois disseram que estava tão mal feito que era melhor usar sem. Problema que faz uns 3 meses que tiraram e, pelo visto, a única solução vai ser esperar até o condomínio aprovar a instalação de um aterramento bem feito.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @rperruci Quem deve lidar com a parte elétrica de um PC é a fonte, é ela quem deve enviar as tensões corretas para cada componente. Uma fonte de boa qualidade possui tensão universal podendo trabalhar de 90 até 240v automaticamente e sem problemas, o problema seria surtos e oscilações maiores na rede.

    No caso de surtos o próprio filtro de linha lida com eles e mesmo sem o terra, ele funciona enviando-os para o neutro. Acontece que o neutro não é capaz de absorver grandes surtos de tensão e é nessas horas que o terra faz falta. Além disso ele consegue filtrar pequenas oscilações na rede de energia também.

     

    Surtos maiores como aqueles oriundos de raios seria melhor utilizar DPS (dispositivo protetor contra surtos) em sua rede elétrica, você instala eles no quadro de energia, são baratos e suportam surtos maiores que os filtros de linha. O problema é que para esse funcionar ele realmente precisa do terra. Caso algum dia seu problema de aterramento seja resolvido sugiro usá-los para proteger toda sua residência. Você deve comprar um para cada fase e mais um caso o neutro seja separado do terra.

    500_111220121418220981.jpg

     

    O correto mesmo seria planejar e usar todo um conjunto de equipamentos de proteção. No quadro geral DPS tipo 1, nos quadros de distribuição DPS tipo 2 e nas tomadas de equipamentos sensíveis DPS tipo 3 (filtro de linha).

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @grievous sobre a proteção da rede eu uso um Clamper entre o modem e a placa-mãe pelo cabo ethernet. Esse aqui: https://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-ethernet 

    Um desse seria o suficiente?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @rperruci Sim.

     

    Quanto as placas-mãe umas devem ser mais resistentes que as outras sim, porém não o suficiente para aguentar grandes oscilações ou problemas elétricos. Mas acho que a maioria já utiliza essas tecnologias que aumentam a vida útil/proteção do equipamento, se você for olhar todas são "durable", "ultra resistente", "grau militar".

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×