Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual memoria RAM usar na placa-mãe?


Posts recomendados

Galera preciso de uma ajuda, é o seguinte... minha placa-mãe é uma ASUS z170-A, ela aguenta esses tipos de memoria ram:

 

DDR4 3466 (OC) / 3400 (OC) / 3333 (OC) / 3300 (OC) / 3200 (OC) / 3000 (OC) / 2800 (OC) / 2666 (OC) / 2400 (OC) / 2133 MHz

 

Nessa placa minha tem um processador i5-6600k. Dei uma olhada no site da Intel e la estava escrito que esse processador é compatível com a seguinte memoria RAM:

 

DDR4-1866/2133, DDR3L-1333/1600 @ 1.35V

 

Por exemplo se eu tentar colocar uma memoria ram de 2400MHz ou superior a isso, com esse processador a placa vai roda tudo junto a quantos MHz? Ele vai acabar limitando a velocidade de frequência da memoria RAM?

 

Desde já agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, AllanFelipeh disse:

Galera preciso de uma ajuda, é o seguinte... minha placa-mãe é uma ASUS z170-A, ela aguenta esses tipos de memoria ram:

 

DDR4 3466 (OC) / 3400 (OC) / 3333 (OC) / 3300 (OC) / 3200 (OC) / 3000 (OC) / 2800 (OC) / 2666 (OC) / 2400 (OC) / 2133 MHz

 

Nessa placa minha tem um processador i5-6600k. Dei uma olhada no site da Intel e la estava escrito que esse processador é compatível com a seguinte memoria RAM:

 

DDR4-1866/2133, DDR3L-1333/1600 @ 1.35V

 

Por exemplo se eu tentar colocar uma memoria ram de 2400MHz ou superior a isso, com esse processador a placa vai roda tudo junto a quantos MHz? Ele vai acabar limitando a velocidade de frequência da memoria RAM?

 

Desde já agradeço pela atenção.

Você sabia: não existe DDR4 2400mhz. Ou 2666. Ou 3000. Ou qualquer coisa que não seja 2133. Só o que existe é DDR4 2133mhz. A única diferença é que, antes de embalar, o fabricante tenta fazer um overclock no pente; se for estável, ele coloca uma etiqueta diferente dizendo "ei, placa-mãe, se você quiser fazer overclock, tenta esses valores aqui" para poder cobrar mais por isso. Note o "SE a placa-mãe quiser fazer overclock", ou seja, o usuário tem que ir na BIOS e ativar manualmente essa opção. Se ele fizer, aí o pente roda no valor da etiqueta, mas se não, vai rodar nos 2133 padrão.

 

Por parte do processador, há uma certa preocupação com overclocks extremos, mas de maneira geral, ele é irrelevante, é sempre uma decisão da placa-mãe e da capacidade do pente.

 

 

 

8 horas atrás, Marcelo1110 disse:

seu processador só processa até 2100 mhz

Errado. Não é que o processador só aguenta até 2133, é só que a intel garante, dá 100% de certeza em qualquer ocasião que aguente até 2133. Mas na real, esse valor é muito maior, é bem provável que aguente até 3800mhz, por exemplo (chutômetro).

 

8 horas atrás, Marcelo1110 disse:

então é vantagem comprar um pente de 2100, pois se comprar de 2400 e colocar no placa, a memória vai trabalhar a 2100 do mesmo jeito, então vai ser dinheiro mal gasto.

Novamente, errado. É vantagem sim comprar um pente melhor. Até mais ou menos uns 3000mhz, RAM com etiqueta de overclock ajuda sim no desempenho, se você ativar o XMP. Mais que isso, começa a ficar muito caro e não oferecer quase nada, mas de qualquer forma, vale sim investir na RAM se você tem uma mobo capaz de fazer overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni As recomendações que passei aí acima foram tudo tirados de um outro tópico, onde um STAFF recomendou que o uso descrito no processador é o suportado oficialamente (como você citou) mas acredito que seria instável seguir acima desse valor segundo experiências que tive.

 

 

Sem contar que, o meu processador (a mesma do tópico) limitou as memórias automaticamente para 1833mhz assim que coloquei, e por mais que tente aumentar a frequência, sempre volta ao valor padrão, sendo que a placa possui suporte oficial para até 2400 OC e o processador menos do que isso.

 

XMP não é tecnologia intel? no caso da amd seria AMP? neste caso, na minha visão não seria vantagem comprar um pente maior justamente pelo preço, não saber se o pente realmente funcionará estavelmente na velocidade maior como aconteceu comigo.

 

Conclusão: Eu pouco usei intel na vida, então, talvez o sistema de OC seja diferente, mas com minha experiência de AMD, não foi bem assim que consegui. Aprendo bastante aqui e obrigado pela ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera pela atenção!

 

Daqui um tempo vou trocar o meu processador, talvez mês que vem vou colocar o i7-7700k, então acho que vou comprar a memoria RAM que no caso seja compatível com a placa-mãe e o processador, porque assim é garantia que os dois irão rodar juntos sem problema correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...