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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
Lucas Assunção de Sousa

C Batalha Naval erro de execução

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Bom dia, 

estou desenvolvendo um jogo de Batalha Naval, quando executo o programa apenas uma vez o computador pede a linha e a coluna, em seguida fica mostrando várias mensagens de erro em seguida, alguém sabe no que deu errado? 

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
#include <locale.h>

struct almirante //Perfil e dados dos jogadores
{
    char nome[100];
    int placar;
};

void batalha_naval ()
{
    char campo[14][14];

    int cont, sub_cont, hidro_cont, porta_cont, des_cont;
    int l, c;
    int vida = 14;
    struct almirante jogador;

    char inimigo[14][14] =
    {
        {0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 2, 4},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {4, 4, 4, 0, 0, 0, 2, 3, 2, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 0, 0, 0, 4, 4, 4, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2},
        {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 2, 0},
        {0, 3, 3, 3, 3, 0, 2, 0, 2, 0, 0, 1, 0, 2}
    };

        for(l = 1; l < 14; l = l + 1)
        {
            for(c = 1; c < 14; c = c + 1)
            {
                campo[l][c] = '.';
                printf(" |%c|" , campo[l][c]);
            }
            printf("\n");
        }

        printf("Informe a linha: ");
        scanf("%i", &l);
        printf("Informe a coluna: ");
        scanf("%i", &c);
        printf("\n");

        while (vida != 0)
        {

           if(inimigo[l][c] == 0)
           {
               campo[l][c] == '*';
               puts("Errou");
           }

            if(inimigo[l][c] == 1)
            {
                campo[l][c] = 'S';
                puts("Submarino destruído");
                vida = vida - 1;
            }

            if(inimigo[l][c] == 2)
            {
                campo[l][c] = 'H';
                hidro_cont = hidro_cont + 1;
                if(hidro_cont == 3)
                {
                    puts("Hidro-Avião destruído");
                    hidro_cont = 0;
                    vida = vida - 1;
                }
            }

            if(inimigo[l][c] == 3)
            {
                campo[l][c] = 'P';
                porta_cont = porta_cont + 1;
                if(porta_cont == 4)
                {
                    puts("Porta-aviões destruído");
                    porta_cont = 0;
                    vida = vida - 1;
                }
            }

            if(inimigo[l][c] == 4)
            {
                campo[l][c] = 'D';
                des_cont = des_cont + 1;
                if(des_cont == 3)
                {
                    puts("Destroyers destruído");
                    des_cont = 0;
                    vida = vida - 1;
                }
            }
            jogador.placar = jogador.placar + 1;
            puts("Fim de jogo");
            printf("Placar: %i", jogador.placar);
        }



}

main ()
{
    setlocale(LC_ALL,"portuguese");

    batalha_naval ();
    getch();
    return 0;
}

 

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Bom dia, ele pede uma vez, pois a requisição não é feita dentro do while:

 

while (vida != 0) {
    printf("Informe a linha: ");
    scanf("%i", &l);
    printf("Informe a coluna: ");
    scanf("%i", &c);
    printf("\n");
    ...
}

 

Você trocou '=' por '==', aqui:

//errado
campo[l][c] == '*';
//certo
campo[l][c] = '*';

 

Editado por TYSQUARE89
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  • Autor do tópico
  • Olá novamente, 

    percebi um erro lógico no meu código, quando digito em uma mesma posição onde o setor está 

    localizado, a vida é subtraída mesmo assim. Eu já tentei fazer isso. 

     

    if(inimigo[l][c] == 1)
            {
                for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
                {
                    for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                    {
                        if(l == l1 && c == c1)
                        {
                            campo[l][c] = 'S';
                            vida = vida - 1;
    
                        }
    					if(campo[l][c] == 'S')
    					{
    						vida = vida - 0;
    					}
                        printf(" \t%c" , campo[l][c]);
                    }
                    printf("\n");
                }
                puts("Submarino destruído");
            }

    E mesmo assim a vida é subtraída. Tentei colocar ela em diferentes posições e mesmo assim não funciona, o que estou fazendo de errado?  

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    Essa parte aqui nem precisa, como ja é subtraída antes ela não é necessária não, segue:

    
    					if(campo[l][c] == 'S')
    					{
    						vida = vida - 0;
    					}

     

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  • Autor do tópico
  • Usei mais por formalidade mesmo, o que não entendo é porque a condição não está funcionando. Isso que, quando uso uma mesma coordenada que já foi descoberta, a vida ainda é subtraída. Pensei que usando essa condição resolveria o problema, mas não adiantou.  

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  • Autor do tópico
  • Oh,  perdão!

     

    #include <stdio.h>
    #include <stdlib.h>
    #include <conio.h>
    #include <locale.h>
    
    struct almirante //Perfil e dados dos jogadores
    {
        char nome[100];
        int placar;
    };
    
    void batalha_naval () //Jogo
    {
    
        char campo[14][14]; //Campo
        int hidro_cont, porta_cont, des_cont;
        int l, c;
        int c1 = 0, l1 = 0;
        int vida = 36;
        struct almirante jogador;
    
        jogador.placar = 0; //Placar
        hidro_cont = 0;
        porta_cont = 0;
        des_cont = 0;
    
        char inimigo[14][14] =
        {
            //Arena do jogo
            {0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 4},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 4},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 2, 4},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {4, 4, 4, 0, 0, 0, 2, 3, 2, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 3, 0, 0, 4, 4, 4, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2},
            {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 2, 0},
            {0, 3, 3, 3, 3, 3, 2, 0, 2, 0, 0, 1, 0, 2}
        };
    
        //Desenha a arena
        for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
        {
            for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
            {
                campo[l][c] = '~';
                printf(" \t%c" , campo[l][c]);
            }
            printf("\n");
        }
    
        //Condição para continuar jogando
        while (vida != 0)
        {
            printf("Vida: %i\n", vida);
            printf("Informe a linha: ");
            scanf("%i", &l);
            printf("Informe a coluna: ");
            scanf("%i", &c);
            printf("\n");
            c1 = c;
            l1 = l;
    
            if(inimigo[l][c] == 0)
            {
    
                for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
                {
                    for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                    {
                        if(l == l1 && c == c1)
                        {
                            campo[l][c] = '*';
                        }
                        printf(" \t%c" , campo[l][c]);
                    }
                    printf("\n");
                }
                puts("Errou");
            }
    
            if(inimigo[l][c] == 1)
            {
                for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
                {
                    for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                    {
                        if(l == l1 && c == c1)
                        {
                            campo[l][c] = 'S';
                            vida = vida - 1;
                        }
                        printf(" \t%c" , campo[l][c]);
                        
                        if(campo[l][c] == 'S')
                        {
                        	vida = vida - 0;
    					}
                    }
                    printf("\n");
                }
                puts("Submarino destruído");
            }
    
            if(inimigo[l][c] == 2)
            {
                for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
                {
                    for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                    {
                        if(l == l1 && c == c1)
                        {
                            campo[l][c] = 'H';
                            vida = vida - 1;
                            hidro_cont = hidro_cont + 1;
                            if(hidro_cont == 3)
                            {
                                hidro_cont = 0;
    
                            }
                        }
                        printf(" \t%c", campo[l][c]);
                    }
                    printf("\n");
                }
                puts("Hidro-Avião destruído");
    
            }
    
            if(inimigo[l][c] == 3)
            {
                for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
                {
                    for (c = 0; c < 14; c = c + 1)
                    {
                        if(l == l1 && c == c1)
                        {
                            campo[l][c] = 'P';
                            vida = vida - 1;
                            porta_cont = porta_cont + 1;
                            if(porta_cont == 4)
                            {
    
                                porta_cont = 0;
                            }
    
                        }
    
                        printf(" \t%c", campo[l][c]);
                    }
                    printf("\n");
                }
                puts("Porta-aviões destruído");
    
            }
    
    
            if(inimigo[l][c] == 4)
            {
                for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
                {
                    for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
                    {
                        if(l == l1 && c == c1)
                        {
                            campo[l][c] = 'D';
    
                            vida = vida - 1;
                            if(l == c)
                            {
                                des_cont = des_cont + 1;
                                if(des_cont == 3)
                                {
    
                                }
                            }
    
                        }
                        printf(" \t%c", campo[l][c]);
                    }
                    printf("\n");
                }
                puts("Destroyer destruído");
    
            }
            if(vida == 0)
            {
                system("cls");
                puts("FIM DO JOGO");
                jogador.placar = jogador.placar + 1;
                printf("Placar: %i", jogador.placar);
            }
    
        }
    }
    
    main ()
    {
        setlocale(LC_ALL,"portuguese");
    
        batalha_naval ();
        getch();
        return 0;
    }

    Eu só coloquei a condição quando um submarino é atingido, para testar se funcionasse. Todas os números "1" na matriz representam um submarino. Quando eu digito 0 e 1 (coordenadas) para atingir um submarino e digito novamente, a vida é extraída do mesmo jeito. 

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    O problema é que você não está verificando se o local não foi usando, você apenas verifica se existe o submarino e depois diminui a vida. Antes de mudar o campo, verifique se ele já não foi mudado com if, fiz uma versão com switch para simplificar esses for:

     

    #include <stdio.h>
    #include <stdlib.h>
    #include <locale.h>
    
    struct almirante //Perfil e dados dos jogadores
    {
        char nome[100];
        int placar;
    };
    
    void batalha_naval () //Jogo
    {
    
        char campo[14][14]; //Campo
        int hidro_cont, porta_cont, des_cont;
        int l, c;
        int c1 = 0, l1 = 0;
        int vida = 36;
        struct almirante jogador;
    
        jogador.placar = 0; //Placar
        hidro_cont = 0;
        porta_cont = 0;
        des_cont = 0;
    
        char inimigo[14][14] =
        {
            //Arena do jogo
            {0, 1, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 4},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 4},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 1, 0, 2, 4},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {4, 4, 4, 0, 0, 0, 2, 3, 2, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 0, 0, 0, 1, 0, 0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 3, 0, 0, 4, 4, 4, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0},
            {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 2},
            {0, 3, 0, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, 2, 0},
            {0, 3, 3, 3, 3, 3, 2, 0, 2, 0, 0, 1, 0, 2}
        };
    
        //Desenha a arena
        for(l = 0; l < 14; l = l + 1)
        {
            for(c = 0; c < 14; c = c + 1)
            {
                campo[l][c] = '~';
                printf(" \t%c" , campo[l][c]);
            }
            printf("\n");
        }
    
        //Condição para continuar jogando
        while (vida != 0)
        {
    
    	//Tentativa
        printf("Vida: %i\n", vida);
        printf("Informe a linha: ");
        scanf("%i", &l);
        printf("Informe a coluna: ");
        scanf("%i", &c);
        printf("\n");
    
     	if(l < 14 && l >=0 &&
    	   c < 14 && c >=0 && campo[l][c] == '~'){
    		switch(inimigo[l][c]){
    			case 0: campo[l][c] = '*'; 
    				  printf("Vazio :S\n");
    				  break;
    
    			case 1: campo[l][c] = 'S'; 
    				  vida--; 
    			  	  printf("Submarino destruido!\n");
    				  break;
    
    			case 2: campo[l][c] = 'H'; 
    				  vida--; 
    				  hidro_cont = (hidro_cont == 3 ? 0 : hidro_cont+1); 
    				  printf("Hidro-Aviao destruido!\n");
    				  break;
    
    			case 3: campo[l][c] = 'P';
    				    vida--;
    				    porta_cont = (porta_cont == 4 ? 0 : porta_cont+1);
    				    printf("Porta-avioes destruido!\n");
    				    break;
    
    			case 4: campo[l][c] = 'D';
                        vida--;
                        des_cont = (des_cont == 3 ? 0 : des_cont+1);
                        printf("Destroyer destruido!\n");
                        break;
    
    			default:
    			printf("ErrROU!\n");
    		}
    	}
        //desenha
        for(l = 0; l < 14; l = l + 1) {
           	for (c = 0; c < 14; c = c + 1){
            	printf(" \t%c", campo[l][c]);
            }
            printf("\n");
        }
            
       	if(vida == 0){
        	system("cls");
            puts("FIM DO JOGO");
            jogador.placar = jogador.placar + 1;
            printf("Placar: %i", jogador.placar);
        }
    	}
    }
    
    int main ()
    {
        setlocale(LC_ALL,"portuguese");
    
        batalha_naval ();
        system("pause");
        return 0;
    }

     

    • Obrigado 1

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  • Autor do tópico
  • Nossa! Não sabia que podia usar o switch dessa maneira, só usava em casos para fazer menus simples. Obrigado@TYSQUARE89 você me ajudou bastante.  Só uma dúvida, o que significa o "?" na sintaxe? Esse é novo para mim. 

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    De nada, qualquer coisa pode perguntar, esse ? é meio que um if, serve para verificar determinadas condições, e com sua validação podemos obter um valor, quando verdadeiro ou falso, assim:

     

    variavel = condicao ? verdadeido : falso;

    • Obrigado 1

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