Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV lg 42lb5500 sd. tv liga tem som, mas não aparece imagem.


Posts recomendados

boa noite. 

Estou com esta tv que quando veio pela primeira vez estava com seis leds com fuga. troquei os 6 e a tv voltou a funcionar.

passou 2 meses ela retornou, estava com um led aberto. a tv funcionou de novo. depois de duas semanas novamente deu problema. Negociamos e eu comprei a tv.

Troquei todos os 32 leds, mesmos os que já havia trocado antes. Demorou aproximadamente 15 dias a tv deu problema novamente. ainda não abri, mas deve ser o mesmo

defeito.

Eu estou pensando em colocar um resistor na entrada dos leds, para diminuir um pouco a corrente, mas será que ela vai ficar normal, pois tem um CI no retorno dos leds que controla o brilho. qual resistor colocar? gostaria de saber de vocês o que acham sobre isso, ou o que eu deveria fazer.

o led é de 6v e 2w.

se cada led tem uma queda de tensão de 6v, então se somar os 32 leds teremos uma tensão de entrada das barras de led de 192v. se ele é de 2w logo a corrente que circulo sobre o led é de 0,01A. pelos meus cálculos está dando um resistor de 19k2. como eu ainda não abri a tv não sei se o que eu coloquei aqui está correto. provavelmente já deve ter um resistor na placa, se for este o valor devo aumentar para 24k para passar uma corrente de 0,008A. 

Não pesquisei na internet, segui meu instinto, só não sei se estou certo.

Ainda não abri a tv, vou abrir quando alguém puder confirmar que realmente eu posso mudar a corrente dos leds, ou precisar de mais informações, pois esta semana não vou ter muito tempo para ela.

 

Desde já agradeço vossas ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@gabileu Eu não conheço esses circuitos, mas acredito que exista um FET para fazer o controle de brilho dos LEDs, pelo seu relato esse FET deve estar com fuga e deixando passar uma tensão bem maior que as que as barras de LEDs suportam, (elas costumam estar todas em série), antes de trocar a barra de LEDs ruim, verifique esse circuito, se tiver tudo normal, a gente tenta calcular um resistor para você baixar essa tensão sobre as barras....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio tem razão. 

O problema está no controle PWM dos leds.

Vi um vídeo certa vez no YouTube em que o técnico toda vez que consertava uma barra de led de TV, alterava a corrente do PWM retirando um resistor, o que fazia com que diminuísse a tensão sobre os leds, evitando o retorno.

Incrível. Achei o vídeo:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@gabileu Eu não conheço esses circuitos, mas acredito que exista um FET para fazer o controle de brilho dos LEDs, pelo seu relato esse FET deve estar com fuga e deixando passar uma tensão bem maior que as que as barras de LEDs suportam, (elas costumam estar todas em série), antes de trocar a barra de LEDs ruim, verifique esse circuito, se tiver tudo normal, a gente tenta calcular um resistor para você baixar essa tensão sobre as barras....

Assim quando eu abrir vou checar este componente. E posto aqui.

Muito obrigado.

adicionado 4 minutos depois
7 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

@Bcpetronzio tem razão. 

O problema está no controle PWM dos leds.

Vi um vídeo certa vez no YouTube em que o técnico toda vez que consertava uma barra de led de TV, alterava a corrente do PWM retirando um resistor, o que fazia com que diminuísse a tensão sobre os leds, evitando o retorno.

Incrível. Achei o vídeo:

 

Assim que eu verificar o componente citado pelo nosso colega a cima, mesmo estando bom vou fazer o que está no vídeo. Isto vai servir quando uma TV chegar mesmo com um led danificado.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, vtrx disse:

voce não tem que fazer nada,apenas trocar todas as barras por NOVAS,que só vai encontrar com garantia numa autorizada.

Alterar a frequência PWM é gambiarra de led usado.

Código das barras:AGF78402101.

Sem desmerecer sua opinião, mas vou descordar.

O fato de danificar os leds pode ser uma falha no projeto, pode ser falha em alguns componentes relacionado com as barras de leds. Todos os leds que coloquei foram novos. como disse antes, troquei os 32 leds por  novos. neste caso não era para dar problema de novo com tão pouco tempo.

Se no vídeo o técnico fez aquela alteração foi porque ele já havia pego várias tvs que deu o mesmo problema. eu mesmo já peguei 3 tvs da marca lg com problemas de  leds, duas delas voltaram. Outra coisa, o que o técnico fez resolveu o problema e o valor para o cliente ficou simbólico se caso fosse comprar 8 barras de leds, no caso da minha.

se não concorda comigo, desculpe mas é a minha opinião, mas agradeço pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não,mas voce comprou os Leds onde?

Eu trabalho numa autorizada LG e ja reparei,no tempo que estou trabalhando,uma média de 50 TV por mes que precisaram trocar as barras e nenhuma retornou em menos de 2 anos.

No começo quando não se tinha o código e fornecimento das Brras pela LG,cheguei a trocar apenas os Leds queimado,e parei pois o índice de retorno foi alto.

O projeto não tem falha em relação a fonte ou PWM,o problema é na solda dos Leds que 'faiscam' com o tempo gerando calor e queima do Led.

Claro que no meu caso,estou em contato com a fabrica e as Barras de leds não saem com o preço do Mercado Livre,as mais caras(completa 55 polegadas) não saem por mais de 180,00.

O que poderia tentar é comprar os Leds(não as barras) e soldá-los,mas é uma missão quase impossível soldá-los.

Link ->Leds avulso LG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vtrx disse:

Não é por nada não,mas voce comprou os Leds onde?

Eu trabalho numa autorizada LG e ja reparei,no tempo que estou trabalhando,uma média de 50 TV por mes que precisaram trocar as barras e nenhuma retornou em menos de 2 anos.

No começo quando não se tinha o código e fornecimento das Brras pela LG,cheguei a trocar apenas os Leds queimado,e parei pois o índice de retorno foi alto.

O projeto não tem falha em relação a fonte ou PWM,o problema é na solda dos Leds que 'faiscam' com o tempo gerando calor e queima do Led.

Claro que no meu caso,estou em contato com a fabrica e as Barras de leds não saem com o preço do Mercado Livre,as mais caras(completa 55 polegadas) não saem por mais de 180,00.

O que poderia tentar é comprar os Leds(não as barras) e soldá-los,mas é uma missão quase impossível soldá-los.

Link ->Leds avulso LG

Foi o que eu fiz. Comprei leds novos e troquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, vtrx disse:

Realmente para que não está numa autorizada,o valor das barras é um empecilho,e além do mais,a LG esta restringindo a compra destas barras,temos que cadastrar a TV e numero serial para eles venderem.

então me resta a fazer da mesma forma da postagem do vídeo que o amigo ricardo s ferreira indicou.

Mas obrigado a todas, e quando eu abrir a tv vou informar a tensão antes e depois da manipulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 18/10/2017 às 18:10, gabileu disse:

então me resta a fazer da mesma forma da postagem do vídeo que o amigo ricardo s ferreira indicou.

Mas obrigado a todas, e quando eu abrir a tv vou informar a tensão antes e depois da manipulação.

boa noite.

Eu abri a tv e o led não estava queimado, na verdade ele deve ter sido mal soldado.

Retirei o led, coloquei um pouquinho de estanha na trilha e o soldei.

Medi a tensão de entrada da barra de led e deu na faixa de 220v. e na saída 7v. fazendo o cálculo. 220-7=213/32leds=6,65 de queda de tensão por led. ou seja, ainda há 0.66v a mais que o led foi projetado.

Eu retirei os dois resistores no emissor do transistor que ajuda a fazer o controle de brilho, e a tensão de entrada da barra de led caiu para 200v, e na saída 4,6v. fazendo cálculo. 200-4,6=195,4/32leds=6,10v de queda de tensão por led. ou seja 0,1v a mais que o led foi projetado. Caso meus cálculos esteja errado, me corrija, por favor.

Traduzindo, a tensão dos leds estava mais alto do que o valor dele. Agora ficou bem melhor. vou deixar assim.

Muito obrigado a todos que se despuseram e me ajudar. gostei muito das informações e da dica que com certeza

vou usar nas outras tvs que o problema for queima de led.

Muito obrigado a todos e que fiquem com Deus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão enviada aos leds é PWM,não é contínua,é modulada,não tem como medir com um multímetro com exatidão.

Engenheiros dificilmente projetariam uma fonte que liberasse mais tensão que um componente pode suportar.

O problema foi a remoção de chumbo nas soldas(ecologicamente correto),isso deixa a junção 'fraca'  com o tempo.

->clike aqui<- Link explicando PWM

Se leu o artigo notou que seus cálculos não podem ser feitos baseado num multímetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...