Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Push and Pull com Blizzard T2


Posts recomendados

3 minutos atrás, Matheus Franceschi De Santana disse:

@Contiusa Entendi, mas além da estética, teria algum problema físico? de... por exemplo, quebrar minha MoBo? HAUAHAUHA

adicionado 1 minuto depois

@Contiusa Show, muito obrigado pela atenção. Mas qual a diferença? Ser montado para cima?

 

O V8 e o Lucifer não são tão pesados, mas o Assassin II é. Pode entortar a placa-mãe ou dar mal contato no processador (porque os pinos não encostam). 

 

O lance de ele só montar para cima é que o heatsink atravessa nas memórias. E o heatsink desses coolers costuma ser mais baixo do que a memória. O T4 eu sei que precisa entornar algumas aletas do dissipador para caber em alguns casos. E você fica soprando ar para o teto do gabinete e pegando o ar quente do PCB da placa de vídeo. Não é legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Franceschi De Santana Dica de Cooler para dissipação até 180W, sempre que acho algum barato, acabo comprando para deixar reservado para montar PCs de clientes. Até porque sou fã dos coolers tipo Orb.

É mais leve que os V8 e caberá "no talo" em seu Tornado. Tem 165mm de altura.

cooler-thermaltake-spinq-vt-p-cpu-intel-e-amd-ate-180w

Mas para usá-lo tem que ter memórias gamer slim. Pois senão, em placas com 4 slots, só será possível colocar nos 2 slots mais afastados do soquete do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner Ruaro Nas fotos que eu vi do anúncio, ele aparentemente é bem alto, então não vai atrapalhar as memórias RAM, as minhas são aquelas de altura normal.

O anúncio é seu?

adicionado 1 minuto depois

E por ele estar no ralo do gabinete, não pode atrapalhar a entrada de ar no cooler para fazer a dissipação não? Pois ele meio que ficará colado no acrílico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Matheus Franceschi De Santana disse:

@Wagner Ruaro Nas fotos que eu vi do anúncio, ele aparentemente é bem alto, então não vai atrapalhar as memórias RAM, as minhas são aquelas de altura normal.

O anúncio é seu?

adicionado 1 minuto depois

E por ele estar no ralo do gabinete, não pode atrapalhar a entrada de ar no cooler para fazer a dissipação não? Pois ele meio que ficará colado no acrílico.

Não, o anuncio não é meu. Nem sei quem é. Estes coolers são raros de aparecer à venda. Nem vendidos aqui eles foram. O pessoal traz de fora.

Quando digo no talo, é que vai ficar bem próximo ao acrílico mas não atrapalhará em nada a ventilação interna. Tenho um em um PC Gamer.

Também não terá problema pois suas aletas são vazadas lateralmente, ele é uma espiral e o ar circula por todos os lados. è um show de cooler.

Segue um link.

Spinq VT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Franceschi De Santana cara, não compensa gastar muito dinheiro para comprar cooler para o FX-6300. Mesmo que você faça um upgrade para um Ryzen, eles também não esquentam muito porque o clock é muito baixo.

 

Melhor ficar com o Blizzard T2 mesmo. Se quiser fazer overclock no seu FX, melhor comprar um water cooler, porque o soquete AMD não é adequado para um air cooler de melhor qualidade (como eu disse, só monta soprando para cima). Você teria que comprar um air cooler de presilha, como o Gammaxx S40, que deve ser alguns graus melhor do que o Blizzard.

 

Water cooler tem o Maelstrom 120T. Vem com led vermelho ou azul (para combinar com o Tornado). Outra opção é o GAMEMAX ICEBERG 120, que tem RGB (mas as cores não variam). Se quiser investir em estética, tem uns water coolers bonitos com RGB da NZXT.

 

Outra coisa é que o seu gabinete Tornado tem um sério problema. A parte da frente não tem respiradouro. Os dois fans da frente são apenas estética e pegam o ar de dentro do gabinete. Você pode / precisa fazer um mod para dar espaço para os fans respirarem o ar de fora do gabinete. Recomendo, pois do jeito que vem de fábrica vai aquecer muito o gabinete (quem projetou esse gabinete 'se esqueceu' de colocar respiradores para os fans).

 

 

O cara deixou muito espaço e ficou meio feio, mas pelo menos 5mm é o bastante para os fans respirarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

eles também não esquentam muito porque o clock é muito baixo.

Bem, o que faz esquentar não é só clock, a tensão faz muito mais diferença.

Fiz até um pequeno teste, meu R7 em 3,2GHz com tensão em 1.38 e outra em 1,15. Deu 10 graus de diferença no prime95. 

Já colocando o R7 em 3,9GHz em 1.38 no prime95 bate uns 75, com mesma tensão em 3.2GHz bateu 71. OBS: São 8 núcleos consumindo energia e gerando calor. 

 

@Matheus Franceschi De Santana Olha, cooler que monta pra cima em AM3 só Noctua pelo que lembro e custam uma fortuna. A vantagem deles, é a perfomance, U12s, D14, U14 e D15(rei) são excelentes e brigam com WCs de 240mm facilmente, o sistema de montagem é bem bacana e firme, porém os preços $$$$ são bem altos, na faixa de 400 reais aqui no BR. 

 

Pra OC nesse seu FX, eu concordo com o @Contiusa, vai ter que ir de WC, pois as opções de AC boas pra ti, montam por presilia na horizontal e assim fica um péssimo fluxo de ar, e já os que ficam na vertical, custam 100 a 200 reais a mais do que você gastaria em um WC. 

 

Se puder pagar 200 a mais, iria de noctua, São ótimos AC, e são compativeis com todos os sockets (AM4 tem que comprar um bracket também ....), mas eu considero pra vida toda, diferente de WC, que vira e mexe aparece um com problema, ou com bomba morta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
17 horas atrás, Matheus Franceschi De Santana disse:

@Foxwalt Aceito ajuda para definir outro kit, pois infelizmente meus olhos sempre recaem para os Fx, por enquanto o fx6300 me agrada bastante, mas estava pensando em substituir para o fx8350 e usar uma MoBo, não mais aquela, pois quando postei estava em promoção 50% de desconto, e pegar uma Ga78lmt-USB3... Assisti uns vídeos e o Fx8350 ficou legal naquela MoBo. O valor ter aumentado matou meus sonhos para SLI, de toda forma, só teria grana para duas 1050ti, vai ser mais interessante comprar uma 1060 ou até mesmo uma 1070, futuramente.

Ainda bem que estamos aqui para impedir que você cometa o erro de pegar outro FX nessa altura do campeonato. :P

 

Ah, a GTX 1050Ti não faz SLI. As únicas que fazem são a GTX 1070, a GTX 1080 e a GTX 1080Ti. E SLI é um péssimo negócio geralmente. Você deve pegar uma fonte perto de 500W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Bem, o que faz esquentar não é só clock, a tensão faz muito mais diferença.

Fiz até um pequeno teste, meu R7 em 3,2GHz com tensão em 1.38 e outra em 1,15. Deu 10 graus de diferença no prime95. 

Já colocando o R7 em 3,9GHz em 1.38 no prime95 bate uns 75, com mesma tensão em 3.2GHz bateu 71. OBS: São 8 núcleos consumindo energia e gerando calor. 

 

Isso fazendo over com um NH-U12S, que é um cooler simples. Exatamente o que eu falei. O Gammaxx S40 em stock, mesmo com o R7 1800X, dá tranquilo porque o Ryzen tem clock muito baixo.

 

Se ele for fazer over, como eu disse, o Maelstrom 120T vai regular com o seu NH-U12S. Um 240T vai ser mais forte do que o NH-U14S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Eu percebi isso assim que comprei e ao invés de puxar o acrílico frontal, eu passei os coolers para a parte traseira do suporte, pois vem ar da parte de baixo e funcionou bem, antes o gabinete esquentava MUITO, MUITO MESMO e após isso, ele baixou 10ºC, antes de fazer isto, ele esquentava muito rápido, sem fazer nada, no desktop mesmo. kkk

adicionado 10 minutos depois

@Foxwalt Li em um tópico que é mais econômico pegar uma fonte com capacidade maior pois ela funciona melhor usando 50% de sua capacidade.. é verídico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mtos, inclusive em fóruns gringos, dizem q ligar em série não adianta. 

eu tenho 3 fans ligados em série e garanto q rende sim

 

59ebead7bf36a_WhatsAppImage2017-10-21at10_37_20PM.thumb.jpeg.6f1fd2b01a3e8d208ffe1968c0cbae82.jpeg

obs: acabei de tirar a mobo pra fazer rma

 

aumentou 15% a rotação da fan original (A50 Corsair) e abaixou 5°C da GPU da assinatura, q é bem esquentada

como o primeiro fan da série fica rente nas "costas" da GPU, ela exaure com eficiência a TºC

 

não lembro quanto baixou do processador. mas a temperatura em idle é de 11°C com o ambiente a 30°C

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Andbell disse:

não lembro quanto baixou do processador. mas a temperatura em idle é de 11°C com o ambiente a 30°C

 

Mas tem alguma coisa errada aí ;) A CPU não pode ficar com a temperatura abaixo do ambiente. Isso é uma impossibilidade física, coisa de ciência. Ainda mais 29ºC...

 

O que leva a outra observação: toda contribuição é válida, mas os depoimentos pessoais de temperatura não podem ser levados ao pé da letra porque em geral eles carecem de metodologia e conhecimento técnico.

 

Existe o efeito placebo. Quando eu troquei o meu CNPS9900 NT pelo NH-U14S, eu achei que tinha baixado de 7-10ºC. Ainda achei pouco, pois era um "Noctua". Seis meses depois, já fazendo vários testes e com conhecimento prático e metodologia, vi que a diferença era de apenas 1ºC em stock (empate técnico). Em geral, a gente se confunde muito por tirar as temperaturas sem metodologia, em dias diferentes, em situações de carga diferentes ou com software bugado.

 

Engana mesmo.

 

-------edit-------

Ah, você tem um FX... Logo vi. A medição de temperatura é toda bugada mesmo. Várias pessoas dizendo que o chip está abaixo da temperatura ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Contiusa disse:

Em geral, a gente se confunde muito por tirar as temperaturas sem metodologia

admito a falta de metodologia. na vdd o q tá na pressão é um o fan da Corsair fornece ~45 cfm (não lembro direito). o do meio 70 cfm e o último é um Spire antgo. não tem tem info na net. mas tem mais aletas e lembro q tem 2000 rpm e .. deve ter uns 50~cfm

 

acabei de adquirir 10 fans desse modelo da Adda, com 85 cfm. com todos tendo a mesma potencia, rotação e CFM, dá pra ver se há aumento no rpm da ventoinha final. quando minha mobo voltar eu faço o teste

18 horas atrás, Contiusa disse:

A medição de temperatura é toda bugada mesmo

então era pra ser bugada o tempo todo, inclusive quando desligo as ventoinhas e religo ao bater 40°C

mas se você diz q a T° do CPU não consegue ser menor q o ambiente... fico na duvida. carece de fonte :P

 

talvez se eu colocasse a ventoinha de 70cfm na pressão direta com o dissipador abaixasse o mesmo ou mais do q as 3

 

mas é inegável duas coisas: a exaustão do fan rente a GPU, q deu resultados reais de 5°C

 

na GPU tem mais duas fan sobre a fan original(não posso tirar foto porque a assinatura tá meio desatualizada e eu não consigo apagar), q me rendeu mais 5°C, totalizando 10°C.

 

e posso garantir q os testes foram feitos no prazo de 2 horas, com várias configurações

 

 

adicionado 22 minutos depois

agora tô brigando no fórum da EVGA pra provar q fans em série garante maior pressão no dissipador

https://forums.evga.com/If-I-make-holes-in-the-cover-of-my-GPU-card-will-I-lose-my-warranty-m2723627.aspx

fui perguntar se danificar a capa pra fixar parafusos na GPU perderia a garantia pra fazer isso aqui

 

obs: não serão esses fans. também serão da Adda de 92mm

59ec086214e4f_WhatsAppImage2017-10-22at12_52_20AM.thumb.jpeg.186014966af63c44a04e220c40a0147c.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Andbell disse:

mas se você diz q a T° do CPU não consegue ser menor q o ambiente... fico na duvida. carece de fonte :P

 

Dá uma pesquisada. Peguei uma resposta de alguém com um water cooler da Corsair com temperaturas abaixo do ambiente (use o Google translator). Ele explica as únicas situações em que um componente gerador de calor (CPU por exemplo) pode ficar abaixo do ambiente.

 

Citação

 

No. As nice as Corsair is, they as a company still need to obey the laws of thermodynamics. There are only a few ways to cool a heat generating component below ambient temperature:

 

1. Peltier Effect. This is used in thermoelectric cooling. It is quite electrically inefficient as a significant amount of energy is used to cool the heat generating component, and all of it must be removed.

 

2. Refrigeration. There are a number of different refrigeration techniques, but the most popular for PCs is phase change cooling. Phase change cooling takes advantage of the enthalpy of vaporization to rapidly change the temperature of the coolant by compressing it into a liquid (releases energy into the environment in the form of heat), cooling the hot liquid, and then allowing it to expand into a gas (absorbing energy from the environment in the form of heat). Phase change coolers are extremely expensive, but require little maintenance or upkeep once installed.

 

3. Cryogenic cooling. A precooled extremely low temperature liquid such as liquid nitrogen or liquid helium is used in combination with a large pot style heat sink. The liquid absorbs energy from the environment and evaporates over time. The liquid must be replaced periodically so cryogenic cooling is not suitable for regular use.

 

4. Geothermal cooling. This is essentially just good old fashioned liquid cooling with the radiator located in a cooler environment, or with liquid piped in from elsewhere. It's theoretically possible but incredibly stupid as it can cause condensation.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Contiusa disse:

1. Peltier Effect. This is used in thermoelectric cooling. It is quite electrically inefficient as a significant amount of energy is used to cool the heat generating component, and all of it must be removed.

 

quase fiz no CPU :P:D. mas eu queria ligar em meia fase

 

mas aguarde. quando minha mobo voltar eu provo q é possível :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Andbell disse:

mas se você diz q a T° do CPU não consegue ser menor q o ambiente... fico na duvida. carece de fonte :P

Trata-se da Física, de uma derivação da Lei Zero da Termodinâmica. Não há como duvidar disso. O processador e o ambiente estão inicialmente em equilíbrio, na mesma temperatura. Quando você usa o computador, o processador vai esquentar e começará a ser refrigerado por ar ou líquido (air cooler ou water cooler) na mesma temperatura do ambiente. O calor será, então, transferido do processador (mais quente) para o ambiente (mais frio). Não há como seu processador ficar mais frio que o ar ou o líquido que o está refrigerando. Dois corpos só transmitem calor entre si até alcançarem o equilíbrio, as coisas não se invertem depois disso. Seria um absurdo como dizer que a gravidade não existe. Só há transferência de calor enquanto existe desequilíbrio e o calor sempre vai do corpo mais quente para o mais frio.

 

O mais baixo que um processador pode alcançar é igualar à temperatura ambiente. É impossível que fique abaixo, salvo aplicando soluções de refrigeração especiais e muito extraordinárias como as citadas pelo @Contiusa.

 

O problema nos sensores de temperatura dos processadores FX, ao usar programas de terceiros, é bem conhecido. Ele aparece de forma gritante com o processador em idle.

 

2 horas atrás, Matheus Franceschi De Santana disse:

Li em um tópico que é mais econômico pegar uma fonte com capacidade maior pois ela funciona melhor usando 50% de sua capacidade.. é verídico?

A eficiência das fontes não é uma constante, é uma função que varia com a carga. Essa função tem formato de parábola com a concavidade voltada para baixo, atingindo um máximo perto da carga de 50%. Ou seja, nesse ponto a eficiência é máxima e a fonte desperdiça menos energia na forma de calor. Quando a carga é muito pequena ou muito grande, a eficiência diminui.

 

O ideal é dimensionar a fonte de forma que a metade da potência que ela é capaz de entregar seja o mais próxima possível da carga de uso típica do computador. E é aqui que o pessoal erra, já que é comum pegarem, por engano, o valor máximo de consumo dos componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Contiusa disse:

 

Prova que é possível o quê? Porque se for temperaturas abaixo do ambiente com coolers normais, você vai perder o seu tempo.

não não... você e o @Foxwalt me convenceram q é impossível. entendi q o "gradiente de concentração" da T° do ar não vai dissipar com força mecânica 

 

me refiro a colocar duas ventoinhas em sequencia e q uma irá aumentar a RPM da outra. se há maior rotação, irá resultar em maior fluxo de ar e, consequentemente, maior condensação de ar no dissipador.

acredito q duas ventoinhas idênticas seja possível isso (metodologia). pra mim é concebível "não dar certo", pois é possível q a exaustão da ventoinha 2 anule a pressão da 1. mas também não acho difícil dar certo, mas com cerca de 5~10% de aumento da RPM, o q acho pouco

 

pra mim compensa (montei em uma mobo queimada pra demonstrar) porque a ventoinha 1 da série fica "encostada" na GPU e deu resultado real em uma HD 6870 em full (-5°C) com duas (60°C) ou tres ventoinhas (55°C). também não tem como não dar, exaurindo mais de 50% da placa diretamente e bem nas "costas" do processador da GPU

a numero 3 deixarei desligada ou 5~7v. ela tem mais aletas mas a rotação é baixa. com a pressão oriunda da 2, acho q ela vai dar até mais rotação q se fosse ligada no 12v

a ventoinha 4 eu não sei se dará resultado. como meu CPU "ficava" em 11°C, achei desnecessário acrescentar. mas, agora sabendo do bug das T° nos FX, no meu raciocínio, quanto mais pressão maior condensação do ar e melhor dissipação do calor, não?

e a ventoinha 5 exaurindo o ar do gabinete e do dissipador

2041d1c5-cdcf-4d06-aacb-02223dd5c4d8.jpg.829cab37ad81d2d576bd94f1824869e4.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

Deixa eu ver se eu entendi. No caso, 1hd, salvo engano, consome 10W, mas na prática ele consome menos do que isso? Tal como um cooler consome 12w(?), na real pode consumir menos? Acho que faz sentido pelo fato de eu conseguir ligar 2 coolers de 12w em um molex que manda apenas 12w...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Franceschi De Santana mas não é assim que funciona. A tensão do molex não indica o que ele entrega de watts. Você precisa entrar os amperes também. Não sou muito entendido disso, mas use uma calculadora para converter em watts. Mas você precisa saber os amperes do molex.

 

http://www.rapidtables.com/calc/electric/Volt_to_Watt_Calculator.htm

 

O fan do Blizzard T2 consome 2,16 W. Você pode ver no site da CM. Alguns sites não indicam, mas eles não costumam passar de 5W. Por exemplo, um Noctua Industrial de 140mm e 3000rpm (uma turbina de avião) só consome 6,6W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...