Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
James Vince

Não consigo atualizar BIOS

Recommended Posts

Tenho uma placa-mãe B85M da Gigabyte, o BIOS é da American Megatrends Inc. Existem alguns arquivos disponíveis no site para baixar (aptio v, aptio 4, amibios 8) e dentro dessas pastas ainda tem outros arquivos diferentes (afuduos, afuwin, etc), e eu não sei qual devo utilizar. Alguém pode ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-B85M-D3PH-rev-11#support-dl

Nessa página aparecem 3 versões da BIOS, escolha a F5 que é a mais atual.Crie uma pasta na área de trabalho e descompacte, aí aparecem os 3 arquivos.

Pelo que sei basta criar um pendrive bootavel, um dos mais populares é o HP USB Disk Storage Format Tool 

Depois é só copiar os arquivos e dar boot pela USB.

Cuidado porque qualquer variação na energia poderá fazer perder a BIOS e aí precisará de outra ou mandar a um técnico.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @PedraX Baixei o arquivo F5, da América e extrai. E precisa realmente criar um pendrive bootavel? Se eu executar o arquivo sem o pendrive acontece o que? Desculpa a ignorância :D

    adicionado 7 minutos depois

    @PedraX Queria perguntar outra coisa. Você sabe dizer se pode ter alguma coisa na placa-mãe que pode estar influenciando no desempenho de periféricos, que não respondem direito, etc? Tipo algum arquivo pra baixar naquele mesmo site na categoria de Drivers e Utilidades?

    Editado por James Vince

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    É o seguinte: esse programa de atualização da BIOS foi feito para rodar em DOS(disk operating system-é um sistema em padrão baixo nível de instruções). Então é provavel que dê um erro de sistema operacional ou simplesmente não rode.

    Sim, as atualizações de BIOS sevem justamente para colocar os perifericos mais recentes em dia.

    Normalmente isso ocorre a nível de driver para o sistema operacional, mas ás vezes ocorrem mudanças tão profundas que tem que atualizar: por exemplo tem algumas MB que são projetadas para rodar uma familia de CPU, aí ocorre uma evolução e eventualmente a pinagem ainda é compatível, mas precisa atualizar para receber a próxima familia.

    Isso ocorreu por exemplo com minha MB, ela foi projetada para a segunda geração de processador intel, com a atualização na BIOS passou a poder reconhecer a terceira geração.

    OBS: na atualização da BIOS deve dar uma mensagem para gravar uma cópia da BIOS antiga. Faça essa cópia no caso de dar alguma coisa errada poderá voltar.

    Atenção: essa é uma operação perigosa, tenha certeza que não vai haver variação da energia eletrica no momento dessa atualização.

    Editado por PedraX
    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @PedraX Muito obrigado pelas informações, me ajudou muito. Vou tomar cuidado pra fazer tudo direitinho. Quando eu conseguir eu volto aqui pra dizer o que houve. :thumbsup:

    adicionado 30 minutos depois

    @PedraX Ainda tenho dúvidas. Fiquei um pouco confuso sobre o pendrive bootavel. O que eu vou copiar para o pendrive, o windows 10, o BIOS ou os dois? No caso eu precisaria de um pendrive de quanto de armazenamento?

    Editado por James Vince

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Petitito. 4,91 mb nem arranha um pendrive,. acho que nem fazem mais de pouca capacidade.

    Um pequeno de 1GB já daria conta. Mas pode ser de 4, 8 ou qualquer um q você tenha na mão.

    Não precisa de nada no pendrive, como disse é só criar o pendrive bootavel. Feito isso é só copiar os 3 arquivos que vem na pasta descompactada, na raiz do pendrive.Nada de windows cara, voce vai rodar só o dos que tá já instalado no pendrive.

    • Obrigado 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @PedraX Ah, tranquilo então, entendi. Muito obrigado de novo, cara :thumbsup:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×