Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

acontecimento/pergunta sobre fonte genérica s/ estabilizador


Posts recomendados

Pessoal é o seguinte, eu li a explicação do Gabriel torres sobre não recomendar o uso de estabilizador mas ainda estou uma dúvida que me deixou com o pé atrás.
Vou contar o que aconteceu, eu estava jogando o novo lançamento Shadow of War, infelizmente estou usando uma fonte genérica Atx alguma coisa de 500w sem pfc ativo (devido a chavinha de 115 e 230v), estava usando estabilizador em 220v e a fonte em 115v, certo, comecei a jogar (tenho uma gtx750ti e fx6300 e ele puxa 100% da placa de vídeo e uns 70/80% do processador) e o estabilizador pifou enquanto eu jogava (ele é bem antigo, acho que é de 2008/9), certo ai ele não transmitia energia mais pro pc, fiz uma pesquisa sobre e a tensão onde moro é 220v então como na pesquisa coloquei a fonte em 230v e liguei o pc mas estou com medo de começar a jogar e usar muito o pc e acabar estragando ele com a fonte genérica e até mesmo outra peça do pc ligado a ela, então pergunto: é seguro usar em 230v sem estabilizador jogando a todo vapor pela maior parte do dia? ps: já encomendei uma fonte decente com pfc ativo da e.v.g.a, então provavelmente vou usar essa genérica até a nova chegar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marlleyilson Martins
O PC funciona mesmo sem usar o estabilizador e com fonte setada em 230v? Caso sim, até pode usar normalmente, mas se por acaso começar a dar algum problema como congelar o PC ou reiniciar, não arrisque mais. O correto seria esperar a nova fonte chegar, mas fica a seu critério.
Já tive uma fonte genérica de 500W que queimou ao usar o PC no talo (no entanto tinha uma HD 7870 que puxa mais), e por sorte foi só a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte sim o pc está funcionando normal, o meu medo é esse mesmo de queimar já que o estabilizador estragou na minha frente enquanto jogava. obrigado pela ajuda vou dar uma maneirada até a nova fonte chegar (mas po o jogo tá bom demais hehe, vai ser difícil)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem saber você usou sua fonte, essa pereba genericona dai, sempre operando, na prática, em 220 Volts e te explico porque...

 

Fontes em geral, de PC de TV, de impressora, do raio que o parta são originalmente projetadas para operar em 220 Volts, e assim o fazem..

 

Quando sua fonte tem de operar em 110 Volts porque essa é a tensão de sua tomada ai, você seleciona, nessa fonte, uma chavinha setando a mesma para operar em 110 Volts.... O que essa chavinha faz??? Ela insere um dobrador de tensão, dos mais fajutos e de rendimento duvidoso para dos 110 Volts conseguir 220 Volts para que sua fonte opere na tensão correta para a qual foi projetada, os 220 Volts.....

 

Para que visualizes veja ai se dá para entender visualizando em um diagrama..

images?q=tbn:ANd9GcTarhrlucz_8AIdUcS5BhF

 

Desse modo qualquer fonte, quando opera com a chavinha setada para 110 na verdade está trabalhando em 220 Volts recuperados pelo dobrador de tensão interno de sua fonte, que faz um serviço mais ou menos porco, que gasta mais energia etc e tal..

 

Portanto não tenha medo algum de colocar sua fonte em 220 pois ela sempre operou com essa tensão... Só você não sabia....

 

Quanto ao estabilizador estragar, sorte sua, agora te livras dessa porcaria que de nada serve e atrapalha pacas

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Marlleyilson Martins disse:

@faller entendo, obrigado pelo suporte amigo, com fontes genéricas qualquer cuidado é pouco, já vi muitas explodirem por ai (inclusive uma já explodiu cmg sorte que foi só ela)

Elas explodem de ruins que são... Os refugos da indústria de componentes eletrônico, incluindo ai semicondutores em geral, antigamente eram dirigidos para a indústria de brinquedos em geral onde o compromisso com a qualidade e desempenho ficava de lado.  Atualmente permeia até mesmo a indústria do entretenimento (aonde se enquadra a informática). Principalmente em se falando na parte nada séria dessa indústria aonde se enquadram as fontes genéricas.. Fonte genérica = Grana posta fora.

 

O melhor cuidado que podes ter com elas é nunca passar nem por perto..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...