Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 480 - Problema de performance


Posts recomendados

Olá.

 

Acabei de fazer o cadastro e estou acessando pelo celular, então não sei se estou na área correta. Espero que sim.

 

Montei um PC do 0 em janeiro, seguem os componentes relevantes:

 

Placa de Vídeo RX 480 Red Dragon 4GB

Memórias 2x4GB HyperX

Processador Intel core i5 7400

placa-mãe Gigabyte 1151 Gaming 3 DDR 4

Fonte Thermaltake 500W

 

Durante os primeiros meses, essa configuração me impressionou, pois eu rodava jogos pesados como GTA V, série Arkham, Shadow of Mordor e outros em resoluções de até 4k, com FPS bem satisfatório (geralmente 60 ou próximo).

 

A primeira vez que notei algo estranho foi quando ele começou a engasgar, de uma hora pra outra, e ter quedas de performance em jogos que eram rodados bem antes. Os jogos tinham travamentos repentinos e o MSI Afterburner começou a me indicar quedas bruscas de FPS, que caíam pra 15-20 e depois voltavam ao normal. As leituras de uso da CPU e memória estavam boas e as temperaturas todas adequadas, (a da GPU até abaixo do esperado), mas o uso a GPU oscilava entre 0-15-20-100% o tempo todo.

Este ciclo se repetia a cada alguns segundos e deixava a experiência de jogo insuportável.

 

Algumas semanas atrás estava jogando Hellblade: Senua's Sacrifice com FPS razoável, quando de repente o travamento chegou a níveis catastróficos, e eu até desisti de terminar o jogo.

 

Após umas duas semanas, tentei rodar o jogo novamente, e após um engasgo, vi que o uso da GPU foi para 100% e o FPS subiu para 60 novamente, e assim ficou neste e em todos os jogos por alguns dias. Cheguei a zerar Shadow of War com definições no médio e em resolução 2.5k e o jogo rodou liso e sem nenhum travamento durante todo o gameplay.

Hoje comecei a jogar o South Park: The Fractured But Whole e o problema retornou neste jogo. O uso da GPU gira em torno de 20% e o jogo tem quedas horríveis de FPS.

 

Procurando informação online percebi que este ano este problema foi bastante reportado sobre a série RX, especialmente as 480.

 

Testando soluções eu ja desinstalei o MSI e todos os programas que rodam no background, já mexi nas configurações e fiz downgrade no software da AMD e até fiz uma formatação limpa do PC. Testei um jogo com o PC quase virgem. Nada funcionou.

 

Posso fornecer prints de leituras, caso seja necessário.

 

Me desculpem caso o post tenha ficado muito longo e/ou esteja em uma área inadequada.

 

Desde já, agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...