Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel e numeração sequencial


Posts recomendados

Bom dia a todos. Trabalho na parte fiscal e controle de produção de uma indústria de serviços pneumáticos.

Para o processo de produção foram elaboradas ordens de produção, com numeração e controle, ligados à vários relatórios - do que descreverei abaixo, envolve diretamente um fundamental para controle de qualidade, custos, e programação.

 

ORDEM DE PRODUÇÃO.xls

 

Nesta planilha, estão em realce na cor amarela o que descreverei como necessidade.

 

O primeiro item, é um número que leva em consideração a data da produção, e a ordem da programação. Exemplo: o pneu em questão foi programado na ficha 015 do dia 19/10/17. Seu formato deve apresentar, por padrão, 015.19.10.17. Verão que a data (célula à esquerda) está com o dia de 'amanhã', pois incluí a data automática + 1 dia, para agilizar e automatizar, pois programamos a produção no dia anterior. No caso, a ficha foi elaborada ontem e as datas estavam iguais. Na numeração sequencial, preciso que seja incluída conforme se imprime a numeração e a data no formato especificado (001 sequencial até a última impressão 015.19.10.17).

 

Geralmente temos de 30 à 50 Ordens de produção. Atualmente eu altero a numeração automaticamente. Toma muito tempo.

 

O segundo realçado, é a quantidade do mesmo modelo de pneu a ser feito. Pode-se ter 1 ficha ou 3 fichas. A numeração é por ficha e deve ser feita individual. Ex: 2 fichas do pneu XXX ficaria:

 

1 de 2      -  001.19.10.2017

 

2 de 2      -  002.19.10.2017

 

 

É possível fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: gostei do HOJE() escrito em branco, rsrs

 

Segundo: a codificação é simples, eu coloquei uma parcial na célula K4. O sequencial (o 015 nesse caso) eu não sei de onde vem, mas basta você usar seus dados aí com algum "X+1".

 

Terceiro: quando à "1 de 2" eu também precisaria saber qual evento determina isso e onde está arquivado.

ORDEM DE PRODUÇÃO.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço já pela resposta. Peço que me ajude, pois não sou muito 'expert'.

 

O número é de uma ordem de produção já usada, mas vai começar no 0. Pensei em usar algo que contasse a quantidade de alterações de uma determinada célula.

 

Da parte 1 de 1, ou 1 de 2, etc, pensei em fazer uma formatação condicional com uma célula base. Ex: se B15 = 1, escreva 1 de 1; se 2 escreva 1 de 2; se 22 escreva 2 de 2; se 3..... por diante.

 

Acredito que fiz o que você sugeriu de forma diferente. Desagrupei a célula e deixei por padrão 2 zeros, assim, incluindo o número, ficava próximo ao que eu desejo. Ex: ficava assim: 

 

001 .  19/10/2017

 

Na formatação não ficava 'colado', como deve ser por padrão para melhor visualização rápida. E a data não ficava com '.'. Pois não é o 001 ou 015 o número da ordem, e sim o completo: 001.19.10.2017

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que você tá tentando colocar todo o conteùdo (001.19.10.2017) numa célula só. Faça o que fez apenas para os caracteres iniciais (001, 002... 00n) numa outra célula e concatene depois com a data daquele jeito que fiz. Sobre o número de ficha você já tá na solução do seu jeito, manda bala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 minutos atrás, Walter C. Catelan disse:

É que você tá tentando colocar todo o conteùdo (001.19.10.2017) numa célula só. Faça o que fez apenas para os caracteres iniciais (001, 002... 00n) numa outra célula e concatene depois com a data daquele jeito que fiz. Sobre o número de ficha você já tá na solução do seu jeito, manda bala.

Acredito que a função 'SES' pode ser explorada ara o '1 de 2'. Já da parte que você falou:

Citação

Segundo: a codificação é simples, eu coloquei uma parcial na célula K4. O sequencial (o 015 nesse caso) eu não sei de onde vem, mas basta você usar seus dados aí com algum "X+1".

eu não compreendi totalmente.

 

Pensei em fazer alguma ligação externa com um banco de dados, mas o trabalho para alimentar o banco de dados seria maior que o de alterar o campo. Agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...