Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de bancada, Reguladores de tensão


Posts recomendados

Olá amigos, eu tenho uns componentes em casa e queria projetar uma fonte de bancada simétrica ajustável,  eu tenho um transformador  127/220V para 24V 5A, entre tanto gostaria de saber, se logo após a filtragem pelos capacitores poderia colocar um LM338 para parte ajustável de 0 a 25v, colocar também tres  LM317, um para 3.3V outro para 5V e um para 12V. Ai vem a questão compensa fazer isso ? veja o esquema +-Fonte.thumb.png.0325d60be89892c41e7f79cc9883ea0c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os CIs nominados tem proteção contra curto circuito e contra sobre temperatura e a maioria absoluta do pessoal nem sabe como utilizar o regulador de corrente...

 

Respondendo ao demandante penso ser muito mais útil ele dispor de duas ou três fontes ajustáveis, de 1 a 15 Volts @ 3A do que esse polvo de múltiplas saídas mas com um único negativo comum..

 

Com fontes totalmente independentes podes somar , subtrair, paralelar as fontes com independência total...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Já peguei um que no primeiro curto levou o farelo... aquela história que postei aqui no forum. Ainda tenho mais dois exemplares dele (lm317), quando der um tempo vou testar quando eles queimam e vou comprar um original de um distribuidor bom ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Bommu Perneta disse:

@faller Já peguei um que no primeiro curto levou o farelo... aquela história que postei aqui no forum. Ainda tenho mais dois exemplares dele (lm317), quando der um tempo vou testar quando eles queimam e vou comprar um original de um distribuidor bom ^^

Isso que eu ia lhe dizer...  Com CI pirata não se brinca.. Dai foge a qq regra. Quando falei que os CI's reguladores tem proteção falei dos CI's quentes, verdadeiros e nunca de seus dublês...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, faller disse:

Todos os CIs nominados tem proteção contra curto circuito e contra sobre temperatura e a maioria absoluta do pessoal nem sabe como utilizar o regulador de corrente...

 

Respondendo ao demandante penso ser muito mais útil ele dispor de duas ou três fontes ajustáveis, de 1 a 15 Volts @ 3A do que esse polvo de múltiplas saídas mas com um único negativo comum..

 

Com fontes totalmente independentes podes somar , subtrair, paralelar as fontes com independência total...

Desenvolvi uma fonte aqui com proteção na entrada e saída, proteção de sobrecorrente e tensão , utilizei um pic para ler a tensão de saída e  corrente, também para proteger a fonte chaveando um relé. Você tem total razão Faler virou um polvo, vou ter que revisar o projeto adicionando mais transformadores ao invés de fazer tudo em um só sistema, quanto mais moda inventa menor será a potencia na saída, valeu pela dica e melhor separar os circuitos, veja o esquema abaixo, se vocês poderem ajudar para melhorar deem mais dicas ficarei muito grato.

Fonte.pdf

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, Lucas Pereira de Souza disse:

Desenvolvi uma fonte aqui com proteção na entrada e saída, proteção de sobrecorrente e tensão , utilizei um pic para ler a tensão de saída e  corrente, também para proteger a fonte chaveando um relé. Você tem total razão Faler virou um polvo, vou ter que revisar o projeto adicionando mais transformadores ao invés de fazer tudo em um só sistema, quanto mais moda inventa menor será a potencia na saída, valeu pela dica e melhor separar os circuitos, veja o esquema abaixo, se vocês poderem ajudar para melhorar deem mais dicas ficarei muito grato.

Fonte.pdf

Eu estava pensando usar um transformador 24V+24V e separar o circuito seria melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...