Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lucas Pereira de Souza

Fonte de bancada, Reguladores de tensão

Recommended Posts

Olá amigos, eu tenho uns componentes em casa e queria projetar uma fonte de bancada simétrica ajustável,  eu tenho um transformador  127/220V para 24V 5A, entre tanto gostaria de saber, se logo após a filtragem pelos capacitores poderia colocar um LM338 para parte ajustável de 0 a 25v, colocar também tres  LM317, um para 3.3V outro para 5V e um para 12V. Ai vem a questão compensa fazer isso ? veja o esquema +-Fonte.thumb.png.0325d60be89892c41e7f79cc9883ea0c.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procura na net modelos http://www.instructables.com/howto/power+suplie/

Mas pela minha experiência de destruição de eletrônicos e desgraça:atirador:, coloque proteções ai de curto o que puder mais ^^ , tanto no transformador como na saída dos teus reguladores. Faltou ai um regulador de corrente também...

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os CIs nominados tem proteção contra curto circuito e contra sobre temperatura e a maioria absoluta do pessoal nem sabe como utilizar o regulador de corrente...

Respondendo ao demandante penso ser muito mais útil ele dispor de duas ou três fontes ajustáveis, de 1 a 15 Volts @ 3A do que esse polvo de múltiplas saídas mas com um único negativo comum..

Com fontes totalmente independentes podes somar , subtrair, paralelar as fontes com independência total...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@faller Já peguei um que no primeiro curto levou o farelo... aquela história que postei aqui no forum. Ainda tenho mais dois exemplares dele (lm317), quando der um tempo vou testar quando eles queimam e vou comprar um original de um distribuidor bom ^^

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Bommu Perneta disse:

@faller Já peguei um que no primeiro curto levou o farelo... aquela história que postei aqui no forum. Ainda tenho mais dois exemplares dele (lm317), quando der um tempo vou testar quando eles queimam e vou comprar um original de um distribuidor bom ^^

Isso que eu ia lhe dizer...  Com CI pirata não se brinca.. Dai foge a qq regra. Quando falei que os CI's reguladores tem proteção falei dos CI's quentes, verdadeiros e nunca de seus dublês...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 16 horas atrás, faller disse:

Todos os CIs nominados tem proteção contra curto circuito e contra sobre temperatura e a maioria absoluta do pessoal nem sabe como utilizar o regulador de corrente...

Respondendo ao demandante penso ser muito mais útil ele dispor de duas ou três fontes ajustáveis, de 1 a 15 Volts @ 3A do que esse polvo de múltiplas saídas mas com um único negativo comum..

Com fontes totalmente independentes podes somar , subtrair, paralelar as fontes com independência total...

Desenvolvi uma fonte aqui com proteção na entrada e saída, proteção de sobrecorrente e tensão , utilizei um pic para ler a tensão de saída e  corrente, também para proteger a fonte chaveando um relé. Você tem total razão Faler virou um polvo, vou ter que revisar o projeto adicionando mais transformadores ao invés de fazer tudo em um só sistema, quanto mais moda inventa menor será a potencia na saída, valeu pela dica e melhor separar os circuitos, veja o esquema abaixo, se vocês poderem ajudar para melhorar deem mais dicas ficarei muito grato.

Fonte.pdf

adicionado 2 minutos depois
    1 minuto atrás, Lucas Pereira de Souza disse:

Desenvolvi uma fonte aqui com proteção na entrada e saída, proteção de sobrecorrente e tensão , utilizei um pic para ler a tensão de saída e  corrente, também para proteger a fonte chaveando um relé. Você tem total razão Faler virou um polvo, vou ter que revisar o projeto adicionando mais transformadores ao invés de fazer tudo em um só sistema, quanto mais moda inventa menor será a potencia na saída, valeu pela dica e melhor separar os circuitos, veja o esquema abaixo, se vocês poderem ajudar para melhorar deem mais dicas ficarei muito grato.

Fonte.pdf

Eu estava pensando usar um transformador 24V+24V e separar o circuito seria melhor ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais