Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria RAM e os slots da placa-mãe


Posts recomendados

@Luís Eduardo Klein As memórias precisam ter a mesma frequência e latência para funcionar corretamente em dual channel no caso se for apenas duas ou quad channel ser for quatro rams.

 

Sendo assim elas precisaram ter a mesma marca, modelo e frequência, se for de 8gb então outra precisa ser de 8gb, mas precisa ter a mesma latência, que deve ser igual nas duas.

 

O esquema de cores creio que não influencia o que vale é o numero dos slots, são numerados de 1 a 4, então se no slot 1 tem uma memória ram de 8gb, no slots 3 precisa ter uma igual a do 1 para funcionar o dual channel.

 

Claro que deve ter outras informações que também deve levar em conta, porém como sei o básico estou re passando, certamente terá outro amigo aqui no fórum para lhe explicar melhor e que irá me corrigir se eu estiver errado.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Luís Eduardo Klein disse:

Galera, uma placa-mãe com 4 slots para memoria ram, as 4 devem ser iguais para funcionar? tipo mesma marca, frequência? e qual é o esquema das cores diferentes dos slots? Agradeço desde já pela ajuda.

Esta é a situação ideal. Tudo igual.

 

Mesmo que forem de diferentes marcas, teriam que ter a mesma frequência, latência e consequentemente mesma tensão.Como foi dito pelo colega@Elder Nauvirth .

 

Mas nada impede de que, tendo memórias de marcas diferentes ou iguais que tenham frequências diferentes e latências diferentes, elas não possam funcionar. Mas não será um Dual ou Quad Channel perfeito.

Sem contar as instabilidades e possíveis mal funcionamento do PC.

 

Quanto às cores dos slots de memória, vão variar de plataforma Intel e AMD. O ideal é baixar o manual de sua placa no site do fabricantes e nele verificar a forma correta de instalar seu pentes.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Esta é a situação ideal. Tudo igual.

 

Mesmo que forem de diferentes marcas, teriam que ter a mesma frequência, latência e consequentemente mesma tensão.Como foi dito pelo colega@Elder Nauvirth .

 

Mas nada impede de que, tendo memórias de marcas diferentes ou iguais que tenham frequências diferentes e latências diferentes, elas não possam funcionar. Mas não será um Dual ou Quad Channel perfeito.

Sem contar as instabilidades e possíveis mal funcionamento do PC.

 

Quanto às cores dos slots de memória, vão variar de plataforma Intel e AMD. O ideal é baixar o manual de sua placa no site do fabricantes e nele verificar a forma correta de instalar seu pentes.

Então, minha placa-mãe é a GA-B75M-D3H, e já tenho 2 memorias ddr3 de 4G da G.SKILL com 800 de frequência, mas queria por outra marca e com uma frequência maior, sendo que não achei para comprar e as que tem são a cima de 800 Mhz e mais caras do que as escolhidas por mim, no caso 2x4G da HYPERX FURY de 1600 Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Luís Eduardo Klein disse:

já tenho 2 memorias ddr3 de 4G da G.SKILL com 800 de frequência

Não. Suas memórias não são de 800MHZ. Elas são de 1600MHZ.

 

7 minutos atrás, Luís Eduardo Klein disse:

no caso 2x4G da HYPERX FURY de 1600 Mhz.

Neste caso em específico não será boa ideia misturar memórias. Pois é para PC gamer.

O exemplo que dei lá em cima, é para memórias normais para PCs normais. Para Gamer tem que ser exatamente iguais.

Segue um link para você escolher suas memórias.

Nota: Dificilmente achará novas.

https://lista.mercadolivre.com.br/gskil-1600mhz_DisplayType_G#D[A:gskil-1600mhz]

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Não. Suas memórias não são de 800NHZ. Elas são de 1600NHZ.

 

Neste caso em específico não será boa ideia misturar memórias. Pois é para PC gamer.

O exemplo que dei lá em cima, é para memórias normais para PCs normais. Para Gamer tem que ser exatamente iguais.

Segue um link para você escolher suas memórias.

Nota: Dificilmente achará novas.

https://lista.mercadolivre.com.br/gskil-1600mhz_DisplayType_G#D[A:gskil-1600mhz]

Cara, é o que tá dizendo aqui no CPU-Z, me corrija se estiver errado.

fgwh.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luís Eduardo Klein disse:

Cara, é o que tá dizendo aqui no CPU-Z, me corrija se estiver errado.

fgwh.png

Corrijo...

Esta aí é a metade da frequência de suas memórias de 1600MHZ.

Use o AIDA64 e verá escrito bonitinho qual a frequência total de seus pentes de memória...

adicionado 1 minuto depois

Memórias barramento 800MHZ somente DDR2.

adicionado 1 minuto depois

Que no CPUZ aparece como 400MHZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Luís Eduardo Klein disse:

Pera, agora tô confuso, metade de 1 pente só?

Lembra quando falamos lá no início de dual channel?

Pois é por isso que neste programa aparece metade. Mas não quer dizer que sua memória não chegue aos 1600MHZ. É a frequência de base.

As memórias não funcionam fixadas em sua frequência máxima.

Exemplo eu tenho memórias de 2000MHZ.

Mas as vezes, quando não são exigidas, elas funcionam em menos de 700MHZ.

Mas a frequência de base delas é 1000MHZ. Entendeu???

adicionado 3 minutos depois

Segue dois links informativos.

dual-channel

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Lembra quando falamos lá no início de dual channel?

Pois é por isso que neste programa aparece metade. Mas não quer dizer que sua memória não chegue aos 1600MHZ. É a frequência de base.

As memórias não funcionam fixadas em sua frequência máxima.

Exemplo eu tenho memórias de 2000MHZ.

Mas as vezes, quando não são exigidas, elas funcionam em menos de 700MHZ.

Mas a frequência de base delas é 1000MHZ. Entendeu???

Entendi, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luís Eduardo Klein disse:

Atualizei e apareceu, mas não vi os 1600 Mhz, se puder me mostrar, agradeço

dewfg.png

Está ali bem na sua frente. Max Bandwidth. PC3 12800 (800MHZ). Largura máxima de banda PC3 12800 que é referente as memórias de 1600MHZ. Como te mostrei nos links que passei, o CPUZ não mostra os 1600MHZ, ele mostra a metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...