Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC no processador 'desafoga' a VGA?


Dabota

Posts recomendados

Pessoal, tenho a seguinte dúvida:

 

Um parceiro meu tem a seguinte config.:

  • I7 6700k (WC)
  • Z170
  • 16GB RAM DDR4
  • GTX 970 GYGABITE
  • CX600

 

Quando conversava-mos a respeito do PC dele, um assunto aleatório, ele soltou uma pérola, e é nela que mora minha dúvida, da qual espero uma solução vinda de vocês.

 

O garoto disse que o cenário do PC dele hoje, nos jogos é:

  1. Seu ***** processador fica a 20% de uso;
  2. Sua placa de vídeo fica a 80%, as vezes mais.

 

Até ai tudo bem, é um processador forte, com uma ótima placa de vídeo, que ainda sim não é topo de linha. Não há nada de errado nesses resultados, a situação complica quando o parceiro diz o seguinte: "Vou fazer OC no meu processador, pra desafogar a placa de vídeo, pois a VGA utiliza uma pequena parte de seu potêncial de processamento gráfico, para usar em cálculos lógicos. Cálculos estes feitos pelo processador, mas se ele subir os clocks, aumentar o poder do processador, vai evitar que a VGA tenha que realizar processamento lógico e tenha 'sobras' para processamento gráfico, ficando com um uso mais equilibrado, suponhamos: processador a 40%, VGA a 60% de uso."

 

Isso faz sentido? Fazer OC no processador vai fazer com que o desempenho do PC nos jogos aumente, ou pelo menos o uso da VGA diminua?

 

No momento estava-mos acompanhados de um ''técnico de informática'', que concordou comigo-O que o garoto disse, não tem muito fundamento, e o uso da VGA não vai diminuir.

 

Aguardo uma resposta, agradeço desde já!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dabotarealmente dessa vez parei no termo ''desafogar'' pra rir KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

adicionado 6 minutos depois

@Dabota recomendo urgentemente esse seu amigo ir fazer tratamento em uma Clinica Especializada.

adicionado 6 minutos depois

@Dabota enquanto tem cura pra o problema dele é claro :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a vga estar com um uso baixo nos jogos então um OC pode sim resolver e consequentemente aumentar o desempenho dos jogos. Se o baixo uso persistir ae pode ser problema de otimizaçao do proprio jogo, pode ser a resoluçao baixa demais, os ajustes graficos tb muito baixos a fim de ter maior taxa de fps o que acaba esbarrando no gargalo do processador, enfim, para "resolver" isso apenas colocando uma cpu mais forte ou aumentar a qualidade grafica (resoluçao e/ou ajustes graficos, filtros AA, etc)

Agora, esse negocio de OC diminuir o uso da vga e aumentar o do processador foi viagem total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Dabota disse:

Vou fazer OC no meu processador, pra desafogar a placa de vídeo, pois a VGA utiliza uma pequena parte de seu potêncial de processamento gráfico, para usar em cálculos lógicos. Cálculos estes feitos pelo processador, mas se ele subir os clocks, aumentar o poder do processador, vai evitar que a VGA tenha que realizar processamento lógico e tenha 'sobras' para processamento gráfico, ficando com um uso mais equilibrado, suponhamos: processador a 40%, VGA a 60% de uso

Talvez ele estivesse falando do chip gráfico presente no processador, o popular vídeo onboard... Aí até faria algum tipo de sentido, mesmo assim ele explicou de forma errada e bem confusa.
Explicando de forma genérica, o processador e placa de vídeo offboard vão trabalhando juntos até uma delas chegar ao seu limite, e quando acontece isto a outra peça deixa de aproveitar seu potencial restante.
Nem sempre o CPU precisa estar sendo usado 100% para gerar gargalo, afinal vai depender também de quantos threads a otimização dos jogo permite usar. Há também fatores limitantes de desempenho, como os FPS máximo que o jogo permite, v-sync, limitação forçada pelos drivers de vídeo, entre outros...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegetto

 

Se a placa de vídeo estiver quase sempre acima de 90% de uso do GPU, pode-se dizer que não está tendo gargalo, com exceção de jogos mal otimizados.

 

Mas existem casos em que o processador em stock devido o clock baixo limita a placa de vídeo e em overclock elimina o gargalo.

 

Eu te dou um exemplo prático que tive com um Q9550 2.8 ghz:

 

Em stock dava gargalo na R9 280 3GB GDDR5 OC fábrica, em overclock para 3.6 ghz em diante soltava a placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT voce estar correto, um OC pode sim eliminar ou ao menos amenizar um gargalo, foi o que eu disse no meu primeiro post. O que comentei em seguida é que tem muita gente por ae com gargalo e acha que nao tem porque o uso da cpu estar baixo e isso acontece em cpus com muitos cores/threads devida a falta de otimizaçao dos jogos para lidar com tantos núcleos. Seria algo como o cara ter uma media de 70% de uso da gpu e uns 30% de uso de cpu, num cenario desse muitos acham que nao esta tendo gargalo por conta do baixo uso da cpu, porém, o que determina se existe ou nao gargalo é o uso da gpu. Obviamente isso so vale para uma config realista, ou seja, o cara estiver usando uma resoluçao e ajustes graficos condizentes com a gpu e fps soltos, pois, se o cara pega uma 1080ti e coloca o jogo em 720p com tudo no low para tentar pegar 300fps ae nao tem como ter um alto uso de gpu, pois se trata de cenario "desbalanceado".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT pois é, esse grafico ae estar ate de boa, todos cpus de ponta e atuais. Agora imagina o cara com i7 2600 ou 3770, em stock, com vgas fortes e atuais. O cara vai estar com uso de gpu na casa dos 70% ou menos mas como a cpu dificilmente passa dos 80% devidos as 8 threads, o cara pensa que nao estar tendo gargalo algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, OCCT disse:

Em stock dava gargalo na R9 280 3GB GDDR5 OC fábrica, em overclock para 3.6 ghz em diante soltava a placa de vídeo.

 

7 horas atrás, OCCT disse:

Em teoria e poder de processamento o CPU mais forte é o i9 7980XE e o mais fraco é i7 7740x, mas qual entregou mais fps? i7 7740x.


Em ambos os casos o ganho visível de desempenho, assim como "aguentar" a placa de vídeo depende do clock, afinal, quanto maior, melhor
No segundo caso também se pode ver que mesmo que o i9 tenha muito mais threads que o i7, se percebe que os jogos não aproveitam todos eles, ou seja, o clock maior do i7 compensa a falta de núcleos do i9, porém quando os jogos começarem a utilizar muito mais threads, o i9 vai deixar o i7 comendo poeira.
 

8 horas atrás, Vegetto disse:

se o cara pega uma 1080ti e coloca o jogo em 720p com tudo no low para tentar pegar 300fps ae nao tem como ter um alto uso de gpu, pois se trata de cenario "desbalanceado".

Exatamente, sendo que neste caso o CPU teria muito mais trabalho devido a quantidade de FPS.
O maior erro, na minha opinião, é a pessoa querer ter um conceito de gargalo sem saber como cada peça funciona e para que servem na prática, o que gera várias afirmações erradas que acabam se tornando mitos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...