Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

upgrade de Core 2 Duo E7500 para Core 2 Quad Q9505 ?


Ray_Afgrond

Posts recomendados

olá.. então, estou planejando fazer um upgrade no meu PC... recentemente comprei uma GTX 1050 pra adiantar o processo, mas a dúvida é a seguinte.. tenho um Core 2 Duo E7500, e penso em trocar pra um Core 2 Quad Q9505.. alguém saberia dizer se é possível? como faço pra atualizar as Bios caso precise, ou algo mais q eu deva saber? se precisar trocar a placa-mãe, então provavelmente compensa mais trocar por algo mais recente, tipo um i5 ou i7...  abaixo segue as especificações do PC.

 

placa-mãe: ASUS P5N-E Sli

Processador: Core 2 Duo E7500 , 2.93GHz

Chipset: NVIDIA Nforce 650i

Bios: ASUS P5N-E Sli ACPI Bios Revision 1406  (18/11/2009)

RAM: 6GB, DDR2

GPU: Zotac NVIDIA GTX 1050

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, sua MB tem um chipset antigo e pela tabela de compatibilidade.só suportaria um Q6600, que é relativamente fácil de encontrar, mas tem velocidade de clock baixo..

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5NE_SLI/HelpDesk_CPU/

Na verdade aceitaria também um QX6850 mas é uma raridade encontrar esse processador.

Entre todos os possíveis eu iria de E8600 no custo/benefício.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, T1000_2015 disse:

Ryzen o desempenho single thread não é bom, eu iria de intel.

OK, o $$$ é seu... :tw_glasses: oitava geração com SKT 1151 sem retrocompatibilidade... placas mãe Z370 custando uma fortuna... nona geração saindo no segundo semestre de 2018 e com SKT diferente... ou seja... qualquer coisa que compre agora é sem a menor possibilidade de upgrade futuro. E, além do mais, tirando SuperPI e WinRAR, o que mais que usa somente um core hoje em dia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela ajuda, pessoal, assim evito de me meter numa furada kk :thumbsup:

Vou optar por um Q6700 (está na lista citada aí) .. um upgrade meio baratinho, mas temporário, só pra quebrar o galho até juntar uma grana pra algo melhor  haha

mas só pra esclarecer.. é relativamente fácil atualizar a Bios?  devo baixar de algum lugar e deixar instalado já..? não sei bem qual o procedimento a tomar quanto a isso..

mas agradeço muito a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização de BIOS:

1) veja a BIOS compativel com o processador.

2) baixe os arquivos (normalmente tem  3) e deixe em uma pasta bem acessível

3))crie um pendrive bootavel usando um programa adequado, um dos mais usados é o:

https://hp-usb-disk-storage-format-tool.soft32.com.br/download/file/id/771950/?no_download_manager=true

4) criado o pendrive basta copiar os arquivos na raiz do pendrive

5)boote pela usb

obs: copie a BIOS antiga(tem a opção no programa).se der pau dá para voltar

obs2:procedimento tem risco se houver variaçaõ de tensão

5) antes do upgrade verifique se vai ter refrigeração suficiente pois me parece que a TDP(temperatura) desse processador Q6700 é bem maior que os Exxxx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ray_Afgrond disse:

Vou optar por um Q6700 (está na lista citada aí) .. um upgrade meio baratinho, mas temporário, só pra quebrar o galho até juntar uma grana pra algo melhor  haha

Quais jogos pretende rodar nesse PC? Dependendo, nem vale a pena comprar esse Q6700, que não terá um bom desempenho. Mas se você conseguir um bom over nele, talvez já abra mais o leque de possibilidades de jogos.

 

Outro ponto é o cooler do seu E7500. Ele não suporta o Q6700, que tem TDP de 105w. Já seria mais um gasto.

 

E por último, qual sua fonte?

Acrescentar uma placa de vídeo com um processador que consome muito vai tonar necessária uma fonte de qualidade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

imagino q terá q formatar o PC talvez, durante o processo, né?  só pra saber, porque daí já faço backup..

e então, tudo isso basicamente pra rodar Dark Souls 3  kk  atualmente já roda até, graças a GTX 1050, tem FPS estável acima de 30, porém dá muuuito gargalo.. tipo paredes invisíveis q demoram pra carregar, jogo dando crash direto, tal.. por falta de CPU.. e memória RAM também, talvez? pois tenho 6GB.. mas como é DDR2, e é baratinho, já vou add mais 2GB também

 

e então, o qual eu pretendo comprar vem com um Cooler novo de brinde.. obviamente deve ter a capacidade mínima pra suportar o processador, acredito eu...

e a fonte minha tem 420w.. será q é suficiente??

e obrigado pela dica sobre a atualização da BIOS.. muito útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, você está falando em reutilizar um core 2 duo, que está com pouco dinheiro, depois cogita 8a geração, 9a geração, etc; falta um pouco de coerência aí.

 

Qualquer software que você use para trabalho só usa 1 core.

ERPs em geral, Office, Outlook, AutoCAD, Inventor, SolidWorks, etc etc etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

tudo bom, pessoal? faz um tempinho, mas finalmente troquei o processador.. peguei um Core 2 Quad Q6700... fiz todo processo certinho, tal, mas não saiu como esperado.. na primeira tentativa eu instalei o processador, tal, mas não troquei o cooler, pois o vendedor disse q era a mesma coisa do novo..  beleza, liguei.. tudo normal, BIOs tava ok.. abri o CPU-Z pra ver se tava tudo ok, e aparentemente sim.. aí fui testar a performance em jogo.. abri o Dark Souls 3 pra ver.. aí foi uma situação curiosa... não tive mais problemas de delay de renderização, tudo carregou certinho e rápido, nenhum crash nem nada, porém o FPS tava em 15, enquanto q no Core 2 Duo alcançava 25-30... aí após alguns minutos, o PC desligou sozinho.. abri de novo pra ver se estava tudo certo, se o cooler estava bem encaixado, e estava sim.. testei de novo, dessa vez fui abrir o Metal Gear.. foi a mesma coisa, carrega rápido, mas teve queda drástica no FPS... e de novo, desligou após uns 5 minutos.. deduzi q eu estava usando pouca pasta térmica, e a principio, parece q estava mesmo.. coloquei mais, e testei de novo.. bom, agora o PC aguentou uns 15 minutos, mas veio a desligar de novo, e a performance nos jogos continuou a mesma...

poderia o problema ser o cooler? vi gente dizendo q um cooler de Core 2 Duo não aguenta um Core 2 Quad...

mas em alguns fóruns também vi pessoas falando sobre a fonte.. será q poderia ser esse o problema também?? poderia a fonte causar impacto na performance dos jogos além de superaquecer a cpu??

lembrando q a minha fonte é da SevenTeam, Modelo ST-420BKV-03F, potência de 420w...

deveria trocar por uma de 450w ou 500w?? se for o caso, poderiam indicar uma marca boa? pois pelo q eu li, marcas genéricas costumam dar esse tipo de problema..

ou poderia ser o cooler?? vou trocar daqui a pouco, mas não creio q fará diferença.. qualquer coisa eu atualizo aqui...

 

obs; já adiantando aqui, eu dei uma pesquisada sobre fontes.. o que acham dessas?? vale a pena??

 

1- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-933647189-fonte-gamer-real-atx-500w-c3-tech-ps-500-ultra-silencioso-_JM

2- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-944489248-fonte-gamer-aerocool-kcas-500w-80-plus-bronze-cabo-brinde-_JM

3- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-777555965-fonte-atx-500w-80-80-plus-bronze-pfc-ativo-24-pinos-4-sata-_JM

 

obrigado a todos pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ray_Afgrond qual a temperatura que o processador está chegando quando desliga?

 

Antes de trocar o cooler vá na BIOS e selecione a opção "Load optimized defaults". Salve as alterações e depois vá no gerenciador de dispositivos do Windows e em "Processadores" desinstale todos, um por um depois reinicie o PC.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...