Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção contra curto com Transistores


Luan Noberto

Posts recomendados

Olá pessoal sou estudante do curso de eletroeletrônica segundo módulo e entendo muito pouca coisa de eletrônica básica. Nesse período temos que realizar o projeto de uma Fonte Ajustável que vai de 0~30V e temos que colocar uma proteção contra curto, primeiro tentei fazer com tiristor sem sucesso por ser mais fácil. Mas um professor me orientou a fazer com transistor por ser mais eficiente. Gostaria da ajuda de vocês. Quando forem explicar alguma ideia se puder explicar como o circuito oferecido por vocês funciona eu agradeceria muito. Vou deixar o circuito da fonte realizado até agora

Abraços a todos. 

Fonte.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais fácil é colocar um fusível ^^ vai desde um comum até um "PPTC Resettable Fuses".

 

Ele quer um fusível digital? Como sempre incentivo aqui olhe no Google na parte gringa que você acha mais exemplos. Digite lá "electronic fuse" e vá na parte de imagens ^^ Ai, só teste mesmo, se o circuito está de cordo com o que você quer... Com uso de fonte com corrente ajustável, um osciloscópio tudo é possível X)

 

Também é possível fazer um proteção contra curtos baseada do na tensão, se a saída de um regulador passar da tensão que você quer de saída (usando um zener) o transistor ligado ao um relé pode desarmar o circuito (se passar da tensão a saída do regulador ele está em curto). Mas não sei se o teu professor consideraria isso, teria que perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se teu professor viu e acompanhou este circuito ele também precisa de ajuda. E se você montou e funcionou, quem precisa de ajuda sou eu kk.

Amigo está errada a ligação: B e E estão em curto.

Olhe aqui algumas alternativas interessantes pra aumento de capacidade de corrente com lm317

 

Tem mais mas eu achei tão bacaninha esta solução com src...

15_07a_12.gif