Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Agenda Eletrônica - inserir número


Isadora Silva

Posts recomendados

Olá eu sou Isadora meu trabalho do segundo semestre de engenharia é fazer uma agenda eletrônica em C/C++, durante a procura de como cadastrar os números de telefones eu me deparo  com:

 

	printf("\nDigite o número do novo contato: ");
    scanf (" %s", &cel);
    do{
        aux = 0;
        temp = 0;
        
        for (i = 0; i < strlen(cel);i++){
            if(cel[i] > 47 && cel [i] < 58)
                aux++;
        }

e eu gostaria de saber o que significa e para que serve o 47 e 58. Aguardando resposta =)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Silva     esse  47 se refere ao código ascii dos caracteres, onde 48 é o caractere zero e o próximo é o caractere 1 e vai somando o valor para cada caractere sendo que o 57 é o caractere 9, então aí no código ele está procurando os números de zero até 9 que são os números do celular .   se você quiser ver o código dos outros caracteres execute o código a seguir :

#include <stdio.h>
int a;
void main(){
    for(a=0;a<256;a++){
        printf("Codigo ASCII => %d ---- Caractere -> %c\n",a,a);
    }
}

portanto você pode imprimir assim também :

printf("Aqui Esta O Caractere Zero => %c",48);

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Isadora Silva. Seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Inicialmente já tento esclarecer que, como não tenho outras informações ainda, vou fazer algumas suposições... espero que me entenda e leve pelo lado da boa intenção...

 

Então, eu não entendi muito bem a relação da sua "introdução":

49 minutos atrás, Isadora Silva disse:

Olá eu sou Isadora meu trabalho do segundo semestre de engenharia é fazer uma agenda eletrônica em C/C++, durante a procura de como cadastrar os números de telefones eu me deparo  com:

 

com a sua "dúvida":

47 minutos atrás, Isadora Silva disse:

e eu gostaria de saber o que significa e para que serve o 47 e 58. Aguardando resposta =)

 

Ou seja, essa estrutura não era para ter sido feita por você? me entende? no caso, teoricamente, teria que saber o que estava fazendo... se for um código de terceiros, minha sugestão seria evitá-los por enquanto.. pois pode dificultar no desenvolvimento da sua criatividade... é normal ter dificuldades, e a gratidão ao conseguir será maior. Perceba que esse código pode trazer alguma lógica embutida, como, por exemplo, a "verificação de número celular válido", ou seja, se o telefone digitado é de uma celular mesmo ou não... algo como ter determinada quantidade de números ou algo do tipo... mas, se fosse o caso, isso não deveria ser "entregue" de bandeja... então, ainda nesse exemplo de "validação", minha ideia é que, ao você desenvolver o seu próprio algoritmo, iria se deparar com essa necessidade de validação, daí iria tentar desenvolver algum algoritmo para fazer isso e você mesmo iria descobrir, ou ser apresentado ao tema, que poderia usar o ASCII, e entraria em contato com o tal código já sabendo como funciona e por que funcionada assim.

 

Então, uma boa forma de desenvolver algoritmos é começar sempre pelo mais simples. Evite fazer tudo de uma vez.. como se fosse já fazer uma versão final... o código sempre poderá ser modificado... Minha sugestão seria fazer uma agenda bem simples! só cadastrando nomes e telefones... e sempre tomando como testes o uso de dados corretos, ou seja, os nomes sempre serão digitados como se deseja, e os telefones também sempre seguindo um padrão escolhido, ex.: 71 99999-9999. Fazendo assim, ficará inclusive muito mais fácil para testar, já que serão apenas 2 dados para cada cadastro. Mais pra frente, vai incluindo "melhorias", como pesquisas, exclusão etc... acho que os outros possíveis  dados podem ficar para depois (quando menos dados, mais fácil fica para testar).

 

 

Qualquer coisa, posta seu código atual aqui e onde está com dúvidas ou onde precisa de sugestões para implementar.

 

No aguardo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada por suas respostas ;)

 

Esse código eu encontrei na internet e eu estava o testando para a digitação de apenas números, eu não conseguia o entender para fazer minhas próprias adaptações. Não suspeitei ser da tabela ASCII pois estava usando a biblioteca locale.h o que sempre bagunçou os caracteres. Com sua pergunta se poderia ser uma agenda simples, não poderia, por que são exigências do meu professor, adicionar contatos, remover, pesquisar por nome, por número, mostrar todos e ao sair salvar tudo em um arquivo txt (No qual metade dessas coisas vou aprender semestre q vem). Tudo usando ponteiros e fazer de um jeito simples, para q qualquer pessoa entenda. Se quiser ver o código ele está anexado aqui, como também o as exigências para o trabalho respectivamente.

Agradeço pela crítica :)      

agenda eletronica.rar

T2 Agenda eletrônica.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...