Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Sidnei Ângelo

Circuito pré-amplificador de sinal

Recommended Posts

Boa noite pessoal, sou novo no fórum, este é meu primeiro post, é um prazer estar aqui com vocês. Estou buscando conhecimentos na área de eletrônica. Tenho uma dúvida em relação ao circuito em anexo. A finalidade do circuito é captar um sinal por meio de um transdutor piezoelétrico e amplifica-lo até um alto-falante. Minha dúvida é na fase de pré-amplificação do sinal, antes de injetá-lo no amplificador operacional. 

Minha dúvida é em relação ao indutor ligado ao coletor do transistor, gostaria de entender a sua função quando ligado desta maneira. Também gostaria de entender também o papel do FET ligado à base do outro transistor, bem como a função dos capacitores C5, C11, C12 e C16. 

Se alguém puder ajudar fico agradecido.

Circuito esquemático MD10 da WEM.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Sidnei Ângelo disse:

A finalidade do circuito é captar um sinal por meio de um transdutor piezoelétrico e amplifica-lo até um alto-falante.

Esse circuito me pareceu muito complexo pra fazer só isso. 

Isso parece algum aparelho de ultrassom ou algo do tipo, pois tem um transmissor e um receptor. 

Minha dúvida é em relação ao indutor ligado ao coletor do transistor, gostaria de entender a sua função quando ligado desta maneira.

O Indutor junto ao capacitor C5 forma um filtro passa faixa, deixa passar somente o sinal que é emitido pelo transmissor. É o mesmo tipo de circuito encontrado no rádio, que permite que uma única estação seja ouvida de cada vez. 

Também gostaria de entender também o papel do FET ligado à base do outro transistor, bem como a função dos capacitores C5, C11, C12 e C16. 

A função do fet é formar um amplificador de alta impedância para receber os pequenos sinais filtrados por L1 e C5. 

C11 e C12 eliminam os sinais de baixa frequência ao próximo estágio do circuito. 

C16 faz a mesma coisa no estágio da frente. 

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 7 horas atrás, Mestre88 disse:

Esse circuito me pareceu muito complexo pra fazer só isso. 

Isso parece algum aparelho de ultrassom ou algo do tipo, pois tem um transmissor e um receptor. 

Esse esquema pertence a um equipamento de detecção fetal, onde os sinais captados pelo receptor do transdutor piezoelétrico pelo efeito doppler é amplificado de forma a possibilitar escutar os batimentos cardíacos do feto.

7 horas atrás, Mestre88 disse:

A função do fet é formar um amplificador de alta impedância para receber os pequenos sinais filtrados por L1 e C5. 

C11 e C12 eliminam os sinais de baixa frequência ao próximo estágio do circuito. 

C16 faz a mesma coisa no estágio da frente. 

Entendi. Por favor me corrija se meu raciocínio estiver errado. O capacitor C3 também é um capacitor de filtro, no caso destinado para filtragem de altas frequências. E os capacitores C13 e C15, ligados ao emissor do transistor são capacitores de desacoplamento.

Uma coisa que eu não entendi é a função de polarização do capacitor C14 ligado à base do transistor.

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, Sidnei Ângelo disse:

Esse esquema pertence a um equipamento de detecção fetal, onde os sinais captados pelo receptor do transdutor piezoelétrico pelo efeito doppler é amplificado de forma a possibilitar escutar os batimentos cardíacos do feto.

Sim, eu pensei que fosse pra isso mesmo. 

1 hora atrás, Sidnei Ângelo disse:

Entendi. Por favor me corrija se meu raciocínio estiver errado. O capacitor C3 também é um capacitor de filtro, no caso destinado para filtragem de altas frequências. E os capacitores C13 e C15, ligados ao emissor do transistor são capacitores de desacoplamento.

Uma coisa que eu não entendi é a função de polarização do capacitor C14 ligado à base do transistor.

Sim, C3 é para altas frequências. 

C13 e C15 fazem parte do pré amplificador, trabalham em conjunto com os transistores para amplificar o sinal. 

O objetivo de tanto capacitor independente do modo que está ligado é um só:

É permitir que somente o sinal modulado pelo transmissor/receptor seja captado, o sinal de alta frequência é ignorado permitindo que seja ouvida somente as variações, no caso os batimentos cardíacos que são de frequências muito baixas. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 27 minutos atrás, Mestre88 disse:

É permitir que somente o sinal modulado pelo transmissor/receptor seja captado, o sinal de alta frequência é ignorado permitindo que seja ouvida somente as variações, no caso os batimentos cardíacos que são de frequências muito baixas. 

Maravilha, entendi a explicação. Realizei o cálculo da frequência do circuito ressonante LC com uma indutância ajustada em 56uH e capacitância de 68pF e foi confirmado o barramento de altas frequências. O uso de um indutor ajustável serve para modular estas frequências correto? Segue o cálculo descrito acima

image.png.1fd3d3772e25fe336f546c36759c7cab.png

A última duvida rsrs. O capacitor C4 está configurado como um capacitor de acoplamento na saída do amplificador de áudio LM380 correto?

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira parte do circuito, é um circuito de sintonia igual a um rádio mesmo, retira a áudio frequência que vem junto com a rádio frequência. 

C4 tem a função de carga e descarga junto com o alto-falante, é peça principal do amplificador. Forma uma corrente alternada a partir dos "liga e desliga" feito pelos transistores internos do LM380. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O efeito doppler, neste caso, tem a ver com as medidas de variação da amplitude da onda de ultrasom.

O circuito do transmissor emite um trem de pulsos estreitos de onda quadrada de tensão, mas o circuito sintonizado C18 com L2, começa a filtrar este pulso e deixar passar a corrente quase senoidal para o secundário de L2. O piezo do transmissor tem a mesma característica elétrica dos cristais. Uma (principal) ressonância série e outra paralela. Ambas as frequências se encontram bem próximas e definidas. A ressonância série do Piezo do transmissor provoca a passagem de uma corrente senoidal em 2,5MHz. Quase toda esta energia é convertida em vibrações nesta frequência altíssima. A escolha desta frequência é baseada em fatores que não vêm ao caso. Os pulsos de energia produzidos no transmissor são idênticos e tem a forma de um trem de senoides amortecidas. O grau de amortecimento tem a ver com o Q (fator de qualidade) do circuito C18, L2, R23 e do piezo Tx.

O receptor tem o piezo como transdutor. Ele tem que estar sintonizado na mesma frequência do piezo do Tx. 

Com a mudança da geometria do organismo, provocada pelos batimentos cardíacos do feto (outras mudanças também seriam sentidas), o retorno das ondas de ultrasom alteram de potência. Tem a ver com reflexões, ângulos, atenuações etc. 

Ao longo do tempo, é notada a modulação EM AMPLITUDE (AM) do sinal em 2,5MHz, assim como o Mestre88 afirmou. Este sinal é amplificado por T3, que basicamente possui um circuito sintonizado no coletor, na mesma frequência dos dois piezos. Então ele amplifica apenas o sinal em 2,5MHz. O Q do circuito é determinado pelo resistor R8 de 4k7, já que o resistor R14 é de valor bem mais alto, não influenciando no Q deste estágio. O mesmo pode-se dizer com relação à impedância de entrada do fet T5. O detalhe aí, é que, para que o sinal de AM seja detectado, o fet tem que se comportar como detector e não como um filtro passa-baixas frequências. Em sinais AM, a modulante (sinal útil) se encontra em frequências próximas à frequência da portadora (2,5MHz). Um simples filtro passa baixas eliminaria todo o sinal, portadora e modulante. Por este motivo é que acredito que a junção gate dreno do fet, atue, em determinados instantes, como um diodo retificador, que juntamente com R18 e C12, recuperam o contorno do sinal modulante. Este sinal tem as características das variações geométricas do local por onde ele circula. Movimenta-se o transdutor de ultrasom à procura do coração do feto. Ao se apontar convenientemente para o coração do feto, observa-se a tal variação, que é o sinal modulante. A parte importante deste sinal são os componentes de baixa frequências. Algo como nas frequências de áudio. Os estágios seguintes são dois amplificadores transistorizados (T4 e T6) com alto ganho na faixa de áudio. Os capacitores C13 e C15 tem a função de provocar um ganho maior nas faixas de áudio. Os capacitores C8 e C10 são meros capacitores de acoplamento entre os estágios. R17, R12 e C14 formam um filtro passa baixas frequências, sendo que basicamente permite passar os sinais de mais baixa frequência e filtram sinais a partir de 140Hz. 

À partir daí tem o amplificador operacional, com um potenciômetro de volume. Sua função é a de ajustar o nível de tensão apropriado para o falante. A função de C14 é a de bloquear o nível cc existente na saída do amplificador operacional.

Com este instrumento pode-se ouvir os batimentos do feto.

MOR_AL

• Obrigado 1
    • Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado pela explicação, graças a vocês (MOR_AL e Mestre88) consegui entender o funcionamento do circuito.

Grato.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, MOR disse:

O circuito do transmissor emite um trem de pulsos estreitos de onda quadrada de tensão, mas o circuito sintonizado C18 com L2, começa a filtrar este pulso e deixar passar a corrente quase senoidal para o secundário de L2

Me surgiu outra duvida. O papel do transistor T7 é de realizar a comutação do sinal CC proveniente da pilha para que o transformador consiga realizar o seu papel, ou seja, de eleva ou abaixar a tensão?

Desculpe pelas dúvidas básicas, mas ainda estou em fase de aprendizado de eletrônica analógica...

Compartilhar este post

Link para o post

Me surgiu outra duvida. O papel do transistor T7 é de realizar a comutação do sinal CC proveniente da pilha para que o transformador consiga realizar o seu papel, ou seja, de eleva ou abaixar a tensão?

Desculpe pelas dúvidas básicas, mas ainda estou em fase de aprendizado de eletrônica analógica...

A função do transformador:

1 - O primário possui um conector que vai ao Vcc, que é terra para sinais ac. Então o extremo oposto ao coletor do transistor T7 produz uma tensão inversa, que ao entrar pela base de T7 retorna ao coletor em fase. Isso é uma realimentação positiva, que faz o circuito oscilar. 

2 - O circuito de primário possui um capacitor C18, que com a indutância vista pelo primário prove alguma sintonia, que deve coincidir com a ressonância série do piezo. 

3 - Como há um resistor R23 em série com o secundário, ele deve servir como limitação de corrente, e consequentemente, de potência no piezo. Se a corrente é limitada, é porque ela deve ser alta. Em consequência o trafo tem tudo para ser um redutor de tensão. Outro fator é que observando o diagrama, em particular L2, nota-se que o secundário tem menos espiras. Isso não seria uma garantia, mas até hoje não vi nenhum projetista colocar o trafo invertido no diagrama.

4 - Como o piezo tem que estar recebendo corrente na frequência de sua ressonância série, sua impedância é baixa, o que justifica o resistor R23 de baixo valor. Na frequência de ressonância paralela do piezo, a sua impedância é muito alta, não havendo transferência de potência necessária para sensibilizar os órgãos. Não haveria trânsito de onda ultrasônica suficiente. 

5 - Com o oscilador oscilando na mesma frequência do piezo, o primário do trafo vê uma impedância de R23 somada a impedância do piezo na ressonância série, multiplicadas pelo quadrado da relação do número de espiras do primário pelo número de espiras do secundário. Isso aumenta a impedância vista pelo primário, o que permite um aumento do Q do circuito sintonizado L2, C18, contribuindo para que a forma de onda da corrente no primário de L2 tenda a ser senoidal. Cada pulso do trem de pulsos aparece como uma senoide amortecida.

MOR_AL

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Perfeita a explicação, parabéns pelo conhecimento. Me ajudou muito, obrigado mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais