Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Pincipi

Reparo chulo carcaça notebook Acer Parafusos sem usar resina

Recommended Posts

Tenho uma vasta experiência negativa com carcaças plásticas de notebooks quebradas que via de regra devem ser substituídas ou caso não se encontre no mercado, ou seu preço não compense, vale o quebra galho da resina de dentista descrita em muitos vídeos na internet, resolve em alguns casos, como por exemplo na junção da parte de cima com a parte de baixo:

9.jpg.1437b1f5b05aefaa27bc70f80cd656db.jpg

É uma parte que não sofre muito estresse do movimento de abrir e fechar a tampa.

10.jpg.e46035a75e95083b984031461df3011e.jpg

Em comparação com uma parte boa, sem estar quebrada:

11.jpg.d325afac2c1fce968acbd868610f3edd.jpg

Ocorre que em outras partes a tensão de abrir e fechar a tampa força muito as partes plásticas, já tentei durepoxi e cola de cano, nunca tentei a tal da resina de dentista porque não quis investir o valor, nada que usei conseguiu aguentar por muito tempo.

1.thumb.jpg.3955120fbcc8a2a27cf21c045519e6be.jpg

Veja os detalhes a que me refiro nas fotos acima e abaixo:

2.thumb.jpg.103215657124ea32c8d0eb7b7cdcb28b.jpg

Em comparação com a parte boa, do outro lado, que não quebrou:

3.thumb.jpg.90478bb0de1978558679c7d74d77c6af.jpg

Agora outro detalhe:

4.thumb.jpg.1995e1b8c8bf603d8def520c9a29bd28.jpg

Veja o que ainda ficou fixado na parte metálica:

5.jpg.0f8064c5a1a6dda424e4fbf526560662.jpg

E agora juntando as partes que quebraram para se ter uma ideia de como era antes:

6.jpg.05bff3b4983f81b966ae01f4c4f07928.jpg

Outro detalhe dos parafusos e da parte aonde se prendem:

7.jpg.3c956bcbd5dc1963422450ec3dee25b7.jpg

Eu tentei amenizar a força empregada na parte reparada soltando as roscas da dobradiça, de modo que não fosse necessário fazer força para dobrar e então a parte reparada não sofreria tensão, o problema é que a tensão toda ficou para a outra dobradiça que depois de algum tempo de uso ou quebra também ou cede, não conseguindo manter a tela equilibrada em pé, permitindo que ela se feche ou se abra conforme a força da gravidade, igualzinho as tampas automáticas de vazo sanitário que se fecham lentamente sem bater.

Pensei por conta própria colocar parafusos maiores:

8.jpg.0d230260964fe215fc0aa45d333845ec.jpg

Comprei em casa de materiais de construção, servem para muitos projetos.

Depois de calcular e verificar que tem espaço dentro da carcaça, decidi pelo reparo embora que em outros notebooks, não havia espaço e as porcas ou cabeças dos parafusos ficavam do lado de fora da carcaça e encostavam na tela quando fechada.

Primeiro fiz os furos aproveitando a marcação original:

12.thumb.jpg.7e8a0771bbc863ead740c3a64f305c71.jpg

Depois encaixei os parafusos coma as arruelas do lado de fora e por dentro, antes eu colocava só os parafusos sem as arruelas porém, o plástico cedia exatamente em volta da cabeça do parafuso enquanto que com as arruelas o plástico não cedia, já no lado de dentro as arruelas serviam de calço para nivelar o espaço entre a carcaça e a parte metálica da dobradiça.

Fica mais ou menos assim:

13.jpg.d6dae52d5073c9c6ed7df16ab0d517d4.jpg

No detalhe eu coloquei duas porcas, uma travando a outra pois, se colocar apenas uma, a porca vai se soltando aos poucos conforme o movimento de abrir e fechar a tela. Eu acredito que deve existir alguma cola que impeça a arruela de se soltar mas, ainda não conheço.

Por fim o acabamento fica assim:

14.jpg.77ee031caed62333a1ffc5c6b35747d9.jpg

Eu sei que é feio e esquisito, de qualquer maneira é funcional e duradouro, garante pelo menos quatro ou mais anos de utilidade ao aparelho.

O penúltimo reparo que fiz em um Acer foi em 2013 e o equipamento está funcional até hoje.

Se quiser pode disfarçar com uma tinta preta, lixar as cabeças para ocuparem menos espaço e até mesmo colar uma borracha por cima, daquela utilizadas nos pés de CPUs.

Eu até pensei em fazer os reparos dos dois lados das dobradiças com parafusos maiores de modo a encaixar pés maiores elevando a traseira do notebook e dando mais espaço para circular o ar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Antigamente em carcaças de clientes eu trocava carcaça e tudo que estava quebrado. Hoje eu tenho várias carcaças que retiro porcas de sedes para consertar outras carcaças danificadas. Já tentei cola quente, resinas variadas e cola epoxi que é cara. Hoje eu não troco mais carcaça alguma, se dá para consertar eu conserto. Só troco as mais danificadas.

Hoje eu uso Super Bonder e bicarbonato de sódio para reparo de carcaças e de qualquer outro plástico quebrado. Fica perfeito e a colagem é instantânea. Segue alguns vídeos desta técnica. É só usar a imaginação.

super+bonder+e+bicarbonato

Editado por Wagner Ruaro
Nome no link
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Wagner Ruaro Isso, isso, isso, vou estudar o assunto e ver se dá para combinar com tela de aço, ferro de solda e soprador térmico. Acho que vou me especializar em funilaria de notebooks.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais