Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém sabe me informar que componente é esse?


Posts recomendados

19 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Parece ser um sensor PIR.

Rapaz, eu estou achando também que é um sensor IR para fumaça, calor, fogo... rssrs

 

Essa empresa CS Eletronica, raspou um soic de 14 pinos embaixo da placa. Eu tenho quase certeza que é o microcontrolador... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é placa que ira para o lixo mesmo... tira e vê se tem alguma inscrição na face voltada para a pcb... pode ter algum código. Fora isso teria que testar... ser for um sensor de presença (infravermelho) dá para fazer uns testes...

adicionado 2 minutos depois

Microcontrolador raspado é complicado mesmo... você pode identificar onde estão os pinos de GND, VCC ... pino de reset para ter algumas dicas do que pode ser... de resto só você testando programadores nele e vê se algum reconhece...

Claro começando com uns de baixa tensão tipo 3.3 e depois ir para 5V. Fora isso só quebrando a proteção dele e com microscópio de varredura lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bommu Perneta disse:

Como é placa que ira para o lixo mesmo... tira e vê se tem alguma inscrição na face voltada para a pcb... pode ter algum código. Fora isso teria que testar... ser for um sensor de presença (infravermelho) dá para fazer uns testes...

Rapaz, tu é o cara mesmo. Pela semelhança das fotos é um sensor PIR mesmo...

Tirei as medidas e bateu como datasheet.

 

Tu tem alguma ideia como essa placa funcionaria...

 

E será que tem como descobrir qual é o microcontrolador raspado? rsrsrs

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Parece ser um sensor PIR.

Não parece, é um sensor PIR.

Esse circuito pode ser de algum tipo de alarme, ao passar na frente ele envia um sinal para a central disparar o alarme.

O CI logo abaixo deve ser um HT6026 (equivalente ao HT12E), um tipo de encoder para transmissão de sinal.

18 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Essa empresa CS Eletronica, raspou um soic de 14 pinos embaixo da placa. Eu tenho quase certeza que é o microcontrolador... 

Deve ser um LM324, amplificador operacional QUAD geralmente o "parceiro" dos PIR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não parece, é um sensor PIR.

Esse circuito pode ser de algum tipo de alarme, ao passar na frente ele envia um sinal para a central disparar o alarme.

O CI logo abaixo deve ser um HT6026 (equivalente ao HT12E), um tipo de encoder para transmissão de sinal.

Deve ser um LM324, amplificador operacional QUAD geralmente o "parceiro" dos PIR.

Rapaz, isso mesmo!! Eu suspstei que seria um AMP OP. Será que vocês poderiam fazer o esquema em blocos como funcionaria essa placa rsrs eu tenho uma leve abstraçao, que o sensor mandaria o sinal para o amp e ele mandaria a saida para algum lugar via RF pois pelo que vi pelo ci HT6026
Remote Control Encoder, mas não tenho uma ideia clara dessa apliacao. rsrs Sei que o PIR irá detecatar alguma onda de calor, humano, fogo, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bommu Perneta disse:

Agora que me lembrei que eu já usei um amplificador operacional duplo... Quad ainda não vi. Bom ver também X) 

Na maioria dos sensores de presença se usam 4, um como filtro, dois como amplificadores e o quarto como temporizador.

Para o amigo testar a placa corretamente precisa de um receptor 433MHz com o par do HT6026, geralmente é o MC145027.

Se ele não tiver pode medir a saída do decoder, ao passar na frente do sensor o pino 15 do HT6026 muda o estado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Agora que me lembrei que eu já usei um amplificador operacional duplo... Quad ainda não vi. Bom ver também X) 

como assim X? onde você falou sobre o raspado?

adicionado 5 minutos depois

rsrs mas eu acho que é o que o mestre falou. Deve ser um quad amp op mesmo!!

 

Mas estou sem ideia como essa aplicacao funciona rsrs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Rapaz, isso mesmo!! Eu suspstei que seria um AMP OP.

Para ter certeza veja onde é a alimentação, para o LM324 é feita nos pinos 4 e 11. O 11 é o negativo e o 4 é o positivo.

4 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Será que vocês poderiam fazer o esquema em blocos como funcionaria essa placa rsrs

Meio complicado, o que podemos fazer é mostra os pontos principais dela, como alimentação, a saída do AMPOP que ativa o HT6026 e a saída que ativa o transmissor de RF.

 

6 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Remote Control Encoder, mas não tenho uma ideia clara dessa apliacao

Isso aí, esse CI era muito usado nos controles de portão da PPA.

Eu tenho uma plaquinha dessas na minha sucata que era de um alarme, no caso ela é mais moderna com todos componentes SMD e um CI HT6P20B(mais moderno) no lugar do HT6026(mais antigo).

10 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Sei que o PIR irá detecatar alguma onda de calor, humano, fogo, etc...

Isso aí. No caso pode ser sensor de incêndio também aí a sensibilidade muda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

@Mestre88 Rapaz, vou pesquisar. Mas você teria como fazer um desenho rabiscado como seria a aplicacao dessa placa... tipo, pega o sinal do pir vai para o amp e depois??

Depende do que você quer fazer com ela. Tire uma foto da parte de trás também.

 

E sobre pesquisar, isso foi a única coisa coerente que o Google me mostrou:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-781501333-sensor-infravermelho-sem-fio-cs-ivp-260-390mhz-_JM

Realmente tudo indica que é um alarme.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Rapaz, isso mesmo!! Eu suspstei que seria um AMP OP. Será que vocês poderiam fazer o esquema em blocos como funcionaria essa placa rsrs eu tenho uma leve abstraçao, que o sensor mandaria o sinal para o amp e ele mandaria a saida para algum lugar via RF pois pelo que vi pelo ci HT6026
Remote Control Encoder, mas não tenho uma ideia clara dessa apliacao. rsrs Sei que o PIR irá detecatar alguma onda de calor, humano, fogo, etc...

@Mestre88 isso, essa empresa CS Eletronica faz circuitos de alarme e comunicação.

 

vou mandar a foto de tras. eu olhei os pinos e o pino 7 que está no GND tem ideia de outro quad amp op?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

eu olhei os pinos e o pino 7 que está no GND tem ideia de outro quad amp op?

Talvez não seja AMPOP, Cis com o negativo no pino 7 geralmente são portas lógicas (CMOS ou TTL).

 

adicionado 3 minutos depois

Ou talvez seja um CI dedicado que eu desconheço, até me lembrei do HT7610, mas este tem 16 pinos e o pino 7 é positivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, você é o cara rsrsrs

é um sensor de presença.

Bom, já tenho algo para estudar rsrs

Esses portões da PPA, o que é PPA??

 

Segue as fotos da placa traseira

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20171022_031045-jpg

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20171022_031105-jpg

adicionado 9 minutos depois

Isso, mesmo. O pino 7 está no GND. Pode ser algum ci de porta lógica mesmo.

 

Mas esse sensor de alarme por presença esta mandando o sinal para algum receptor via RF não é?

6026, o papel dele é enviar os dados, ele eh o emissor, então esse ci raspado faria o que??? receber sinal em full duplex então? rss desculpe se falei besteira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o CI parece ser algum CMOS mesmo. Mais provavelmente o 4093 ou o 40106 (o mais provável). Mas saber qual é não é importante, ele apenas forma um temporizador e por ser do tipo Schimidt Trigger entrega uma onda quadrada perfeita ao HT6026.

Quem na verdade amplifica o sinal do PIR é aquele transistor ao lado dele.

Ao passar na frente do sensor o LED deve acender, pode perceber que o LED está ligado no pino 14 do HT6026, é lá que o sinal de RF é ativado. Se o LED acende, um sinal é transmitido a central. Ali você pode colocar um transistor e um relé e acender uma lâmpada 110/220V através do sensor.

A alimentação do circuito com a bateria de 9V é feita aqui:

imagem.JPG.9a09b249c25321a0ec0560000c79578d.JPG

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Mestre88 disse:

40106

Deve ser ele mesmo, um inversor funcionando como temporizador RC.

 

Eu só nao conheço como funcioa o 6026. Mas vou dar uma estudada. Cara, muito obrigado!! 

 

Descobri a funcionalidade dessa placa, só resta estudar agora.

 

Como eu dou like, recomendo para você e o outro rapaz subir a reputação??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Eu só nao conheço como funcioa o 6026. Mas vou dar uma estudada.

Seria interessante saber sobre ele caso tenha o receptor do alarme ou outro receptor que dê para fazer alguma adaptação, é apenas um CI que envia códigos que só são interpretados pelo seu par no caso o MC145027 que eu citei acima, mas tem outros.

Se for inventar algo com fio ele até pode ser retirado da placa, pois só vai atrapalhar.

 

34 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Cara, muito obrigado!! 

De nada!

34 minutos atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Como eu dou like, recomendo para você e o outro rapaz subir a reputação??

Só clicar no "joinha" no canto dos nossos posts.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...