Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cooler girando sem o cabo de 12vts


joao3298423

Posts recomendados

bom galera é o seguinte... eu cheguei em casa e notei que meu pc estava desligado e quando eu sai deixei ligado, fui tentar ligar e nada, so acendia a luz do botão power do gabinete abri o computador e comecei a fazer os teste tirei as memorias e liguei...nada, nem o cooler do processador e da fonte rodavam, mas a luz do gabinete ligava ainda, ai eu tirei o pino de 12 vts e liguei, ai o cooler do processador girava normal mas nao dava video e nem beepava, ai tirei e limpei as memorias tudo normal e mesmo assim nada, tirei placa de video, hd, memorias mas mesmo assim nada, resumindo deixei o pc seco e sem o cabo de 4 pinos e rodava o cooler do processador, troquei a fonte e testei colocar o cabo com 4 pinos ai o cooler do processador nao girava ai tirei o pino e começou a girar, nao sei o que fazer nao tenho como testar a placa-mãe mas acredito que nao seja ela porque sempre quando vou mexer nela toco antes da parte metal do gabinete pra descarregar..... outra coisa importante pra colocar aqui é que eu resetei a bios e mesmo assim nada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chegou a testar o botão de liga e desliga? Tipo assim, desconectar o cabo da placa e jampear com algo metálico e ainda se possível testar o as pontas do cabo com multímetro.

Considerando que não seja isso, é provável que ocorreu algum problema na placa-mãe e até mesmo também na fonte, neste caso teria que testar cada componente separado em outras máquinas, fonte, processador, memória. O grande risco é que este teste pode danificar o outro computador como por exemplo a fonte estar em curto e queimar também a placa-mãe do computador de teste.

Caso o processador, a memória e a fonte funcionem em outro computador, por exclusão pode-se deduzir que deu defeito na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É assunto complexo, só sei o básico, o conjunto mínimo é composto por placa-mãe, processador, memória e fonte. para saber se é a placa-mãe tem que testar só ela em outro computador, com outra memória, processador e fonte, se não funcionar, tudo indica que seja a placa-mãe porém, pode ser que o defeito esteja no interruptor de liga e desliga, neste caso a placa funciona em outro computador. É tudo na base de exclusão, se a memória, o processador e a fonte funciona em outro computador, também é de se concluir que seja defeito na placa-mãe.

Só conheço este método de diagnóstico.

Se tiver condições percorra os circuitos da placa com uma lente de aumento e procure por trilhas rompidas ou peças que pareçam estar queimadas, as vezes até uma sujeira de pó úmido pode provocar um curto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso já aconteceu comigo diversas vezes, a primeira vez foi o HD que pifou, sem ele tudo funcionava, a segunda vez foi zinabre nos contatos das memórias, limpou ficou novo, a terceira foi vazamento da bateria que deu curto, foi difícil refazer as trilhas mas, no final recuperou.

Não feche o tópico antes de postar o resultado, pode ser algo que nunca vi antes e é bom aprender com a dificuldade dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem, nao fecharei sem um resultado final, vou tirar o hd e testar novamente, mas o estranho é que não roda o cooler do processador com o cabo 4 pinos conectado 

adicionado 24 minutos depois

acabei de testar com outra fonte novamente, e com o pino de 12vts o cooler nao gira, a fonte é uma de 600w, tudo ta indicando que é a placa-mãe, vou tirar esse componentes e testa em outra placa-mãe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...