Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha Dell Inspiron 1545 - Gambiarra?????


Posts recomendados

Bom dia.

Gostaria de tirar uma dúvida.

Estou limpando um computador antigo p/ usá-lo novamente, e fiquei meio confuso quando abri o note e me deparei com a ligação da ventoinha.

Como eu estou longe de ser entendido do assunto, e apenas estou fazendo uma limpeza superficial dos componentes p/ remoção de poeira, etc., portanto eu fiquei bem na dúvida.

Ao meu ver, parece ser alguma gambiarra q foi feita. O conector do fio amarelo estava para fora, sem estar ligado a nada.
O fio vermelho teve uma extensão e foi ligado na placa.
E colocaram fita crepe em tudo p/ evitar um possível curto.

É normal isso?

 

Se estiver errado, como seria o correto?


Vejam as fotos p/ ilustração.


Grato de antemão.

20171022_085833.jpg

20171022_085912.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@kokuro_saru Pela sua descrição fica difícil para descobrir o que foi feito, mas você pode tomar por base o seguinte, normalmente as ventoinhas funcionam em 12 V, então tem que haver pelo menos dois fios conectados nela, positivo e negativo, ai , se você tiver um multímetro, vai poder identificar os dois fios que dão os 12 V e conecta-los a ventoinha. Mas antes de qualquer procedimento é bom remover a ventoinha

para identificar o modelo e as especificações dela, pois como é de note pode funcionar em outra tensão.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kokuro_saru @adcarvalho É um note. Ventoinha de 5V. Provavelmente ela não estava sendo acionada com o aquecimento do processador e o técnico eliminou esta parte deixando ela ligada direto. Já fiz isto algumas vezes.

Dá problema no sensor de temperatura e ela não liga nunca.

adicionado 1 minuto depois

Na verdade não no sensor, mas no acionador da ventoinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...