Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem sem DHCP e Roteador com DHCP


Posts recomendados

Boa tarde senhores.

 

A estrutura é a seguinte, possuo 2 modens Tecnicolor TD 5336 com DHCP desabilitados e ligados em um Switch que joga a internet para computadores com configurações manuais de rede. (tem que ficar manual pois utilizamos 2 internet diferentes ligadas neste switch, ou seja 10 maquinas puxam do 192.168.1.1 e 10 maquinas puxam do 192.168.1.2 e necessitam ficar na mesma rede)

 

Mas também possuo um roteador TP-link N750 ligado nesse Switch que deverá dar acesso a rede via wireless.

 

O problema é que, quando ligo o roteador no Switch, o mesmo ocorre se eu ligar o roteador diretamente no modem... ele não encontra nenhuma das 2 conexões pois o DHCP dos modens estão desabilitados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fernando Triaca Boa tarde

 

Mesmo que você desabilite o DHCP se você reservar um IP para o celular no roteador ele vai pegar o IP mesmo que o DHCH esteja desabilitado.

Exemplo:

Celular do Fernando: MAC 10:D1:DD:DD:AA:EE      IP: 192.168.1.2

Nas máquina você setou o Gateway e DNS?

 

Att Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço esse TD5336, mas vamos lá:

No TD 5336:

- escolha o IP que irá usar nas rede fixa

- DHCP habilitado

- Selecione a faixa 211 a 250 para IP dinâmico

- desabilite o Wi-Fi

Consequência: Nas máquinas com IP fixo terá que selecionar o mesmo IP dentro da faixa 2 a 210, são 208 opções. Qualquer máquina sem IP fixo receberá dele um IP entre 211 e 250.

Para o TP link tem 2 opções:

No TP link (1ª opção):

- escolha um IP diferente do TD 5336, pode ser 10.0.30.1, por exemplo

- selecione a faixa do DHCP, pode ser 10 a 200

- conecte um cabo entre a LAN do  modem e a WAN do TP link

consequência: celulares e notes tem acesso a internet mas não enxergam a rede fixa.

 

No TP link (2ª opção):

- procure no manual dele como configurar para Access Point (AP)

Consequência: celulares e notes tem acesso à internet, enxergam a rede fixa e são vistos por ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo @Edvaldo J. Frederico @ExCeller

 

Acredito não ter explicado devidamente no tópico em decorrência da falta de tempo naquele momento.

Fiz a correção adequada. 

adicionado 1 minuto depois

@Edvaldo J. Frederico

O problema é que, isso ocorre em uma empresa.

O roteador é para celulares de representantes externos que muitas vezes necessitam acessar nossa rede de dados.

Cada vez que um compareça, teríamos que cadastrar o MAC neste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso configurar o IP na porta do Switch ou dentro do roteador?

Pois configuramos nas próprias maquinas e não no switch.

 

Se for no roteador, como seria feito isso?

adicionado 2 minutos depois

@Edvaldo J. Frederico Sim, dessa maneira ai!

No caso os dois roteadores utilizam 192.168.1.X sendo um com final 1 e o outro com final 2.

Modem 1: 192.168.1.1

Modem 2: 192.168.1.2

Roteador: 192.168.1.3

 

adicionado 3 minutos depois

@Sérgio Lembo Vou experimentar para ver se vai dar certo na rede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu entendi a sua configuração. Tem certeza que é um switch simples, que não é um roteador? Estou estranhando uma rede com internet sem um controle de roteamento. Acredito que o roteamento esteja sendo feito pelo que chama de switch.

Experimenta o seguinte: deixa os modens e o switch como estão, configura o TP link como AP e liga no switch. Nas instruções do TP link mostra como fazer isso.

Preste atenção: depois de configurado como AP (Access Point) você não consegue mais entrar na página de acesso do TP link. Se necessitar refazer algo no TP link vai ter que dar um reset físico nele e começar tudo de novo nele.

adicionado 4 minutos depois

@Edvaldo J. Frederico, você está sugerindo uma  máscara classe B mas o IP 192.168 só aceita Classe C, máscara 255.255.255.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sérgio Lembo  Eu sou meio ruim de rede mais perguntei para um amigo e ele falou que por exemplo a rede 192.168. xxx.xxx e mascara 255.255.0.0 permite enxergar um rede de 192.168.0.0 até 192.168.255.255.

Mais eu posso estar errado também, eu fiz um teste aqui no meu trabalho nesse mesmo esquema e deu certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico , eu nunca tentei o que descreveu. Como nos tutoriais sobre o assunto é dito que há faixas de IP para cada classe, nas vezes em que quis mais de 250 posições sempre usei 10.0.x.x, classe A mesmo, mas nunca abusei da máscara, ficava no 255.255.0.0, IP classe A com mascara classe B. Acreditava que uma máscara de classe superior à do IP não desse certo, mas seu relato desmente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, conseguimos resolver...

Mas tivemos que tirar o switch de 24 portas e por 2 de 12 portas.

deixamos 1 modem em cada switch com DHCP desativado e ligamos os 2 switch para se comunicarem.

Assim não deu problema no roteador.

 

Futuramente iremos mudar o roteador e por um dual wan para ligar os modens nele e ele jogar a rede no switch.
 

Muito obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...