Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Noctua para Ryzen 5


Posts recomendados

Olá!

 

Estou montando uma config de R5 1400 (ou mais, até 1600x) e pensando em começar a entrar no mundo do OC. Como de inicio é sempre um risco fazer besteiras e etc, gostaria de ter uma proteção extra no quesito temperatura. Sempre fui fã dos grande AirCoolers, porém um NH-D14 ou D15 são extremamente grandes e desnecessários, pois um 1400 não precisa de tanto. Agora um NH-US12 AM4 faz valer a pena o investimento? Futuramente pretendo trocar por Ryzens mais potentes, então já penso em ter um AC bom desde já. Importar não é um problema. 

 

Obrigado!

 

image.png.95c7eabf38a79dd430aa6e7bb2c22098.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Felix se for comprar aqui no Brasil, o custo benefício é pessimo. Esse cooler também não é nenhuma maravilha. Melhor então comprar o NH-U14S (que eu tive). Mas não pode ter placa-mãe micro ou mini. A não ser que você coloque a placa de vídeo em um segundo slot PCI-e.

 

Também acho que só vale a pena se você importar sem imposto, porque senão é melhor comprar um water cooler. Porque não existem air coolers bons e baratos no Brasil para o soquete AM4, como a linha Frio Silent, NiC da Thermaltake e Lucifer V2, todos incompatíveis com o soquete AM4. Pode tentar entrar em contato com o suporte, mas não é garantido. Ou pode tentar importar com kit adaptador.

 

Mas pode torrar um pouco de grana e comprar o NH-U14S. Custo benefício péssimo, mas é um bom cooler e silencioso. Você só precisa instalar e esquecer. Mas não pode ser em placa-mãe mini ou micro.

 

-------edit-------

Os coolers da Noctua vem com uma pasta térmica muito boa. Não precisa comprar outra. É seringa também, então dá para guardar e usar várias vezes,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ian Rossi Provavelmente uma B350 TUF ou Prime Plus. OC é bem devagar no inicio para não detonar todo o investimento, ainda mais quando se está descobrindo.

 

@Contiusa Olá! Sim, o custo/benefício dele é bem baixo devido ao preço, mas considerando ser a melhor marca do mercado é o que me faz querer comprá-lo. Sim, eu cogito importar pois virá sem imposto.

 

Você tem certeza que esse modelo é compativel com a plataforma AM4? No site da Newegg diz não informa.

 

image.thumb.png.7371046069ce0bdee1fbd75d110ae500.png

 

E sobre o CFM e silêncio o U12S tem dados um pouco melhores e é $1,20 mais caro.

 

image.thumb.png.97b3a84b3d690215b44536e2aa78c21a.png

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Felix você tem que perguntar ao vendedor se vem com o kit adaptador, porque nativamente tanto o NH-U14S como o U12S não são compatíveis. Tem que vir uma moldura extra para o AM4. Mas a Waz vende o adaptador do U14S e do U12S por $40. Se você estiver nos EUA, acho que a Noctua manda o kit adaptador de graça (ou por um preço irrisório). Ou procure na Newegg que talvez venda.

 

Sobre o silêncio, recomendo comprar o U14S. Ele é virtualmente inaudível em uso. Realmente acho o U12S mau negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Felix Eu uso um U12S, achei ele bom, altura de 155mm, ou seja, cabe na maior parte dos gabinetes. Quando comprei na Waz, foi realmente uma pontada, porém ainda sim não me arrependo. Mantém o R7 1700 em 3,9GHz no prime95 nos 75 graus ~ isso na temp ambiente de brasília em uns 25~ 28 graus.

 

Como os ryzen são frios, eu acho que você deve investir mais na mobo do que no cooler, pegar um gammax 400 da deepcool por exemplo, já resolve, mesmo ele estando virado pra baixo e preço na presilha.

 

Sobre a mobo, disse isso pois uma b350m frita os vrms quando o R7 é estressado, por isso, se planeja upgrade, cata uma x370 da Asus/Asrock(fatality não) ou a Aorus Gaming 5 (a k5 NÃO), pois estão sendo as melhores em qualidade do vrm e OC das memórias.

adicionado 1 minuto depois

E para uso dele em AM4, tem que pagar e comprar o bracket.

 

Se for comprar nos EUA ou importar, procura a versão U12S SE, esse SE é uma edição especial para os AM4, e sai o mesmo valor do U12S normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Como os ryzen são frios

 

Desculpe, mas isso está virando mito. Como uma CPU a 3.9Ghz (clock das CPUs do início da década) pode ficar a 75ºC e ser chamado de frio? Isso com IHS soltado e tudo. O seu anterior, que tinha tensão de 1.45V, provavelmente ia extrapolar com o U12S. São CPUs frias em stock, porque o clock é muito baixo e o IHS é soldado, mas só. 

 

O NH-U12S é furada, mesmo no Brasil. Se é para levar uma facada desnecessária (já até vendi o meu NH-U14S), melhor gastar mais 100 e levar o U14S.

 

O U12S que ele está vendo é mais caro do que o U14S, então não faz o menor sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

Desculpe, mas isso está virando mito. Como uma CPU a 3.9Ghz (clock das CPUs do início da década) pode ficar a 75ºC e ser chamado de frio?

 

75 graus no prime95, em uso normal cotidiano vi bater 1x e por um pico 65c. Cinebench bate 70c. Com o masterliquid 240 batia 66 no prime95, lembro que usei ele em julho/agosto, na época fria aqui. Hoje ia estar mesma temp mais ou menos a mesma coisa. 

 

Pro custo do U12S tem melhores sim, tem uns bons da Criorig e ainda da Thermalright que são ótimos no custo/benefício lá fora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima ainda acho muito pelo clock. O pessoal do overclock todo só testa com Prime e a temperatura vai baixar em uso normal. 

 

Se eu pudesse, eu pegaria um i7-8700K e um 1600X e colocava os dois a 3.9Ghz para ver o que dá. Acho que mesmo com a pasta no IHS o Intel não vai ficar muito acima. Talvez até fique abaixo, porque dá para rodar um i7-8700K a 3.9Ghz talvez com menos de 1V, por volta de 0.85-90V, enquanto o Ryzen vai ficar na casa dos 1.35V no mínimo.

 

Realmente com o Ryzen em stock você não precisa se preocupar com refrigeração, mas o contexto é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Contiusa disse:

@Flávio Santana Lima ainda acho muito pelo clock. O pessoal do overclock todo só testa com Prime e a temperatura vai baixar em uso normal. 

Sim, mas é um processo bem novo, arquitetura nova, 1,36v para 3,9GHz. É clock por tensão similar aos primeiros i7 (920 por aí). 

 

@Contiusa Eu fui pesquisar uma vez, porém fui atrás de proc similar ao meu R7, o 7820x, porém não tem review que fixa clock, ou é stock ou é OC, não algo especifico assim, e mesmo comparando com os concorrentes da época, eles não eram octa, 6900k e 6800k, e não tem dados assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi a discussão de vocês. Então, eu pretendo deixar as coisas em 3.9, 4.0ghz, sem que alcance os 1,40v, é o que eu vi que dá para fazer em um "guia" de iniciantes de OC. Mas claro, começaremos brincando com bem menos.

 

Sobre o AC, realmente estou vendo que é um "salto" grande de inicio, pesquisei bem melhor os preços, cfms e vi que posso trocar ele quando for pegar o R7 ou os próximos ryzen daqui a alguns anos. Trocaria o kit completo.

 

Sobre a MOBO estou entre a Prime Plus, Pro4 e TUF Plus, todas B350. Tendenciando pela TUF pois foi recomendada aqui e em outros locais.

 

Vou ter de testar o cooler padrão até ele chegar a um ponto que a cpu possa dar mais e a barreira ser ele.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...