Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador fica reiniciando quando chuveiro é ligado e às vezes reinicia sozinho


Posts recomendados

Desde o começo do ano começou a acontecer um problema: se o computador estiver ligado e alguém ligar o chuveiro, o computador fica reiniciando. Ele também reinicia se alguém ligar o aspirador na tomada da sala. Um eletricista veio medir a tensão e quando o chuveiro é ligado a energia da tomada onde fica ligado o computador cai de 129v para 120 ou 119v. Ele falou que não é normal o computador ficar reiniciando em 119 ou 120v e que o problema pode ser a fonte, embora ele tenha me dito que um nobreak pudesse resolver o problema. Detalhe que às vezes o computador fica reiniciando mesmo sem o chuveiro ou o aspirador estar ligado, mas isso é bem difícil acontecer, embora ultimamente tenha sido mais comum. No filtro de linha do computador também ficam ligados o modem e o telefone, mas eles não apresentam problemas.

 

Queria saber o que o pessoal do fórum acha que é o melhor a fazer, se é comprar o nobreak ou trocar a fonte. Não quero ter que gastar dinheiro duas vezes. Aliás, tenho uma dúvida: o nobreak vai fazer com que a energia da tomada permaneça em 129v mesmo quando o chuveiro for ligado?

 

Algumas informações que talvez possam ser úteis: a rede da minha casa é monofásica e o modelo da fonte é:

FX-500 ATX-LP J2-23

Tensão:
115 Vac
230 Vac

Corrente:
10 A
5 A

Frequência:
50 a 60 Hz

 

Detalhe que eu abri o computador e vi que três dos cabos que saíam da fonte não estavam conectados em lugar nenhum. É normal isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, anocarc disse:

Ele falou que não é normal o computador ficar reiniciando em 119 ou 120v e que o problema pode ser a fonte

Sim, ele está correto. Não é normal reiniciar nesta situação e, sim, pode ser a fonte. Esta fonte é antiga e ruim, com PFC passivo. Recomendo veementemente a troca. Corsair VS400 é boa. 

 

25 minutos atrás, anocarc disse:

Detalhe que eu abri o computador e vi que três dos cabos que saíam da fonte não estavam conectados em lugar nenhum. É normal isso?

Sim, é normal. A fonte possui conectores para vários dispositivos (HDs e drives de CD/DVD) que ficam soltos caso não tenha mais destes dispositivos instalados no computador. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anocarc Seus cabos soltos são cabos não utilizados da sua fonte por não haver mais hardware dentro de seu PC. Até aí, normal.

Pelo que você descreveu até agora, sua fonte está com defeito. Pois quando cai a tensão de sua residência por causa do chuveiro ou aspirador, ele reinicia. Na verdade ele desliga e liga instantaneamente.

Experimente trocar de fonte e veja se o problema é sanado.

adicionado 1 minuto depois

Agora, sua P21G DDR 400 está pedindo aposentadoria, hein?

teste com outra fonte mas tenha em mente que sua placa já está muito velha e ela também é suspeita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Recomendo veementemente a troca. Corsair VS400 é boa.

 

Fui ver o preço e essa fonte é muito cara, custa cerca de R$200,00. Não tem uma boa que seja mais barata? Tava pensando em comprar uma que custa em média R$70,00.

 

5 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

Agora, sua P21G DDR 400 está pedindo aposentadoria, hein?

teste com outra fonte mas tenha em mente que sua placa já está muito velha e ela também é suspeita.

 

Sempre pensei que essa placa fosse boa. Tenho ela há 10 anos e até hoje nunca deu defeito. Meu computador é bem antigo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anocarc  Dica de fonte ótima para seu PC. Eu gosto muito destas fontes Compaq. Se dizem que tem 250W, tem. Se dizem 300W, tem.

Servirão perfeitamente para sua placa, pois ela só tem 20 pinos ATX.

Com estas fontes costumo adaptar alimentação de CPU para PCs fraquinhos e são simplesmente ótimas.

Sempre compro delas.

E dão de 10 a zero nas ching lings gamer, W reaus, silenciosas e powers da vida.

 

adicionado 0 minutos depois

fonte-compaq-atx-20-pinos

adicionado 2 minutos depois

São da época que se comprava fontes por quilo. Quanto mais pesadas, mais potentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, anocarc disse:

Não tem uma boa que seja mais barata?

Infelizmente, não existe almoço grátis. Nos 70,00 que você solicitou, só fontes bomba. E fonte é um negócio que não se deve economizar. Você sentirá isto na pele quando perder um HD lotado com dados importantes por conta de energia ruim entregue pela fonte. 

Logo, ou vai pra 180,00 pra cima ou então compra fonte usada, como o @Wagner Ruaro sugeriu as fontes Compac. Mas tenha em mente que é algo usado, PFC passivo (projeto antigo) e que, se no futuro, você trocar de arquitetura do computador, vai ter que trocar de fonte. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Logo, ou vai pra 180,00 pra cima ou então compra fonte usada, como o @Wagner Ruaro sugeriu as fontes Compac.

 

Eu estava dando uma olhada e vi que tem fontes PFC ativo na faixa dos R$90,00. Até mesmo essas são bomba?

 

E onde tem fontes boas pra vender? Eu fui numa assistência técnica e o cara vende a fonte por R$70,00, mas pelo jeito essa fonte não deve ser muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Qual a marca?

 

Achei a Fonte 530w Real Sata Atx Bivolt Pfc Ativo Ups530 BR-One, por R$93,37, e a Fonte Atx Pfc Ativo 500w Gamer Power Sata Bivolt 24p - Astech, por R$98,90.

 

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Quase com certeza está mais para um pedaço de C4 que outra coisa.

 

Desculpe a ignorância, mas o que é um C4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, anocarc disse:

Achei a Fonte 530w Real Sata Atx Bivolt Pfc Ativo Ups530 BR-One, por R$93,37, e a Fonte Atx Pfc Ativo 500w Gamer Power Sata Bivolt 24p - Astech, por R$98,90.

 

BOMBA!!!

 

43 minutos atrás, anocarc disse:

Desculpe a ignorância, mas o que é um C4?

C4, explosivo plástico. Semelhante ao Semtex, também explosivo.

adicionado 2 minutos depois

@anocarc As fontes novas mais baratas com qualidade comprovada possuem valores acima de R$180,00 na promoção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, anocarc disse:

Achei a Fonte 530w Real Sata Atx Bivolt Pfc Ativo Ups530 BR-One, por R$93,37, e a Fonte Atx Pfc Ativo 500w Gamer Power Sata Bivolt 24p - Astech, por R$98,90.

Qualquer fonte que tenha "Real" ou "Gamer" na propaganda, sai fora. 

Veja como uma fonte boa é anunciada:

"Fonte Corsair 450w 80 Pluz Bronze CX450 - CP-9020120".

 

Viu? Não tem esta baboseira de "Real" ou "Gamer" em lugar nenhum. 

 

Vou repetir: não tem almoço grátis. Ou é boa, ou é barata. Como disse o colega @Wagner Ruaro , fonte boa somente acima de 180,00.

Se quiser comprar esta de 90,00 ai, por qualquer motivo que seja (inclusive por não acreditar no que estamos falando), é por sua conta e risco. 

anunciofonte.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, Cooler Master tem um monte de fornecedores pra ela, como Solytech, FSP, Polytech e até Seventeam. Ela apenas etiqueta a fonte. Tem modelos decentes, tem modelos ruins. Então tem que pegar certo o modelo da fonte pra poder dizer. A RS-350-PSAR-I3, por exemplo, tem proteção de subtenção e até entrega a potência rotulada (350w), mas com baixa eficiência. 

Esta Elite V3, aparentemente é boa. Mas eu ainda iria numa VS-400.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, anocarc disse:

 

A fonte Cooler Master 450W Elite V3 é boa?

Sim. Eu sou meio suspeito em relação à Cooler Master e à Thermaltake, pois gosto, confio e uso seus produtos.

Mas se achar alguma Corsair na promoção, é ótima também. Digo a Corsair pois das fontes de ótima qualidade aqui no Brasil, é a mais em conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2017 às 15:33, Kleber Peters disse:

Esta Elite V3, aparentemente é boa. Mas eu ainda iria numa VS-400.

 

Em 26/10/2017 às 15:33, Wagner Ruaro disse:

Mas se achar alguma Corsair na promoção, é ótima também. Digo a Corsair pois das fontes de ótima qualidade aqui no Brasil, é a mais em conta.

 

Li em outro lugar que para o meu computador até mesmo uma fonte bomba serve. Eu ia comprar uma da Corsair mesmo, mas antes queria a opinião de vocês dois. Até mesmo para um computador antigão é recomendável comprar uma fonte acima de R$180,00? Eu postei acima as configurações do meu PC, não sei se vocês viram, mas vou postar de novo:

 

Sistema:
Microsoft Windows XP
Professional
Versão 2002
Service Pack 3

Registrado para:
Usuario
Particular
76503-640-8816093-23454

Computador:
Intel(R)
Pentium(R) 4CPU 3.06GHz
3.06GHz, 960 MB de RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Sim, como toda fonte decente com PFC ativo.

 

Ok. Eu vou comprar a Corsair VS400 hoje, mas confesso que estou com medo de o problema não ser na fonte e depois eu ter que gastar dinheiro novamente. Eu percebi que se o monitor estiver desligado (e, se eu não me engano, se não tiver nenhuma janela ou programa aberto) o computador não reinicia se o chuveiro for ligado (mas se eu ligar o monitor aí ele reinicia). Isso diz algo sobre se o problema é na fonte ou não?

 

PS.: Andei fazendo uns testes aqui e deu o seguinte:

Deixei o monitor desligado e nenhuma janela e programa abertos, liguei o chuveiro e o PC não reiniciou.

Deixei o monitor desligado com o Firefox aberto e o PC reiniciou quando liguei o chuveiro.

Deixei o monitor ligado mas sem nada aberto, o PC não reiniciou quando liguei o chuveiro.

 

Mas acho que isso varia bastante, ás vezes mesmo sem nada aberto o PC reinicia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters@Wagner Ruaro , será que o problema não pode ser na fiação elétrica da minha casa? Meu chuveiro é de 127v 5500W 50A 10mm². O disjuntor do chuveiro é de 40A, o cabo eu não sei quanto é. Se o problema for na fiação da casa, mesmo assim a fonte resolve o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...