Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Asteka

Circuito Amp Op diferente.

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Recentemente iniciei meus estudos com Amp OP's e me deparei com um circuito um tanto quanto peculiar e gostaria de pedir a ajuda de vocês para entende-lo.

AmpOP.thumb.jpg.be3ad8ad9202112eb92f7dde14e18ddd.jpg

 

Fiz algumas simulações e conseguir compreender algumas coisa, outras no entanto ainda me são confusas.

Obs.: O circuito é alimentado com uma frequência de 4kHz.

 

O braço que contém R2 e C1 parece não estar fazendo nada no circuito, simulei trocando valores destes componentes, frequência e tensão da fonte, e nada muda. O que este braço pode estar contribuindo?

 

O mesmo para o capacitor C4.

 

Pelo que notei C3 junto com R1 e/ou R3 age como um filtro passa baixa (Ao aumentar a frequência na simulação a tensão de saída diminui)

 

O braço R4 e C2 me parece ser apenas um divisor de tensão, ele pode estar fazendo algo a mais? (Como ajuste de corrente de Bias?)

 

O motivo deste circuito me confundir é pelo fato dele usar o mesmo sinal de entrada nas portas inversoras e não inversoras.

Obs.: O que sei sobre este circuito é que ele capta um sinal com bastante ruídos, porém existe uma etapa anterior com amp op integrador que praticamente elimina os ruídos. Seria essa etapa para limpar ainda mais o sinal?

Editado por Asteka

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz o seguinte: já que o circuito foi afinado para uma frequência de 4kHz, calcule a impedância que cada capacitor tem para 4kHz e anote os Ohms ao lado de cada um deles. Enxergando o circuito dessa forma e lembrando que para frequências maiores essa resistência cai, vai entender melhor o funcionamento dele

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é um bom circuito para se aplicar as leis de Kirchhoff, para calcular a função de transferência entre a saída do operacional e a fonte V1.

Mas vou adiantando que há algo que não está certo e provavelmente é com V1. Desde modo, nem adianta calcular a função de transferência deste circuito.

No circuito, V1 é uma fonte com resistência interna nula, mas a presença de R2 e C1 nos diz que; se estes dois componentes forem importantes no circuito, então a fonte V1 possui resistência interna não despresível, que o seu circuito não considera. 

O cálculo deste circuito, com a fonte V1 com sua resistência interna, é apresentado em cursos de engenharia eletrônica. 

Mas, depois de incluir a resistência (ou impedância) interna de V1, você pode pesquisar aqui mesmo por um tutorial, que apresentei aqui no fórum, que lá você é apresentado às leis de Kirchhoff. 

O tutorial ficou apresentado aqui no fórum, por algum tempo, diretamente na parte principal de "Eletrônica", mas acabou sendo retirado. Então tem que procurar mesmo.

Bons estudos.

MOR_AL

Editado por MOR
  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenhei o diagrama abaixo para ajudar na resolução desse circuito, sendo ω = 2πf. No entanto, o que foi dito pelo @MOR ainda deve ser verificado, pois faria muito mais sentido se a entrada fosse uma fonte de corrente em vez de uma fonte de tensão F5Rua4D.gif.

 

 

E02DLb5.jpg

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×