Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Sérgio Lembo

Acionando mosfet de potência

Recommended Posts

Com a fama de não consumir nada no gate, muitos projetos não contemplam as necessidades de um mosfet, em especial quando se trata de um mosfet de potência operando em grandes tensões. Vejo frequentemente uma atenção maior na comutação do transistor, deixando-se para uma simples resistência a tarefa de prover o desligamento. Em frequências muito baixas as consequências disso até são irrelevantes, uns poucos milijoules de aquecimento não frita ninguém, mas em alta frequência, esses milijoules se tornam muitos watts de calor. No exemplo abaixo, a corrente de gate atinge pico de quase 2A. o tempo de divisão é de 50ns.

 

Imagem de um desligamento

Sem título.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi blog gringo falando para usar mosfet mesmo... que é uma tecnologia mais recente do que outras por ai que o povo costuma usar... é a tecnologia usada nas placas de vídeo, placa-mãe e tal... alguns usam um mistura de mosfet com  outro componente para reduzir o pacote e deixar o circuito menor.

 

Também o preço não é muito diferente... depende do projeto é claro... se usar outro tipo e atender tua necessidade não tem porque comprar algo melhor como mosfet para atender a uma baixar potência.

 

 

Mas como só sou um estudante... e ainda estou estudando para ver se entro nessa área complica huahuahau X)

Editado por Bommu Perneta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Imagem do mesmo mosfet sendo comutado

    Sem título.png

    adicionado 11 minutos depois

    @Bommu Perneta , é tudo  uma questão de aplicação, não é necessário ser radical. Recentemente, num tópico onde o autor desejava acionar um solenóide de quase 2A a partir de  um circuito lógico com pouquíssimos mA de saída mas que tinha 10V, substitui a ideia de um driver que utilizava 2 transistores por um único  mosfet. Para proteger o chip lógico, coloquei um resistor de 1k entre a saída e o gate. Isso minimizou a corrente de gate durante a comutação, protegeu o chip lógico de stress, mas em compensação o tempo de comutação que poderia ser de ns deve ter ido a ms. E daí? Um solenóide leva no mínimo 100ms para acionar e o  intervalo entre ciclos era de minutos.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sempre que eu uso mosfet num circuito, coloco um transistor NPN entre gate e source. O objetivo é dar um curto no gate pra desligar o mosfet. 

    Para ligar uso um resistor entre gate e positivo da alimentação. 

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Um pouco além (ou aquém) ... Antigamente os tsh eram chaveados com corrente alta na base e V negativa. A ideia era desligar ele rapidinho ... ou algo do gênero

     

    Figura+9+-+Esquema+El%25C3%25A9trico+da+

     

    Perceba a conexão direta secundário/base

     

    Mosfets hoje em dia, tem gente que coloca diodo invertido no gate

    Eval6562-375-375w-Fot-controlled-Pfc-Pre

    com intuito semelhante.. ou algo do gênero

     

     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×