Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Problema na representação de dados


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Estou analisando o comportamento da memória ao armazenar e representar diferentes tipos de variáveis e estou com algumas dúvidas.

 

Neste programa o objetivo é mostrar o valor de x em inteiro, hexadecimal, inteiro sem sinal, caracter correspondente a tabelas ascII e octal.  

#include <stdio.h>

int main () {
	int x = 112;
	printf("%d %x %u %c %o\n", x, x, x, x, x);
	return 0;
}

As saídas neste caso funcionam certinho, mas ao alterar o valor para -112, por exemplo, recebo as seguintes saídas: "-112 ffffff90 4294967184 É 37777777620"

Queria entender de onde veio esses números. Acredito que seja alguma conta simples, mas não consegui entender a relação deles com o -112. (Fora o primeiro caso, é claro!)

 

Outra dúvida é em relação a este código:

#include <stdio.h>

void dump (void *p, int n) {
	unsigned char *p1 = p;
	
	while (n--) {
		printf("Endereco %p - %02x\n", p1, *p1);
		p1++;
	}
}

int main (void) {
	float i = 24;
	dump(&i, sizeof(i));
	return 0;
}

Na saída eu tenho o endereço de memória em que a variável foi armazenada e o valor em hexadecimal armazenado naquele byte. Com variáveis do tipo inteiro, char, short int... Tudo ocorreu como esperado, mas ao executar uma variável do tipo float, os valores em hexadecimal passaram longe de ser o "24", informado na função principal. Eu sei que está correto, mas não estou conseguindo enxergar a lógica do ponto flutuante. Se alguém tiver alguma ideia do que são essas saídas, da essa força aí por favor. Outra coisa interessante é que ao atribuir valores negativos a variável i, acontece exatamente a mesma coisa do primeiro código mencionado no tópico. Acho que respondendo a primeira, já deve ser mais tranquilo de entender aqui.

 

Desde já, obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Simonassi     esses valores na saída se referem aos valores de acordo com cada tipo :
o decimal é isso mesmo, zero menos 112  =  -112 
o hexadecimal é o total de memoria que o c consegue manipular que é FFFFFFFF+1 por causa do zero  = 100000000 menos 112 decimal ou 70 hexadecimal = FFFFFF90
o usigned é também o total de memória que o c consegue manipular em decimal que é 4294967295+1 por causa do zero = 4294967296   - 112  =  4294967184
-o caractere é o valor do byte que é 255 +1 por causa do zero => 256  - 112  = 144 que é o código do caractere É
- o octal é igual ao hexadecimal, o total de memória que o c consegue manipular que em octal é 37777777777+1 por causa do zero  = 40000000000  - 112 decimal ou 160 octal  = 37777777620
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...