Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador da placa mãe atrapalhando a montagem do Walter Cooler.


RonaldAlaxx

Posts recomendados

Pessoal, comprei uns hardwares novo e dentre eles irei citar dois pois eles protagonizam minha dúvida.

Comprei uma mobo x370 aorus gaming 5 e um water cooler 110i v2 280mm.

o que acontece. Minha placa-mãe tinha essa peça que se localizava em cima do soquete do processador:

59ef7c6b78700_Image(1).thumb.png.4e93f3a6fb8100daee7cb6ded057a9ad.png

O problema é que ela impedia o water cooler de entra no gabinete. Essa peça ficava em cima desses quadradinhos:

59ef7cd70d10f_Image-1(1).thumb.png.58243f531873458eb57303b0b36e2c6b.png

Esses quadradinhos menores que ficam acima desses cubos com o símbolo de um raio...

Pois bem, precisei arrancar fora (desparafusando) pra o radiador enorme entrar.

O problema é que abaixo dele parece ter um thermal pad. Gostaria da ajuda de vocês em relação ao que de fato é isso e o que eu devo fazer,

se eu devo por de volta e tirar um cooler do radiador, ou abandonar o water cooler e usar o cooler box (ryzen 7 1700), ou se eu deixar assim

da forma que tá (sem a peça) terá problemas?!? Agradeço desde já pela ajuda de vocês. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Evaldo infelizmente eu não consigo tira uma foto pois não tenho celular, essas foram no celular da minha esposa porém ela está trabalhando agora x). Mas o modelo de gabinete é o 570x da corsair e eu instalei o water cooler no topo eu já vi uns vídeos aqui e olha: 

 No instante 8 minutos o rapaz está instalando o radiador igual eu fiz e aparenta está com o mesmo problema... Ao fim do vídeo a gente vê que só ficou um fan apenas igual no video do pauls hardware com o mesmo gabinete... Conclusão... Estou tentando deixar da mesma forma e já estou parafusando novamente o dissipador...

adicionado 1 minuto depois

@Edvaldo J. Frederico Porém se conseguir me ajudar com alguma informação eu serei extremamente agradecido. Deixar uma ventoinha só vai diminuir muito a potencia do meu water cooler? Não irei fazer over extremo... Se eu deixar uns 4.0 o processador já ta show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldAlaxx Isto aí é o dissipador de calor dos reguladores de tensão de seu processador.

Sem ele você vai fritar seus reguladores e muito provavelmente poderá danificar seu processador também. É um preço alta a se pagar por querer colocar um Watercooler que não cabe no gabinete.

adicionado 2 minutos depois

@RonaldAlaxx Se vai fazer OVER, piorou a situação. Vai fritar mesmo.

Não é a toa que toda placa gamer tem dissipadores em seus reguladores.

Placa sem dissipador não é gamer...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, RonaldAlaxx disse:

@Wagner Ruaro Você acha que só uma fan de 140mm vai diminuir muito a capacidade do water cooler? x(

Creio que não. Se perceber que não está sendo ventilado direito devido a falta de uma fan, troque por uma mais forte.

A Corsair informa 113 CFM de fluxo de ar. Acredito que é a somatória dos dois coolers..

Então um só fica com 56,5 CFM.

Se for trocar, compre um Aerocool de 140mm. Geralmente seu CFM é maior que 80 CFM de fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RonaldAlaxx Bom dia

 

Gabinete bonitão heim, mas foi mal planejado em alguns pontos como esse do cooler.

Poderia colocar o radiador na parte frontal só que ia atrapalhar o visual, ou fazer um suporte para deslocar um pouco para direita, você olhando o gabinete pela parte traseira aonde você conecta os cabos.

E olhando pela lateral aonde você encaixa a placa-mãe, trazer o radiador alguns milímetros para fora.

O suporte poderia ser feito de acrílico mais o peso do radiador vai quebrar ele, então o melhor é fazer de aço, e depois de feito só mandar pintar com pintura eletrostática para dar acabamento e durabilidade.

Eu fiz um desenho meio bobo rsrs de como tem que ser só para você entender.

image.png

Vamos começar pela imagem do lado esquerdo, em cinza é o gabinete olhando por de trás, o risco vermelho no gabinete é a entrada de ar do gabinete, em verde é o suporte.

Em preto é o radiador, em laranja é o cooler do radiador, em amarelo é o dissipador que você removeu da placa-mãe, esse marrom anêmico rsrsr é a placa-mãe.

Em azul é a furação para passagem de ar, eu fiz um desenho bastante grosseiro porque a parte reta do circulo que eu corte vai ser o tanto que precisa deslocar.

Em lilas é os parafuso para fixar.

Agora vamos falar da imagem da direita.

E essa é a vista superior, as bolinhas em vermelho é aonde vai ser fixada na gabinete e a bolinhas lilas é aonde o radiador vai ser preso.

A chapa de aço pode ser de 2 ou 3 milímetros é mais do que suficiente, se você tiver um amigo projetista ou engenheiro ele vai fazer um desenho certinho, assim quem for fabricar vai entender melhor.

 

Att Ejf

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Espero não ter te dado muito trabalho, eu entendi certinho!! valeu mesmo amigo. Eu vou verificar isso o quanto antes. Porém agora necessito de resolver o problema da minha memória ram que é incompatível x(. valeu edvaldo, obrigado por sua atenção. Ótimo dia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RonaldAlaxx Que bom que você gostou da minha ideia maluca ^_^, esse tipo de coisa é a minha cara :lol:kkkkkkkk.

Caso queira arriscar você mesmo pode fazer esse adaptador, se você tiver uma serra tico tico, uma furadeira e uma lixa você consegui fazer.

Você pode fazer de alumínio também, se você caprichar bastante (use régua, compasso, régua 90º, uma paquímetro se tiver)  fica muito top.

Agora caso queira mandar construir mande para um ferramentaria.

No meu trabalho na fabrica existem varios terminais para o pessoal da produção fazer apontamento, esses terminais possuim 4 cooler de 120mm, dois em cima retirando o ar de dento e depois em baixo forçando ar para dentro com filtro.

E o primeiro cara que fez furo o painel prendeu os cooler direto sem vedação ficou maior porcaria, então eu projetei esse suporte parecido com o seu.

O primeiro modelo foi feito com chapa de aço de 3mm foi pintado com pintura eletrostática ficou muito top.

Só que como o custo em madeira é mais em conta foi feito dessa forma kkkkkkkkkk

Só que de baixo do suporte, tem uma borracha para garantira a vedação, uma telinha para evitar que entre bicho dentro do gabinete, um filtro na parte de baixo para evitar entrar muito sujeira.

IMG_20171025_103352.jpg

IMG_20171025_103805.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico valeu mais uma vez Edvaldo, principalmente pelo exemplo ae!! Vou estudar como irei fazer isso e verificar umas possibilidades!! estou pensando em comprar umas fans rgb 140mm e colocar ele na parte da frente sabe... Colocar as fans na frente do radiador pra não estragar a estética e deixar em seu potencial de ventilação total tipo assim.    []:  (os colchetes são o radiador e os dois pontos os fans de 140mm, seria uma ideia show também? 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...