Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo de nobreak SMS, e montagem de filtro anti-ruídos AC de fonte de PC.


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP
18 horas atrás, ilkyest disse:

algo está pedindo chega... Os dedos

Devia ter usado uma destas...

De fato sempre que via um baita trafo toroidal me batia a baita curiosidade.. "puts.. deve dar o mótrampo enrolar este treco na mão". Foi que há muitos (e muitos) anos atrás visitei um cliente e vi o monstrinho = ao acima "puts...mó moleza"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

"puts.. deve dar o mótrampo enrolar este treco na mão

e dá... os dedos estão cortados, kkkk

 

36 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

vi o monstrinho = ao acima "puts...mó moleza"

O problema do monstrinho é só o "pre$$o"

 

Eu vi uns funcionando... o drama maior é o "esticamento do fio"... eu já pensei em montar um, com motorzinho de carrinho, girando um bastidor de tricô. Bastaria fazer uma quebra, tipo abre/fecha....

 

mas o esticador do fio é o drama... 

 

Se tu já deu uma dessas para alguém... ou se já viu uma, eu cheguei a pensar em 2 máquinas de tricotar daquelas da glaslite, de criança, brinquedos das antigas... uma perpendicular à outra, com os círculos se cruzando... melhor parar... melhor parar. Ainda tô no trabalho e a TDAH me faz devaniar fácil fácil, huahuahuahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora não entendi o porque de fazer uma bobina com 60 voltas. Nem testou corretamente a de 20 voltas, já que a ligação incorreta impossibilitou a mensuração dos resultados.. O núcleo não é pequeno, já existe na fonte uma bobina de entrada, isso é para ser um reforço. Pode até ser que venha a ser necessário o incremento da indutância, mas antes se testa com valor pequeno. Ao se multiplicar por 3 o numero de espiras se multiplicou por 9 o valor da indutância.Tb temos que considerar a relação entre o valor da bobina de EMC e a potência instalada: é de valor inverso, quanto mais potente menor deve ser a indutância.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Estamos de volta.

 

Constatações:

1) a provavel causa da maior parte do ruído era uma fonte troni, que foi abandonada com a queima do módulo :tw_bawling:

 

Porém, o dockstation e o pc ( dock mais) dão ruídos em fm. Então o projeto filtro persiste.

 

Terminado o case, já medido 2 vezes, e vou medir continuidade mais uma vez para evitar inversão fase/terra como ocorreu. 

Tomada  com previsão para colocar os caps, se precisar

IMG_20171118_171825207.jpg

 

"silicone" time

IMG_20171118_170049677.jpg

 

Fechadinha

IMG_20171118_170753556.jpg

 

E não é que coube direitinho!

IMG_20171118_170759500.jpg

 

disgusted-crabman.jpg

 

Ok. Tenho de lidar no meu tcc ainda... amanhã resultados com fm... terei de desligar depois todo o PC, então TCC primeiro

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

@Sérgio Lembo @Isadora Ferraz @Bcpetronzio estou lhes devendo. 

 

Deu diferença. Eu pontuo em 50%. Me explico... o ruído anterior era provocado por um jogo de fatores, dentre os quais, a malbendita troni... o módulo queimou e ela não, mas ela é AT, e não deve ter filtros para transientes bons...

 

Contudo... outro bom gerador de transientes é a pífia fonte do dock station. Uma vez que eu tinha perdido meu termometro digital, e queria acompanhar a temperatura do toroide para não ter sustos, e outras questões da tal vida real, eu não testei. Hoje com 2 lts de vodka na "head"... resolvi testar. Bons projetos meus (eu acho tá..... não diga nada Isadora bobona :P) eu fiz em um certo estado etílico

 

A inversão fase/terra eu estava absolutamente sóbrio... então não me julguem :atirador:

 

Os testes foram feitos com recepção em FM, na frequência 105,9, de uma rádio local. O receiver é um phillips AH621. A estação está em "stereo", embora a luz piloto não acenda, requerendo ajustes no trimpot. Não fiz o ajuste... mas dá diferença mono/estéreo, embora o led não acenda.

 

Na primeira gravação escutarão duas batidinhas.. Essas demarcam a hora que eu desligo o disjuntor do qgd, anulando o circuito elétrico. Reparem que o ruído de "mexer antena" que acomete nós da antiguidade fica bem imperceptivel... e o mesmo segue na segunda gravação.

 

Se tudo der certo, amanhã eu espeto os capacitores e repito os testes.

 

Para evitar sustos, desliguei o cabo que ia do pc ao receiver, para evitar nova troca do equipamento de tv por satélite (ligado ao receiver no áudio)

 

VocÊs terão de exacerbar bastante os agudos pra notar, visto que o gravador sony abranda, muito eficientemente, os ruídos em HF, mas são perceptíveis.

 

Primeiro, é ligação sem passar pelo filtro... segundo... buenas.. vocês entenderam;

 

Se der certo amanhã, eu gravo do celular... com as caixinhas de som com tweeter piezoelétrico ativas... daí não terá filtro algum

primeiro.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom.,.. novas nem tão boas.

 

O ruído voltou lá... mas menor. Hoje vou botar o capacitor, e fechar o filtro, e deixar assim. 

 

Vou conviver com ele, e enfim... Pelo menos o 'bzzzzzz' amenizou uns 30%. Tomara que com o capacitor amenize mais ainda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest ,

 

Bom, eu sou Radioamador e tenho de conviver com inúmeros ruídos elétricos inexplicaveis .... mas quem sabe meu relato te ajude ...

 

Faz mais de dois mêses apareceu um zumbidinho novo, que aparece em várias faixas de hf no meu rádio

 

Tudo que havia no meu quarto eu retirei da tomada, inclusive usei no rádio uma velha fonte que tenho baseada no 723, fonte linear, e o ruído continuou.

 

Fazem alguns dias esse ruído sumiu, e uns dois dias depois soube que uma lampada Led que minha irmã comprou e havia colocado no banheiro pifou e a base quase derreteu .... o vendedor trocou por outra idêntica e foi só colocar ela de novo e pronto , o barulho maldito voltou !!!!

 

Comprei uma lampada Led Osram, 4 vezes mais cara que a outra, troquei e sumiu o barulho .....

 

Tá difícil viu ..... 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu também estou achando. 

 

Enfim... vou por o capacitor. Achei mais alguns, acho que vou deixar ele com 1 microfarad... (ligar dois em paralelo) e deixar assim. A temperatura de trabalho está boa, não passa da temp ambiente... e reduziu um pouco o ruído. Pelo menos FM está mais limpo. Quanto a esses ruídos, terei de conviver com eles. 

 

Vou rever os filtros (capacitores) do rádio, e talvez eu pegue uma bobina pronta da net depois de janeiro e coloco no 3x1.... 

 

Assim que tiver novidades, se eu tiver dentre 60 dias, eu posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
55 minutos atrás, aphawk disse:

Tá difícil viu .....

De fato este lance de ruído vindo do além é um p.n.s. P.ex. lém casa quando liga o microondas a net - o roteador - sai do ar. É sério.

+1

O rádio mp3 do meu carro se som baixo fica um téeeemmmm duns 800Hz. A fonte: a varredura do display: projeto mal feito

 

E lâmpadas led e fluorescentes influenciam fortemente também nas ondas do osciloscópio principalmente o digital. você que está medindo algum sinal agora faça o teste: desligue todas e refaça as medições

 

Penso que o amigo @ilkyest deve achar qual aparelho é a fonte do ruído e colocar filtro nele (algo como o microondas, a lâmpada led,  circuito de varredura do display). Também pode aproveitar o filtro de uma velha fonte de pc ou do gênero e me lembro vagamente de ter dito isso no passado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo ,

 

Foi uma Ourolux. Eu procurei se tinha alguma outra na casa inteira, mas ainda bem que era só a do banheiro de minha irmã.

 

Por muito pouco que as lâmpadas Led não escaparam da certificação do Inmetro ! 

A Labre-SP tem uma parceria com a Anatel, e foi um motivo a mais para tornar a certificação obrigatória. Nós, os radioamadores, estamos sofrendo uma barbaridade com a infestação de lâmpadas Leds e também do tipo fluorescente e as compactas, todas trabalham com circuitos osciladores de algumas centenas de Khz e se não tiverem todas as filtragens necessárias geram harmônicos que estão matando a recepção de sinais em altos comprimentos de onda.

Foram importados produtos de baixíssima qualidade, que infelizmente ainda estão funcionando, e tornando nosso hobby um verdadeiro inferno...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

@aphawk @Sérgio Lembo @Isadora Ferraz @Bcpetronzio  to bancando o megazord aqui porque de fato, eu conheço pouco. Buenas que fui para o natal com a família, e para um spa... um spa legal, que me permite pesquisar tudo o que eu quero, que se chama ferro velho do meu tio....

 

lá achei duas preciosidades.

IMG_20180103_235527885.jpgIMG_20180103_235420570.jpgIMG_20180103_235406279.jpg

 

O primeiro pretendo desenrolar o indutor que fiz, mas dependo da resposta que darão acerca do segundo. Neste momento, o consumo do meu pc é de 0,7A. O consumo máximo é de 1,5A. Estimo que, pelo filtro, não deverá passar mais do que 1,3A estimando uma tensão de 240V...

 

Eu poderia usar esse entreferro/bobina de ventilador para filtro? ali tem um sem número de voltas.... e tá "prontinha". Não tem curto, e cada bobina está isolada da outra. As bobinas tem resistência de 6 ~ 6.2ohms (minipa ET2042D) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, ilkyest disse:

Eu poderia usar esse entreferro/bobina de ventilador para filtro? ali tem um sem número de voltas.... e tá "prontinha"

Ahh que pena. Mas não. Ele deve perder potência/energia nos fios/impedância/indutância apesar da R ser relativamente baixa. Funcionaria algo como uma lâmpada em série. Mas até que estava no caminho certo. Pra baixa potência algo como <10W poderia até pensar.

 

7 horas atrás, ilkyest disse:

um spa legal

tmj. Na infância, um ferro velho era parte de meu paraíso. Meio que ainda é. Pena que as atribulações me impedem de visitar um.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...